Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão autônomo cuja criação em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, públicas ou privadas, tornou-se obrigatória com a promulgação da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Informações Institucionais e Legais

Principais Objetivos:

O grande objetivo da CPA é conduzir os processos internos de avaliação da instituição, bem como sistematizar essas informações e repassá-las ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para que isso seja possível, a CPA possui responsabilidades como:

  • Elaborar o plano de avaliação, definindo métodos, cronogramas e recursos necessários.
  • Formular relatórios que sintetizam os resultados das avaliações institucionais.
  • Acompanhar a implementação de ações e melhorias sugeridas em relatórios anteriores, visando o fortalecimento institucional.
  • Promover a cultura de autoavaliação de forma democrática e transparente dentro da universidade.

Importância na IES e no contexto do SINAES: A CPA atua como um instrumento essencial de gestão acadêmica, garantindo que a instituição olhe para as suas próprias dimensões, como o cumprimento da sua missão, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as políticas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. No contexto do SINAES e do Ministério da Educação (MEC), o trabalho da CPA é fundamental porque os resultados dessas avaliações servem como base obrigatória para os processos de regulação e supervisão da educação superior, o que inclui o credenciamento, reconhecimento e a renovação de cursos e da própria IES.

Para garantir o respeito à diversidade e o caráter democrático do processo, as diretrizes do SINAES determinam que a composição da CPA deve abranger todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) e representantes da sociedade civil organizada, sendo proibido que qualquer um desses grupos detenha maioria absoluta.

A CPA no contexto da UNIPAR: Na Universidade Paranaense (UNIPAR), o processo de autoavaliação é conduzido de forma robusta e descentralizada. A estrutura conta com um Grupo de Trabalho (GT-CPA) em nível central, que coordena e supervisiona as atividades para assegurar os prazos e a transparência do processo avaliativo.

Para fortalecer a efetividade em toda a instituição, a UNIPAR possui também CPAs setoriais instituídas nas diferentes unidades acadêmicas e polos (como Umuarama, Cascavel, Toledo, EaD, entre outros). Essas comissões locais desempenham um papel estratégico ao acompanhar a avaliação local, manter uma comunicação eficaz com o GT-CPA, elaborar relatórios específicos de cada unidade e estimular a participação ativa e o engajamento da comunidade acadêmica no aprimoramento contínuo da qualidade do ensino. Cada unidade da UNIPAR conta com uma CPA composta pelo seu diretor ou coordenador (que a preside), além de um representante docente, um funcionário administrativo, um discente e um membro da sociedade civil.

Lista de Membros e Atribuições

Legislação e Documentos Normativos

Ato de nomeação ou portaria de designação dos membros

Resultados e Transparência

Relatórios Globais (2023) - Postado em 2024

Relatórios Parciais de Autoavaliação Institucional 2024 - depositados no e-MEC em 2025

Relatórios Parciais de Autoavaliação Institucional 2025 - depositados no e-MEC em 2026

O Processo de Autoavaliação

Como Funciona a Nossa Autoavaliação Institucional? Entenda e Participe!

Para que a nossa universidade continue crescendo e oferecendo um ensino de excelência, precisamos olhar para dentro. É exatamente esse o papel da Autoavaliação Institucional, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A sua participação é essencial, e, para que você tenha total confiança e engajamento nesse processo, preparamos uma explicação clara de como ele funciona.

Metodologia: Como a autoavaliação é conduzida?

