Sobre a UniparUnipar Institucional

PPI - Projeto Pedagógico Institucional

Apresentação

Construir, programar e efetivar as diretrizes de um Projeto Pedagógico Institucional é exatamente responsabilizar-se pela iniciativa e efeitos das ações institucionais, resguardando-se como pétreos e imutáveis a vocação para a educação e os princípios éticos e morais desta Instituição de Ensino Superior. Assim, a Universidade Paranaense - UNIPAR, atenta ao processo contínuo de mudanças e transformações que ocorrem nas sociedades contemporâneas, especialmente na sociedade brasileira, está consciente de que o papel da Universidade, absolutamente arraigado na educação superior, ou seja, no aprimoramento de mão de obra, necessita de urgente e sagaz redefinição.

Particularmente, requerem especial atenção as sinalizações que orientam a Instituição para a formação profissional embasada na promoção da cidadania e da inclusão social da pessoa humana. Como consequência desse pensamento, fruto de 39 anos de existência, a UNIPAR manifesta sua referência e consolida sua identidade institucional apresentando seu Projeto Pedagógico Institucional. Trata-se, nesse diapasão, não somente de demonstrá-la, mas principalmente de contribuir na sua projeção para o futuro, com rumo à construção de uma Universidade cada vez mais comprometida socialmente e, por isso, reconhecida no cenário acadêmico.

Reconhecemos o cunho promitente de um projeto desta natureza, o que é salutar numa Instituição Universitária, centro aglutinador da diversidade humana, cultural e social. Também reconhecemos que sua implementação e efetivação exigem esforço coletivo e inequívoco comprometimento tanto da esfera acadêmica quanto da administrativa.

Assumindo sua natureza de Projeto, o respectivo documento apresenta-se e abre-se para o futuro, para o que se faz necessário ser realizado pela UNIPAR, de modo a fazê-la permanecer um espaço inconteste para talentos. Esses talentos, aprimorados pelo ensino cada vez mais aperfeiçoado, com seu eixo direcionado às necessidades sociais e culturais em suas amplitudes, referenciam o lugar para onde queremos continuar a ir: a excelência.

É a partir dessa premissa da excelência que o Projeto Pedagógico Institucional apresenta-se como o "ser" e como o "deverá ser" do ensino superior proposto e almejado pela UNIPAR, e essa excelência "é" e "deverá ser", desde que haja a permanente e real participação de todos os envolvidos com o processo educativo.

Vislumbra-se deste silogismo e a partir da interação da comunidade acadêmica, sociedade e demais segmentos correlacionados à instituição, legitimar a trilogia ação-reflexão-ação, que pressupõe o empenho de todos os envolvidos para a sólida construção de nosso Projeto Pedagógico Institucional - PPI.

Avaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Unidade da Universidade Paranaense gostaria de ouvir suas dúvidas e sugestões referentes aos processos de Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação.

Sua contribuição é muito importante entre em contato conosco através do e-mail: cpaiup@unipar.br.

Agradecemos sua participação.
Universidade Paranaense – UNIPAR

O Plano de Carreira Docente da Universidade Paranaense foi instituído pela Resolução UNIPAR 33/96 de 22/06/1996. O Plano de Carreira Docente da Universidade Paranaense, do qual fazem parte todos os docentes que ingressaram no Quadro de Carreira Docente da UNIPAR, é constituído de quatro Categorias funcionais:

  • Categoria I - Professor Auxiliar
  • Categoria II - Professor Assistente
  • Categoria III - Professor Adjunto
  • Categoria IV - Professor Titular

Para enquadramento nas categorias funcionais, atendidas as demais condições, é exigida como titulação mínima, legalmente certificada:

  • Categoria I - Professor Auxiliar..............Graduado
  • Categoria II - Professor Assistente.........Especialista
  • Categoria III - Professor Adjunto...........Mestre
  • Categoria IV - Professor Titular..............Doutor

Para ascender de uma categoria para outra, o professor deverá concorrer às vagas abertas no período estabelecido pelo edital de Progressão Vertical, dentro do prazo e condições estabelecidas.

Cada Categoria Funcional é classificada em três níveis (A, B e C). A progressão de nível se efetua de acordo com a produtividade docente.

  • Categoria Auxiliar.....................A - B - C
  • Categoria Assistente.................A - B - C
  • Categoria Adjunto.....................A - B - C
  • Categoria Titular.......................A - B - C

No ingresso em cada categoria o professor será sempre enquadrado no nível A, podendo migrar para outro nível, uma vez que sejam atendidas as condições estabelecidas no Plano de Carreira e no edital de abertura de vagas para progressão horizontal.

O Plano de Carreira da Universidade Paranaense é constituído de três tipos Regimes de Trabalho.

  • Tempo Integral.........................TI
  • Tempo Parcial...........................TP 1 - TP 2
  • Regime Especial........................RE

O Regime de Tempo Integral - TI abriga os professores que recebem em salário fixo e dedicam 40 horas semanais á Instituição, sendo 20 horas de ensino curricular e 20 horas de atividades extracurriculares.

O Regime de Tempo Parcial (TP):

  • TP1 abriga os professores que recebem salário fixo e dedicam 30 horas semanais a Instituição, sendo 20 horas de ensino curricular e 10 horas de atividades extracurriculares.
  • TP2 abriga os professores que recebem salário fixo e dedicam 20 horas semanais a Instituição, sendo 15 horas de ensino curricular e 05 horas de atividades extracurriculares.
  • RE – Regime Especial abriga os professores que trabalham em regime de hora-aula, e se dedicam somente às atividades de ensino curricular.

Os professores contratados e que ainda não fazem parte do Quadro de Carreira Docente, ficam alocados no quadro Transitório Docente, até que reúnam as condições exigidas para ingresso no QCD.

Documentos