Esquizoanálise e pós-estruturalismo: (inter)visões psicossociais

40 vagas
1 ano e 4 meses - 535 h/a
Quinzenal
Francisco Beltrão

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Esquizoanálise e pós-estruturalismo: (inter)visões psicossociais

Por que fazer Esquizoanálise e pós-estruturalismo: (inter)visões psicossociais?

Objetivo geral:

Apresentar aos estudantes os conceitos da Esquizoanálise e do Pós-estruturalismo relativos à compreensão dos processos subjetivos, institucionais, grupais e coletivos, assim como seus métodos de análise e de intervenção psicossocial e educacional, visando ampliar sua instrumentação teórica para intervenções institucionais e clínicas.

Objetivos específicos:

-Aprofundar a compreensão dos conceitos instrumentos da Esquizoanálise e do Pós-estruturalismo.

- Propiciar a experimentação das práticas de intervenção e análise de profissionais da psicologia e

educação por meio das ferramentas conceituais dos referidos campos teórico-práticos.

- Conhecer as contribuições desses campos conceituais para a discussão da problemática da produção

de subjetividades e das diferenças, ambos implicados amplificadamente nas relações educacionais e

nas de saúde mental.

O que vou aprender durante o curso?

Introdução as bases filosóficas do pós- estruturalismo e esquizoanáliseCarga horária: 30 horas

Introdução ao estruturalismo e pós-estruturalismo. Breve apresentação a Filosofia da Diferença e do pensamento de Gilles Deleuze e esquizoanálise. Introdução ao pensamento de Spinoza: Contextualização histórica, a modernidade filosófica, substância-atributo-modo para Spinoza, conhecimento e liberdade em Spinoza, os três gêneros de conhecimento para Spinoza, afetos-paixões e afetos-ações em Spinoza. Introdução ao pensamento de Nietzsche: Contextualização histórica, cultura e natureza em Nietzsche, niilismo em Nietzsche, negação e afirmação da vida, ressentimento e má consciência, destruição ativa, o eterno retorno. Introdução ao pensamento de Foucault: Contextualização histórica, as fases de produção de Foucault, a analítica do saber, a analítica do poder (genealogia), a microfísica do poder,

a analítica dos processos de subjetivação: o cuidado de si.

Ética: introdução à uma vida não-fascistaCarga horária: 30 horas

Nietzsche: “Bom e mau”, “bom e ruim”. Spinoza: sobre a diferença da Ética em relação à uma Moral. Deleuze e Guattari: desafiar o juízo; não julgar; fazer existir; querer o acontecimento.

Esquizoanálise: filosofia, política e clínica.Carga horária: 30 horas

Política, micropolítica e esquizoanálise. Filosofia e clínica-política. Questões de método e intervenção em esquizoanálise: desconstrução, cartografia e agenciamentos. Desejo e forças. Diagramas e máquinas desejantes. Capitalismo e subjetividade. Microfascismos. Devires-x. O grupo na esquizoanálise.

Estética e outras experimentações do sensível 1Carga horária: 15 horas

O corpo e as experimentações; As artes cênicas e a produção de afectos e outros possíveis psicossociais. Como produzir para si um corpo-sem-órgãos.

Estética e outras experimentações do sensível 2Carga horária: 15 horas

A perspectiva estética no pós-estruturalismo; O corpo-sem-órgãos; (inter)visões de Psicologia e arte nos contextos de intervenção.

Processos de subjetivação e singularidades.Carga horária: 15 horas

O processo de subjetivação, linhas de segmentaridade, o hábito, a dobra os processos de territorialização e desterritorialização. Inter(visões) klínicas.

O cuidado de si: conceitos intercessoresCarga horária: 30 horas

O que é o Cuidado de si? O que é o ‘si’? O que é cuidado? A sustentação conceitual feita a partir de Deleuze, Guattari e Foucault (Nietzsche, Bergson e Espinosa) – visa produzir a abertura de caminhos e diferenças. Neste recorte, alguns deles: Homem/Natureza; Moral/Ética; Parresia/Agon; Dobra do si; Processo terapêutico/’Mestre Intercessor’; o Cuidado de Si.

Experimentações Klínicas: fazeres cotidianos e saúde mentalCarga horária: 30 horas

O inconsciente maquínico e o desejo. A produção do sofrimento psicossocial e a maquinaria psiquiátrica. Diálogos com as políticas públicas de saúde mental. Os modos concienciais e os processos de territorialização e desterritorialização. Afetos e potências nas práticas clínicas. Possibilidades de intervenções klínicas e psicossociais.

Dispositivos pedagógicos, desenvolvimento e o pós- estruturalismo.Carga horária: 15 horas

Ciências modernas e a psicologia do desenvolvimento. O dispositivo de Foucault à Deleuze e Guattari. Dispositivos psicoeducativos e esquizoanálise. Agenciamentos e processos de subjetivação no desenvolvimento. Crítica ao modelo tradicional do desenvolvimento humano. Interseccionalidade e estudos pós-coloniais.

Dispositivos da Educação e modos de subjetivaçãoCarga horária: 30 horas

Pós-estruturalismo e a Filosofia da Diferença na educação. Foucault e as ferramentas conceituais para análise/investigação. Processos de ensino-aprendizagem em suas diversidades, multiplicidades e diferenciações. A promoção do devir-criança, do devir- mestre e do devir-aprendiz.