A autoavaliação é um processo autônomo, democrático e transparente, desenhado para respeitar a identidade da nossa instituição. O processo é estruturado e conduzido da seguinte forma:

  • Planejamento Estratégico: Um Grupo de Trabalho central (GT-CPA) é responsável por elaborar o plano de avaliação, definindo de forma clara os objetivos, os métodos, o cronograma e os recursos que serão utilizados.
  • Ação Descentralizada: Para garantir que a avaliação chegue a todos os cantos da instituição, contamos com o apoio das CPAs setoriais presentes em cada unidade ou campus. Elas coordenam as atividades localmente, interagem de perto com a comunidade acadêmica e ajudam a elaborar relatórios específicos de cada unidade.
  • Transparência e Uso dos Resultados: O caráter de todos os procedimentos e resultados é público. As informações recolhidas são transformadas em relatórios parciais e finais que orientam a instituição na implementação de melhorias e servem de base para o Ministério da Educação (MEC/INEP) realizar a regulação e o reconhecimento dos nossos cursos.

O que é avaliado? Os 10 Eixos/Dimensões do SINAES

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) determina que a avaliação deve analisar de forma global e integrada diversas áreas da instituição. Os documentos da universidade destacam que avaliamos obrigatoriamente dimensões como a nossa missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além das políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.

Atenção: A lista completa das 10 dimensões originais do SINAES não está detalhada nos documentos fornecidos. Com base em informações externas ao material, as 10 dimensões avaliadas pelo MEC são:

  1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
  2. Políticas para o Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.
  3. Responsabilidade Social da Instituição.
  4. Comunicação com a Sociedade.
  5. Políticas de Pessoal (carreira e condições de trabalho).
  6. Organização e Gestão da Instituição.
  7. Infraestrutura Física.
  8. Planejamento e Avaliação (a própria atuação da CPA).
  9. Políticas de Atendimento aos Estudantes.
  10. Sustentabilidade Financeira.

Como os dados são coletados?

Os métodos exatos de coleta são definidos durante o planejamento da CPA. No histórico de avaliações, a utilização de formulários de diagnóstico e questionários (frequentemente aplicados na íntegra de forma online) são a principal ferramenta de escuta da comunidade.

(Informação externa: Além dos questionários online que garantem alcance amplo e anonimato, a metodologia das CPAs geralmente pode incluir grupos focais, entrevistas e reuniões abertas, métodos qualitativos que ajudam a aprofundar os dados estatísticos coletados. Caso deseje confirmar os métodos exatos vigentes neste semestre, recomendo consultar os editais e comunicados recentes do GT-CPA).

A sua voz transforma a nossa realidade! A avaliação só atinge seu objetivo máximo quando conta com a ampla participação dos estudantes, professores, técnicos administrativos e da sociedade. Ao responder aos questionários da CPA, você não está apenas preenchendo um formulário; está apontando os caminhos para construirmos, juntos, uma instituição cada vez melhor!

Cronograma de Atividades

Questionário de Autoavaliação Institucional

Ciclo: 2024/2026

  • Quem é avaliado: Docente/Curso
  • Quem é o avaliador: Discente
  • Métrica de avaliação da satisfação: NPS (Net Promoter Score) do curso

Avaliação do Docente (individual)

Qual é o seu grau de satisfação em relação a cada um dos itens abaixo?

Escala: Muito insatisfeito | Insatisfeito | Regular | Satisfeito | Muito Satisfeito.

  1. É pontual e cumpre a carga horária das aulas.
  2. Apresenta e explica o plano de ensino.
  3. Segue o plano de ensino conforme o previsto.
  4. Demonstra controle e domínio da sala de aula.
  5. Demonstra segurança no conteúdo que ensina.
  6. Relaciona o conteúdo com outras disciplinas e com o mercado de trabalho.
  7. Destaca a importância da disciplina para a formação profissional.
  8. Orienta os alunos a aprofundarem o conteúdo.
  9. Explica os conceitos com clareza, utilizando linguagem acessível.
  10. Estimula a participação dos alunos e propõe questões reflexivas.
  11. Fornece orientações claras para a realização das atividades.
  12. Solicita atividades extraclasse que complementam o conteúdo.
  13. Mantém os alunos informados sobre seu desempenho.
  14. Adota diversos recursos didáticos (slides, vídeos, dinâmicas, livros etc.).
  15. Utiliza diferentes formas de avaliação (provas, trabalhos, pesquisas etc.).
  16. As avaliações são coerentes com os conteúdos e a correção é bem explicada.
  17. Avalia de forma justa e imparcial.
  18. Corrige, comenta e devolve provas e trabalhos dentro do prazo estipulado.
  19. Mantém bom relacionamento com os alunos e está aberto ao diálogo.

