Engenharia de Segurança do Trabalho

2 anos - 360 h/a
None

Inscreva-se no curso

Você será levado para um ambiente externo para continuar sua inscrição.

Iniciar Inscrição
Engenharia de Segurança do Trabalho

Por que fazer Engenharia de Segurança do Trabalho?

Qualificar profissionais para atuar na segurança e higiene do trabalho em áreas industriais, de serviços e comércios, na mitigação dos riscos e valorização da saúde e segurança plena do trabalhador, conforme recomenda as Normas Regulamentares do Ministério do Trabalho e outras organizações.

O que vou aprender durante o curso?

Administração aplicada à Engenharia de SegurançaCarga horária: 30 horas

A Engenharia de Segurança nas questões de gestão empresarial: conceitos e princípios da administração. Organização e implementação dos serviços da Engenharia de Segurança do Trabalho nas empresas. O inter-relacionamento da Engenharia de Segurança do Trabalho com as demais áreas e setores das empresas. Elaboração de planejamento e orçamento para a execução de um programa de segurança. Relação custo-benefício. Entidades e Associações Nacionais e Internacionais de Segurança do Trabalho. Sistemas de gestão de segurança e saúde (OHSAS 18001).

ErgonomiaCarga horária: 30 horas

Histórico. Conceitos. Legislação em vigor: NR 17. Noções de Fisiologia do Trabalho e Biomecânica (aplicação de forças, resistência muscular, posturas inadequadas, movimentos repetitivos). Noções de Antropometria (medidas antropométricas). Dimensionamento de postos de trabalho. Sistema homem-máquina. Ergonomia Cognitiva. Ergonomia Organizacional. Metodologias de avaliação ergonômica (AET – análise ergonômica do trabalho, NIOSH, Método Rula, Método Reba, entre outras).

Gerência de RiscosCarga horária: 60 horas

Fundamentos matemáticos. Análise de riscos. Técnicas de incidentes críticos. Avaliação de riscos. Riscos e probabilidades. Distribuição de probabilidades. Previsão de perdas por estatísticas. A empresa como sistema. Responsabilidades. Investigação e análise de riscos. Transferências. Noções básicas de seguro. Administração de seguros. Programa de gerenciamento de riscos. Custo de Acidentes. Investigação de acidentes.

Introdução a Engenharia de Segurança do TrabalhoCarga horária: 20 horas

Conceito. Aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes no trabalho. Riscos de Acidentes. Normas regulamentadoras, políticas e programas de segurança e higiene do trabalho.

Higiene Ocupacional – Agentes BiológicosCarga horária: 40 horas

Agentes Biológicos: Análise do anexo 14 da NR 15; Equipamentos de proteção para a exposição aos agentes biológicos; Súmulas referentes a exposição aos riscos biológicos; Programa de prevenção de riscos ocupacionais contemplando agentes biológicos.

Higiene Ocupacional – Agentes FísicosCarga horária: 60 horas

Agentes Físicos: Descrição dos agentes físicos e seus anexos. Metodologia de avaliação qualitativa dos agentes físicos conforme NR 15. Metodologia de avaliação quantitativa dos agentes físicos conforme NR 15. Uso de Equipamentos utilizados para a avaliação de agentes físicos. Metodologia de cálculo, planilhas, limite de tolerância, nível de ação de agentes físicos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contemplando agentes físicos. Equipamento de proteção coletiva e individual para a exposição aos agentes físicos. Treinamento quanto ao uso de EPI envolvendo agentes físicos. Radiações eletromagnéticas, ventilação e ruídos: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle. Normas Regulamentadoras.

Higiene Ocupacional – Agentes QuímicosCarga horária: 40 horas

Agentes Químicos: Descrição dos agentes químicos e seus anexos. Metodologia de avaliação qualitativa dos agentes químicos conforme NR 15. Metodologia de avaliação quantitativa dos agentes químicos conforme NR 15. Uso de Equipamentos utilizados para a avaliação de agentes químicos. Metodologia de cálculo, planilhas, limite de tolerância, nível de ação de agentes químicos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contemplando agentes químicos. Equipamento de proteção coletiva e individual para a exposição aos agentes químicos. Treinamento quanto ao uso de EPI envolvendo agentes químicos.

O Ambiente e as Doenças do Trabalho – Doenças do TrabalhoCarga horária: 30 horas

Toxicologia, ambiente e doenças do Trabalho. Fases da ação tóxica: exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e intoxicação. Limites de exposição ocupacional: índices biológicos de exposição e limites de tolerância. Monitorização da Exposição e Vigilância em Saúde; Monitorização Biológica; NR7 (Norma Regulamentadora Número 7 do Ministério do Trabalho e Emprego) e NR15 Norma Regulamentadora Número 7 do Ministério do Trabalho e Emprego). Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. Ruídos. Vibrações. Sobrecarga térmica: temperaturas. Iluminação. Pressões elevadas e baixas. Radiações.