Dispositivos de Saúde e processos de subjetivaçãoCarga horária: 30 horas

Territórios existenciais e caosmose. Saúde e desejo. Biopolítica e biopoder. A Saúde Coletiva e as políticas públicas de saúde no contexto biopolítico contemporâneo: linhas de captura, controle e apropriação política da vida; linhas de criação, invenção

e de resistência. As ciências humanas como agente biopolítico de produção tanto de vida quanto de morte. Discussão das experiências dos estudantes em articulação com autores do campo da Saúde Coletiva e da Filosofia de Diferença.

Clínica do socialCarga horária: 15 horas

Os dispositivos das sexualidades e o engendramento de processos subjetivos. Teorias sobre as relações de gêneros no cenário contemporâneo. A teoria queer e a (des)naturalização da lógica sexo-gênero-sexualidade. Intervenções clínicas, psicossociais e educacionais sobre gêneros e sexualidades.

Violências e processos de subjetivaçãoCarga horária: 15 horas

Introdução ao tema da violência: o conceito de violência, diferenças entre violência e crime, os diferentes tipos de violências, violências e instituições: família/escola/trabalho; normalização dos comportamentos e produção de sujeitos violentos: uma analítica pós-estruturalista.

Judicialização e patologização da infância e adolescênciaCarga horária: 15 horas

As práticas de judicialização da vida e patologização da infância e adolescência. As práticas de promoção, defesa e garantia de direitos sustentadas por racionalidades médico-psicológicas, biomédicas e jurídico assistenciais baseadas em pressupostos de saber e de poder disciplinares, biopolíticos e de segurança. Redes de Educação, Assistência e de Proteção como Dispositivos de Resistência.

Deficiência, inclusão social e (anti)capacitismoCarga horária: 15 horas

Modelos de compreensão da deficiência: perspectiva histórica e política. Da abjeção à monstruosidade: os lugares e olhares atribuídos às pessoas com deficiência. Interdependência, ética do cuidado e justiça social. Capacistimo e exclusão social. Em busca da produção de outros mundos: práticas anticapacitistas nos diferentes contextos.

Elaboração de documentos em PsicologiaCarga horária: 20 horas

Ética, linguagem e princípios da elaboração de documentos produzidos no exercício profissional de Psicologia na perspectiva da Esquizoanálise e pós-estruturalismo. Referências do CFP.

Diálogos entre pós- estruturalismo e decolonialidadesCarga horária: 15 horas

Conceituação de Estudos subalternos, Pós-colonialidade, decolonialidade, anti-colonialidade. Identidade e diferença. Arte e periferias no sul global: narrativas anti-cistêmicas, produções ativistas.

Dispositivos de análise institucionalCarga horária: 15 horas

Breve história da Análise Institucional. Conceitos e categorias da Análise Institucional: Instituído, Instituinte e movimento instituinte, processo de institucionalização; analisador, implicação e sobre implicação. Esquizoanálise como área de conhecimento e análise institucional enquanto práticas de intervenção para as Ciências Humanas e profissionais da área social. Planejamento, análise e intervenção grupal e institucional.

Supervisão de processos klínicosCarga horária: 125 horas

Supervisão de processos klínicos e educacionais atendidos pelas/os estudantes.

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

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  • Desconto Comercial: 25% de desconto não acumulativo durante todo o curso.
  • Desconto de Antecipação: 3% de desconto na antecipação do semestre matriculado.
  • Desconto Família: 30% de desconto durante o curso com vínculo familiar e ambos matriculados nos cursos.
  • Desconto Egressos Unipar: 35% de desconto para alunos que concluíram a graduação na Unipar.
  • Desconto de Melhor Idade: desconto de até 80% com idade de a partir de 51 anos ou mais.
  • 35% de desconto em Programa Institucional de Concessão à rede básica de Ensino e Órgãos de Segurança Pública (Funcionários públicos concursados; Segurança pública; Funcionários Forças Armadas como Exército, Marinha e Aeronáutica; Guarda Militar; Agente Penitenciário de todo o Brasil e Ensino Básico).
  • Desconto Família Colaborador Unipar: 35% de desconto com comprovação de vínculo família (desconto ativo enquanto o colaborador estiver sob contrato).
  • Os descontos acima não são de maneira acumulativa.
  • Os descontos não se aplicam aos cursos de Odontologia e Medicina. Estes terão 3% de desconto por pontualidade, para boletos pagos até o dia do vencimento.

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  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

  • Conclusão do Curso

    Cada aluno é responsável pela entrega do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) à Secretaria de Cursos de Educação Continuada Presencial, dentro do prazo divulgado pelo Coordenador do Curso e mediante protocolo.

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Detalhes da Oferta

Francisco Beltrão

Inscrições
Entre 22 de Março de 2024 e 30 de Abril de 2024.
Documentação Necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do Curso

4 de Abril de 2024

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Quinzenal
Horário

Quinta-Feira: das 19h00 as 22h50 (módulo presencial)

Sextas-Feiras: das 19h00 as 22h50

Sábados: das 7h30 as 11h50 / das 13h00 as 17h20

Os módulos presenciais, poderão ser feitos de forma remota.

Número de Vagas
40 vagas
Carga Horária
535 h/a

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    A matrícula está condicionada à entrega da documentação necessária na sua unidade ou polo de apoio.

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    A taxa de matrícula, que corresponde a primeira mensalidade, é disponibilizada via boleto ou cartão de crédito no ato da entrega da documentação.

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    Bem-vindo(a)! Após entregar a documentação e pagar a taxa de matrícula, você inicia as aulas do curso de pós-graduação escolhido.

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Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

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