20. Lida com situações difíceis com calma e promove um ambiente respeitoso.

Avaliação do Curso de Graduação

Seção da questão NPS:

  1. Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a UNIPAR para um amigo ou familiar?

Escala: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10.

Seção de questões objetivas:

Escala: Muito insatisfeito | Insatisfeito | Regular | Satisfeito | Muito Satisfeito.

  1. Envolvimento da coordenação do curso na organização das atividades acadêmicas.
  2. Atuação da coordenação na solução de problemas.
  3. A relação entre os conteúdos do curso e o que é esperado no mercado de trabalho.
  4. Os laboratórios, materiais e equipamentos utilizados nas aulas do seu curso.
  5. Os métodos de ensino utilizados nas aulas para facilitar o aprendizado teórico e prático.
  6. A facilidade de acesso aos conteúdos e atividades por meio do AVA e outras ferramentas digitais.
  7. A contribuição das atividades práticas e/ou do estágio para a sua formação profissional.
  8. As atividades de extensão têm contribuído para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  9. As atividades de pesquisa têm contribuído para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  10. A formação e a experiência dos professores do seu curso.
  11. As ações de apoio ao estudante, como PROIN, monitoria e projetos complementares.
  12. O atendimento da equipe administrativa do curso (secretaria, apoio técnico etc.).
  13. A disponibilidade dos livros e periódicos nas bibliotecas, físicas e virtuais.
  14. As condições das salas, laboratórios e demais espaços físicos do curso.

Seção de questões objetivas + opção “outros”:

  1. Onde você cursou o ensino médio?
  2. Qual é a sua situação atual de trabalho?
  3. Quem é o PRINCIPAL responsável pela mensalidade da sua graduação?

Seção de questões subjetivas:

  1. O que você mais gosta na UNIPAR?

2. Como a UNIPAR pode melhorar?

Perguntas Frequentes (FAQ)

Por que devo participar da autoavaliação?

Porque a sua participação é o que guia as melhorias reais dentro da UNIPAR. As avaliações são um instrumento essencial de gestão acadêmica. Além disso, a lei exige a criação da CPA para garantir a qualidade do ensino superior no Brasil (SINAES), e as melhorias apontadas por você refletem diretamente na valorização do seu curso no mercado e perante o Ministério da Educação (MEC).

A participação é anônima?

Sim, absolutamente! O processo é totalmente sigiloso e anônimo. O objetivo da CPA é coletar dados estatísticos e opiniões gerais para promover o desenvolvimento institucional, e não avaliar indivíduos separadamente. Você pode (e deve) ser 100% sincero em suas respostas.

O que é feito com minhas respostas?

Suas respostas são tabuladas e analisadas de forma autônoma pelo GT-CPA e pelas comissões setoriais do seu campus. A partir delas, são elaborados relatórios que apontam as qualidades e as áreas que precisam de melhoria na instituição. Esses relatórios são enviados aos gestores da UNIPAR para a tomada de decisão e também ao INEP/MEC, servindo de base para o reconhecimento e renovação dos cursos.

Fale Conosco

Sua voz importa o ano inteiro! A comunicação com a Comissão Própria de Avaliação não precisa acontecer apenas durante os períodos de questionário. Se você tem dúvidas sobre o processo, sugestões de melhorias ou críticas construtivas, entre em contato direto com a nossa equipe.

  • E-mail institucional da CPA: cpa@unipar.br
    Sua mensagem será recebida pelo nosso Grupo de Trabalho e encaminhada para a comissão setorial da sua unidade acadêmica para análise e providências.