Serviços à ComunidadeCentro de Psicologia Aplicada: CPA

Atualmente o CPA trabalha com algumas modalidades de atendimento. Além dos atendimentos clínicos tradicionais, efetuamos atendimentos em diversas esferas de nossa comunidade. É bem possível que você já tenha ouvido falar que estamos nas Escolas, na Comunidade, na UBS de vários bairros e cidades da região. Trabalhamos com inúmeras linhas de atuação da Psicologia, que demonstram a diversidade de pensamento e de abrangência de nossa profissão. Os atendimentos disponibilizados a usuários no CPA neste momento são:

• Plantão de Atendimento Psicológico:

No Plantão de atendimento, recebemos as (os) usuárias(os) no momento em que precisam de atendimento. Algumas vezes todos nós sentimentos um grande desejo de falar com alguém sobre nós mesmos, sobre nossas dificuldades ou sobre coisas que ainda não compreendemos. É nesta modalidade que podemos auxiliar a quem nos procura de imediato e quando realizamos o acolhimento à (ao) usuária(o).

• Triagem Interventiva:

Muitas vezes, as (os) usuárias(os) que nos procuram não apresentam tanta urgência para acolhimento e até algumas vezes não sabem em que podemos lhe atender. Desta forma, na modalidade de Triagem Interventiva, construímos junto ao paciente sua própria demanda de atendimento ou – em muitos casos – podemos dar direcionamentos para questões importantes que atenuam o sofrimento e promovem novas saídas, sem perder de vista nosso compromisso com a autonomia do atendido.

• Avaliação Psicológica:

Nesta importante modalidade, realizamos a testagem psicológica. Onde, apesar do nome que assusta, é possível conhecer um pouco da grande parte daquilo que somos com uma ferramenta, que tem o nome oficial de teste. Isso não significa que ele tem o poder de dizer quem somos e o que vai acontecer conosco. Pelo contrário. Os testes são ferramentas importantes para que a (o) psicóloga(o) possa descobrir, de uma forma onde todos as (os) psicólogas(os) entendam também, de que maneira podemos, por exemplo: aprender melhor, trabalharmos mais felizes e ainda conhecermo-nos melhor.

• Psicoterapia:

A Psicoterapia é uma forma de atendimento psicológico que pode ser mais longo, onde o usuário pode conhecer melhor a si mesmo a partir da sua relação com o outro. Nesta modalidade trabalhamos com a resolução de conflitos que interferem no dia a dia e dificultam uma vida mais satisfatória.

Histórico:

O Curso de Psicologia foi incorporado à Universidade Paranaense (UNIPAR), desde o primeiro ano de sua criação. Está inserido na área de Ciências da Saúde integrando o Instituto Superior de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, assumindo extrema importância no contexto regional que se encontrava carente desta formação.

O curso de Psicologia tornou possível a democratização dos serviços psicológicos em geral, através da criação do Centro de Psicologia Aplicada - CPA. Atualmente o Centro de Psicologia Aplicada, através de seus estágios curriculares, atende usuários, grupos e instituições.

Beneficiários:

Nosso público é constituído por toda a comunidade, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e a melhor idade.

Estatísticas:

• Atendimento psicológico individual: 2.000 (Dois mil atendimentos);
  • Instituições onde estamos presentes:
    08 Escolas Municipais;
    04 Colégios Estaduais;