MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

1 ano - 360 h/a
Quinzenal

Inscreva-se no curso

Você será levado para um ambiente externo para continuar sua inscrição.

Iniciar Inscrição
MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Por que fazer MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito?

Amplie sua visão estratégica no campo e no sistema financeiro. O MBA em Gestão de Agronegócio e Cooperativas de Crédito da UNIPAR conecta a gestão rural à inteligência de negócios, formando líderes preparados para atuar em um dos setores mais promissores da economia brasileira. Você aprenderá a gerir operações agrícolas e financeiras com eficiência, sustentabilidade e inovação, fortalecendo seu papel como agente de transformação no agronegócio. Invista em conhecimento e conquiste novas oportunidades no campo dos negócios.

O que vou aprender durante o curso?

Análise Financeira de Cooperativas de CréditoCarga horária: 15 horas

Fundamentos de risco e retorno. Modelos de precificação de títulos. Linha do mercado e títulos (SML). Cooperativas de crédito e bancos comerciais. Indicadores contábeis aplicados à análise de cooperativas de crédito. Indicadores para o monitoramento do desempenho de cooperativas de crédito

Direito Empresarial, Títulos, Recuperação Judicial e FalênciaCarga horária: 15 horas

Conceito do Direito Empresarial; Conceito de Empresário e Empresa; Empresário Individual; Estabelecimento Empresarial; Direito Societário; Títulos de Crédito, conceito, principais modalidades e características; Noções de Direito Falimentar e Recuperacional

Doutrina e Princípios do Cooperativismo de CréditoCarga horária: 30 horas

História do cooperativismo. Cooperativas de Crédito no Brasil. Estrutura do cooperativismo de Crédito no Brasil. Doutrina, valores e princípios do cooperativismo. Fundamentos do Cooperativismo de Crédito. Economia contemporânea.

Environmental, Social and Governance - ESG: Sustentabilidade e Geração de ValorCarga horária: 15 horas

Conceito ESG (Environmental, Social and Governance) e sua integração à estratégia organizacional. Estudo das práticas de sustentabilidade corporativa e de governança como vetores de competitividade, inovação e reputação institucional. Avaliação de métricas ESG, relatórios de sustentabilidade, indicadores de impacto e padrões internacionais (GRI, SASB, PRI).

Estratégias de Marketing e Relação com CooperadosCarga horária: 30 horas

Fundamentos do Marketing e Marketing do Varejo; processo de marketing de varejo nas empresas; principais tipos de varejo; conceitos de localização; principais decisões de marketing de varejo; estratégias de Marketing de varejo.

Gerenciamento de Risco de CréditoCarga horária: 30 horas

Risco de Crédito: os “Cs” de Crédito (caráter, capacidade, capital, colateral e condições). Política de Crédito. Ciclo de Crédito. Ciclo de vida do cliente. Conceito e relevância do Crédito. Informações para Crédito e analise sistemática de crédito.

Gestão Estratégica de Pessoas e Clima OrganizacionalCarga horária: 30 horas

Contexto e Planejamento de Recursos Humanos. Tendências. Compreensão e compartilhamento das estratégias. Objetivos e propósitos organizacionais: alinhamento com a missão e visão do futuro da empresa. Analise dos mecanismos de ativação de postura proativa coletiva quanto a consecução dos propósitos estratégicos da empresa.

Governança Corporativa e CooperativaCarga horária: 15 horas

Evolução dos conceitos relativos à Governança Corporativa, Histórico e o seu contexto no cenário globalizado, Governança Corporativa no Brasil e seus efeitos, Governança Corporativa e o problema de agência, Estudos de governança em cooperativas, Controvérsias sobre a Governança Corporativa na atualidade.

História Econômica do Brasil: o agronegócio e o cooperativismo de créditoCarga horária: 15 horas

Análise histórica e crítica da formação e transformação da economia brasileira a partir das dinâmicas rurais, com foco no desenvolvimento do agronegócio e na consolidação do cooperativismo de crédito. Estudo dos ciclos econômicos agrícolas e de suas implicações estruturais sobre a terra, o trabalho e o capital, do período colonial à contemporaneidade.

Inovação Tecnológica, Inteligência Artificial aplicada aos negóciosCarga horária: 15 horas

Análise dos conceitos de inovação tecnológica e seu papel na transformação de produtos, processos e modelos de negócio. Estudo da Inteligência Artificial (IA) como propulsora da inovação, explorando seus fundamentos, tipos (limitada, geral, generativa) e aplicações práticas.

Legislação e Contabilidade Tributária Aplicada as Cooperativas de CréditoCarga horária: 15 horas

Legislação aplicada ao cooperativismo, hierarquia das normas tributárias, tributos sobre a atividade cooperativa, fato gerador, base de calculo, alíquotas, benefícios tributários. Fundamentos da contabilidade aplicada às cooperativas.

Mercado Financeiro e de Capitais Aplicado a Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz.

Métodos Ágeis em PessoasCarga horária: 15 horas

Apresentar aos alunos uma visão geral dos principais conceitos relacionados ao desenvolvimento ágil de sistemas, incluindo métodos, técnicas e ferramentas.

Modelos de Avaliação Financeira em Cooperativas de CréditoCarga horária: 15 horas

Fundamentos e instrumentos de avaliação econômico-financeira aplicados às cooperativas de crédito. Análise das particularidades do modelo cooperativista e de seus indicadores de desempenho. Métodos de mensuração de eficiência, rentabilidade, liquidez e solvência em instituições financeiras cooperativas

Planejamento e Gestão Estratégica de Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas

Conceituar planejamento e gestão estratégica, o curso visa desenvolver um processo de avaliação e análise que possa ser aplicado nas cooperativas.

Relações Interpessoais, Negociação e Gestão de ConflitosCarga horária: 30 horas

Tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais, conflitos interorganizacionais, conflitos capital-trabalho); conflitos políticos e grupos de interesses. Técnicas de administração de conflitos.

Teoria do Conflito: negociação e mediação pelo método da Escola de HarvardCarga horária: 15 horas

Estudo das principais teorias e abordagens sobre o conflito humano e organizacional. Análise da Teoria do Conflito sob perspectivas sociológicas, psicológicas e jurídicas. Fundamentos da negociação e da mediação como instrumentos de resolução consensual de controvérsias.

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Conheça a Especialização Unipar

  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

Quero me Inscrever

Detalhes da Oferta

Umuarama

Inscrições
Entre 5 de Novembro de 2025 e 10 de Abril de 2026.
Documentação Necessária

  • Fotocópia do Diploma;
  • Fotocópia do RG;
  • Fotocópia do CPF;
  • (01) Foto 3X4 recente;
  • Comprovante de residência.
Início do Curso

13 de Março de 2026

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Quinzenal
Horário

MODELO HÍBRIDO (quinzenal)
Aulas presenciais e On-line Ao Vivo (alternadas), em dia de semana a noite.

Número de Vagas
20 vagas
Carga Horária
360 h/a

Como me Inscrevo?

Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.

Inscreva-se
  • Inscrição

    Faça a sua inscrição na ficha de inscrição.

    Comece agora
  • Matrícula

    Pague sua matrícula utilizando pix, cartão de crédito ou boleto.

  • Documentação

    Entregue sua documentação e assine seu contrato para ter acesso ao seu ambiente de aluno.

  • Início das aulas

    Bem-vindo(a)! Inicie as aulas do curso escolhido.

Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Inscreva-se Agora