Introdução as bases filosóficas do pós- estruturalismo e esquizoanáliseCarga horária: 30 horas
Introdução ao estruturalismo e pós-estruturalismo. Breve apresentação a Filosofia da Diferença e do pensamento de Gilles Deleuze e esquizoanálise. Introdução ao pensamento de Spinoza: Contextualização histórica, a modernidade filosófica, substância-atributo-modo para Spinoza, conhecimento e liberdade em Spinoza, os três gêneros de conhecimento para Spinoza, afetos-paixões e afetos-ações em Spinoza. Introdução ao pensamento de Nietzsche: Contextualização histórica, cultura e natureza em Nietzsche, niilismo em Nietzsche, negação e afirmação da vida, ressentimento e má consciência, destruição ativa, o eterno retorno. Introdução ao pensamento de Foucault: Contextualização histórica, as fases de produção de Foucault, a analítica do saber, a analítica do poder (genealogia), a microfísica do poder,
a analítica dos processos de subjetivação: o cuidado de si.
Ética: introdução à uma vida não-fascistaCarga horária: 30 horas
Nietzsche: “Bom e mau”, “bom e ruim”. Spinoza: sobre a diferença da Ética em relação à uma Moral. Deleuze e Guattari: desafiar o juízo; não julgar; fazer existir; querer o acontecimento.
Esquizoanálise: filosofia, política e clínica.Carga horária: 30 horas
Política, micropolítica e esquizoanálise. Filosofia e clínica-política. Questões de método e intervenção em esquizoanálise: desconstrução, cartografia e agenciamentos. Desejo e forças. Diagramas e máquinas desejantes. Capitalismo e subjetividade. Microfascismos. Devires-x. O grupo na esquizoanálise.
Estética e outras experimentações do sensível 1Carga horária: 15 horas
O corpo e as experimentações; As artes cênicas e a produção de afectos e outros possíveis psicossociais. Como produzir para si um corpo-sem-órgãos.
Estética e outras experimentações do sensível 2Carga horária: 15 horas
A perspectiva estética no pós-estruturalismo; O corpo-sem-órgãos; (inter)visões de Psicologia e arte nos contextos de intervenção.
Processos de subjetivação e singularidades.Carga horária: 15 horas
O processo de subjetivação, linhas de segmentaridade, o hábito, a dobra os processos de territorialização e desterritorialização. Inter(visões) klínicas.
O cuidado de si: conceitos intercessoresCarga horária: 30 horas
O que é o Cuidado de si? O que é o ‘si’? O que é cuidado? A sustentação conceitual feita a partir de Deleuze, Guattari e Foucault (Nietzsche, Bergson e Espinosa) – visa produzir a abertura de caminhos e diferenças. Neste recorte, alguns deles: Homem/Natureza; Moral/Ética; Parresia/Agon; Dobra do si; Processo terapêutico/’Mestre Intercessor’; o Cuidado de Si.
Experimentações Klínicas: fazeres cotidianos e saúde mentalCarga horária: 30 horas
O inconsciente maquínico e o desejo. A produção do sofrimento psicossocial e a maquinaria psiquiátrica. Diálogos com as políticas públicas de saúde mental. Os modos concienciais e os processos de territorialização e desterritorialização. Afetos e potências nas práticas clínicas. Possibilidades de intervenções klínicas e psicossociais.
Dispositivos pedagógicos, desenvolvimento e o pós- estruturalismo.Carga horária: 15 horas
Ciências modernas e a psicologia do desenvolvimento. O dispositivo de Foucault à Deleuze e Guattari. Dispositivos psicoeducativos e esquizoanálise. Agenciamentos e processos de subjetivação no desenvolvimento. Crítica ao modelo tradicional do desenvolvimento humano. Interseccionalidade e estudos pós-coloniais.
Dispositivos da Educação e modos de subjetivaçãoCarga horária: 30 horas
Pós-estruturalismo e a Filosofia da Diferença na educação. Foucault e as ferramentas conceituais para análise/investigação. Processos de ensino-aprendizagem em suas diversidades, multiplicidades e diferenciações. A promoção do devir-criança, do devir- mestre e do devir-aprendiz.
Dispositivos de Saúde e processos de subjetivaçãoCarga horária: 30 horas
Territórios existenciais e caosmose. Saúde e desejo. Biopolítica e biopoder. A Saúde Coletiva e as políticas públicas de saúde no contexto biopolítico contemporâneo: linhas de captura, controle e apropriação política da vida; linhas de criação, invenção
e de resistência. As ciências humanas como agente biopolítico de produção tanto de vida quanto de morte. Discussão das experiências dos estudantes em articulação com autores do campo da Saúde Coletiva e da Filosofia de Diferença.
Clínica do socialCarga horária: 15 horas
Os dispositivos das sexualidades e o engendramento de processos subjetivos. Teorias sobre as relações de gêneros no cenário contemporâneo. A teoria queer e a (des)naturalização da lógica sexo-gênero-sexualidade. Intervenções clínicas, psicossociais e educacionais sobre gêneros e sexualidades.
Violências e processos de subjetivaçãoCarga horária: 15 horas
Introdução ao tema da violência: o conceito de violência, diferenças entre violência e crime, os diferentes tipos de violências, violências e instituições: família/escola/trabalho; normalização dos comportamentos e produção de sujeitos violentos: uma analítica pós-estruturalista.
Judicialização e patologização da infância e adolescênciaCarga horária: 15 horas
As práticas de judicialização da vida e patologização da infância e adolescência. As práticas de promoção, defesa e garantia de direitos sustentadas por racionalidades médico-psicológicas, biomédicas e jurídico assistenciais baseadas em pressupostos de saber e de poder disciplinares, biopolíticos e de segurança. Redes de Educação, Assistência e de Proteção como Dispositivos de Resistência.
Deficiência, inclusão social e (anti)capacitismoCarga horária: 15 horas
Modelos de compreensão da deficiência: perspectiva histórica e política. Da abjeção à monstruosidade: os lugares e olhares atribuídos às pessoas com deficiência. Interdependência, ética do cuidado e justiça social. Capacistimo e exclusão social. Em busca da produção de outros mundos: práticas anticapacitistas nos diferentes contextos.
Elaboração de documentos em PsicologiaCarga horária: 20 horas
Ética, linguagem e princípios da elaboração de documentos produzidos no exercício profissional de Psicologia na perspectiva da Esquizoanálise e pós-estruturalismo. Referências do CFP.
Diálogos entre pós- estruturalismo e decolonialidadesCarga horária: 15 horas
Conceituação de Estudos subalternos, Pós-colonialidade, decolonialidade, anti-colonialidade. Identidade e diferença. Arte e periferias no sul global: narrativas anti-cistêmicas, produções ativistas.
Dispositivos de análise institucionalCarga horária: 15 horas
Breve história da Análise Institucional. Conceitos e categorias da Análise Institucional: Instituído, Instituinte e movimento instituinte, processo de institucionalização; analisador, implicação e sobre implicação. Esquizoanálise como área de conhecimento e análise institucional enquanto práticas de intervenção para as Ciências Humanas e profissionais da área social. Planejamento, análise e intervenção grupal e institucional.
Supervisão de processos klínicosCarga horária: 125 horas
Supervisão de processos klínicos e educacionais atendidos pelas/os estudantes.