O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense engloba duas linhas de pesquisa. Além do desenvolvimento das dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado, nestas linhas estão integradas atividades de orientação de alunos na Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e de Pós-graduação Lato Sensu, além de supervisão de alunos de Pós-doutorado.
Biotecnologia Aplicada à Agricultura
Objetiva a bioprospecção e caracterização genética, morfológica e química de microrganismos de interesse agrário, agroindustrial, terapêutico, alimentar e/ou ambiental, visando agregar valor ao material biológico, resíduos e subprodutos pelo desenvolvimento de produtos e processos de interesse biotecnológico agrário. Também visa avaliar as propriedades biológicas de compostos bioativos por ensaios in vitro, ex situ e in vivo com a finalidade de desenvolvimento e aplicação em produtos de interesse agroindustrial, alimentício, cosmético, agrícola, veterinário e/ou ambiental. Tem também como objetivo preservar microrganismos, estudar a relação planta-microrganismo (fixação biológica de nitrogênio, fungos micorrízicos, promotores de crescimento, simbiontes, endofíticos, patogênicos), a ecologia microbiana e a qualidade microbiológica do solo.
Objetiva a bioprospecção e caracterização genética, morfológica, química, bioquímica e expressão gênica de plantas de interesse agrário, agroindustrial, terapêutico, alimentar e/ou ambiental, propiciando seu melhoramento genético ou viabilizando seu cultivo e produção. Visa também avaliar o estresse biótico e abiótico em plantas e desenvolver protocolos para cultivo de plantas in vitro, extração e padronização de metabólitos secundários e bioprospecção de compostos de plantas com atividade biológica. Visa também o estudo das rotas biossintéticas do metabolismo de plantas e produção, separação, purificação e identificação de compostos bioativos. Avaliação de propriedades biológicas de compostos bioativos por ensaios in vitro, ex situ e in vivo com a finalidade de desenvolvimento e aplicação em produtos alimentícios, cosméticos, agrícolas, veterinários e/ou ambientais.
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp com um de nossos atendentes