O Ambiente e as Doenças do Trabalho - Primeiros SocorrosCarga horária: 20 horas

Primeiros socorros. Noções de fisiologia aplicáveis aos primeiros socorros. Primeiros socorros (leigo) e socorro de urgência (profissional). Material de primeiros socorros. Feridas, queimaduras e hemorragias. Fraturas, torções e luxações. Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta. Intoxicação e envenenamento. Parada respiratória e cardíaca. Respiração artificial e massagem cardíaca Estados de inconsciência. Transporte de acidentados. Equipes de primeiros socorros.

Legislação e Normas TécnicasCarga horária: 20 horas

Constituição. Leis, Decretos e Portarias. Legislação acidentária e previdenciária. Legislação Sindical. Trabalho da mulher e do menor. Legislação de Trânsito. Transporte de Produtos Perigosos. Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal. A co-responsabilidade. Importância das Normas Técnicas Internas para a Engenharia de Segurança. Portarias Normativas e outros Dispositivos Legais. Embargo e Interdição. Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). NORMAS TÉCNICAS: Nacionais e Internacionais. Técnicas do Preparo de Normas, Instruções e Ordens de Serviço. Constituição da CIPA e SESMT.

Perícias Aplicadas na Engenharia de Segurança do TrabalhoCarga horária: 15 horas

Perícias. Demandas da Justiça Civil, Trabalhista, Federal e Previdenciária. Ética e deveres do perito. Código do processo civil: atuação do perito oficial, do juiz e dos assistentes técnicos. CLT. Estrutura processual eletrônica. Inspeção pericial. Diferença entre norma de higiene do trabalho e norma de higiene ocupacional. Atividades ou operações insalubres: Anexos n.º 1, 2, 3, 5, 11 e 12; Nas atividades mencionadas nos Anexos n.º 6, 13 e 14; Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos n.º 7, 8, 9 e 10. Elaboração do laudo pericial. Elaboração de quesitos e parecer técnico. Elaboração de um laudo pericial contendo riscos químicos, físicos ou biológicos. Conclusão de um laudo pericial. Elaboração e respostas aos quesitos. Simulação de uma perícia. Emissão do parecer técnico.

Planificação de Emergência e Atendimento de CatástrofesCarga horária: 20 horas

Conceito. Aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes no trabalho. Riscos de Acidentes. Normas regulamentadoras, políticas e programas de segurança e higiene do trabalho.

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança do Trabalho em Máquinas e EquipamentosCarga horária: 30 horas

NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - princípios gerais, arranjo físico e instalações, dispositivos de partida, acionamento e parada, sistemas de segurança, dispositivos de intertravamento. NR-13 - Caldeiras e vasos de pressão - considerações gerais, classificação, dispositivos de segurança, projeto de instalação e inspeções. Sistemas de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual – EPI. Projeto de proteção de máquinas. Cor, sinalização e rotulagem. Área de utilidades. Manutenção preventiva e engenharia de segurança.

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança em Instalações e Serviços em EletricidadeCarga horária: 20 horas

Elétrica: Cabines de transformação. Aterramento elétrico. Para-raios. Ambientes especiais. Eletricidade estática. Instalações elétricas provisórias. Legislação e normas relativas à proteção contra choques elétricos. Equipamentos e dispositivos elétricos. Área de utilidades. Subestações. Manutenção preventiva e engenharia de segurança. Riscos na eletrificação rural. Acidentes com cercas energizadas. Equipamentos de proteção coletiva e individual. Manutenção. Legislação pertinente. Normas Regulamentadoras.

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança no Trabalho em AlturaCarga horária: 30 horas

Construção Civil: Localização industrial. Arranjo físico. Lay-out. Ordem e limpeza. Características da construção civil. Riscos principais. PCMAT: Programa condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Definição de responsabilidades e atribuições. Edificações. Estruturas e superfícies de trabalho. Obras de construção, demolição e reformas. Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual. Manutenção e engenharia de segurança. Normas Regulamentadoras: NR18.

Prevenção e Controle de Riscos – Segurança no Trabalho na Indústria da Construção CivilCarga horária: 15 horas

Introdução ao trabalho em altura. Análise de risco e condições impeditivas. Situações de risco e acidentes típicos inerentes ao trabalho em altura. Medidas de prevenção e controle. Sistemas, procedimentos e equipamentos de proteção - coletiva e individual. Dimensionamento de Equipamentos de Proteção Coletiva.

Proteção contra Incêndios e ExplosõesCarga horária: 60 horas

Conceito e importância da Engenharia de Segurança do Trabalho na proteção contra incêndios. Legislação e normas brasileiras. Seguro-incêndio. Relação empresa-segurança. Produtos de combustão e seus respectivos efeitos. Proteção estrutural. Conceito e avaliação de carga incêndio. Proteção especial contra incêndios. Incêndios florestais. Sistema de detecção e alarmes. Agentes extintores. Sistemas fixos e móveis de combate a incêndios. Rede hidrantes. Equipe de combate a incêndios. Inspeções oficiais: públicos e seguradoras.

Proteção contra incêndios e explosõesCarga horária: 45 horas

Preservação do Meio Ambiente: Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores. Conceituação e importância da preservação do meio ambiente. Programa de preservação meio ambiente. Sistemática a seguir na preparação de um estudo do meio ambiente – RIMA. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. Saneamento Ambiental: A preservação do meio ambiente e a qualidade do ar. A preservação do meio ambiente e a qualidade da água. Processos expeditos de purificação. Preservação do meio ambiente e preservação do solo. Serviços básicos de saneamento em casos de emergência. Destinação de resíduos industriais. Saneamento Rural: Considerações gerais. Aspecto socioeconômico do trabalho rural. Acidentes de trabalho rural. Segurança ocupacional rural. Principais fontes de risco: Tratores agrícolas, máquinas e implementos agrícolas, ferramentas manuais, incêndios florestais, depósito de matéria, transportes, animais peçonhentos. Higiene Ocupacional – agrotóxicos.

Programas de Segurança e Saúde do Trabalho e TreinamentosCarga horária: 15 horas

Noções de psicologia. Características da personalidade. Aspectos psicológicos do trabalho e do acidente. O treinamento e a sua importância. Aspectos comportamentais na utilização de equipamentos individual. Técnicas de comunicação. Elaboração de relatórios. Relações humanas e dinâmicas de grupos.

Proteção ao Meio AmbienteCarga horária: 15 horas

Riscos Urbanos. Técnicas de Salvamento e Noções de Salvamento. Explosivos: conceituação e identificação. Poeiras e Misturas Explosivas: reconhecimento e avaliação. Técnicas e Controle de Explosões. Técnicas de Inspeções e Análise de causas de explosões. Relação Proteção Pública e Proteção Privada. Planos de Ação útua e Comunitária. Planos de Evacuação. Legislação e Normas Relativas à Proteção contra Explosivos. Acidentes Aéreos, Enchentes, Vazamentos de Produtos Químicos e Radioatividade. Defesa Civil.

Psicologia Aplicada à Engenharia de Segurança do TrabalhoCarga horária: 15 horas

Introdução aos Programas de Segurança e Saúde no Trabalho e Treinamentos. PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. PCMSO - Programa de Controle Medição de Saúde Ocupacional; PPR - Programa de Proteção Respiratória. PCA-Programa de Conservação Auditiva. PCMAT-Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. PPP-Perfil Profissiográfico Previdenciários. LTCAT-Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. PPEOB - Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno. PPRPS - Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares. PNSST - Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle. PCE - Plano de Controle de  Emergência. PAM - Plano de Ajuda

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Conheça a Especialização Unipar

  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

  • Conclusão do Curso

    Cada aluno é responsável pela entrega do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) à Secretaria de Cursos de Educação Continuada Presencial, dentro do prazo divulgado pelo Coordenador do Curso e mediante protocolo.

Quero me Inscrever

Detalhes da Oferta

Inscrições
Entre 12 de Novembro de 2025 e 10 de Abril de 2026.
Documentação Necessária

  • Fotocópia do Diploma;
  • Fotocópia do RG;
  • Fotocópia do CPF;
  • (01) Foto 3X4 recente;
  • Comprovante de residência.
Início do Curso

10 de Abril de 2026

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Número de Vagas
30 vagas
Carga Horária
360 h/a

Como me Inscrevo?

Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.

Inscreva-se
  • Inscrição

    Faça a sua inscrição na ficha de inscrição.

    Comece agora
  • Matrícula

    Pague sua matrícula utilizando pix, cartão de crédito ou boleto.

  • Documentação

    Entregue sua documentação e assine seu contrato para ter acesso ao seu ambiente de aluno.

  • Início das aulas

    Bem-vindo(a)! Inicie as aulas do curso escolhido.

Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

Engenharia de Segurança do Trabalho

Inscreva-se Agora