Mestrado em Plantas Medicinais da Unipar recebe inscrições até fevereiro

Publicado em 26 de Janeiro de 2026 às 09:04

Curso Stricto Sensu é voltado à aplicação de fitoterápicos na saúde pública e no desenvolvimento regional sustentável

A Universidade Paranaense (Unipar) segue com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. O processo seletivo permanece disponível até o dia 24 de fevereiro e oferece 12 vagas para alunos regulares, com a reserva de até duas vagas destinadas a políticas de ações afirmativas.

O programa é voltado a graduados em Farmácia, Biomedicina, Biologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Estética e Cosmética, Educação Física, Medicina e áreas afins. Conforme previsto em edital, as vagas de ações afirmativas contemplam candidatos autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas, além de pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades.

As atividades do mestrado são realizadas preferencialmente às sextas-feiras e aos sábados, em dias e horários previamente informados pelos docentes, no Campus Sede da Unipar, em Umuarama. O início das aulas está previsto para o dia 13 de março de 2026.

O processo seletivo é composto por três etapas: avaliação do Curriculum Lattes, análise do histórico escolar da graduação e entrevista individual. A entrevista está programada para o dia 27 de fevereiro de 2026 e será realizada de forma remota, por meio de videochamada. A classificação final dos candidatos será definida pela média aritmética simples entre a nota da entrevista, somada à análise subjetiva do histórico escolar, e a pontuação obtida na avaliação do currículo. Para efetivar a inscrição, o candidato deve realizar o pagamento da taxa e encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação, presencialmente ou via Sedex (com postagem até 13 de fevereiro), a documentação exigida, que inclui cópias autenticadas do diploma e do histórico escolar de graduação, Curriculum Lattes documentado, documentos pessoais (RG e CPF) e duas cartas de apresentação, conforme modelo disponível no edital.

O curso possui conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo capacitar profissionais para a implementação de arranjos produtivos locais alinhados às políticas nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O mestrado profissional se diferencia pela aplicação direta dos conhecimentos na Atenção Básica em saúde e pela contribuição ao desenvolvimento regional sustentável, por meio do uso qualificado de fitoterápicos.

As linhas de pesquisa do programa estão organizadas em Planejamento, Produção e Processamento, que aborda o planejamento técnico de plantio, o processamento e o controle de qualidade na produção de plantas medicinais e fitoterápicos para o sistema público de saúde, e Prospecção Etnofarmacológica e Avaliação de Eficácia e Segurança, voltada ao levantamento etnobotânico, à investigação etnofarmacológica e à avaliação pré-clínica da eficácia e segurança de plantas medicinais e fitoterápicos com aplicação direta no SUS.

De acordo com a coordenadora do Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Lidiane Nunes Barbosa, o curso contempla atividades de ensino e pesquisa voltadas ao uso seguro, eficaz e sustentável das plantas medicinais. “O curso é estruturado para que os alunos tenham atividades que vão desde o cultivo das plantas medicinais até a aplicação ao paciente, sempre com base em evidências científicas. Contamos com uma excelente infraestrutura de laboratórios, ambientes de cultivo e processamento, além de um corpo docente altamente qualificado e parcerias com serviços de saúde e empresas, que favorecem uma formação interdisciplinar”, destaca.

A mestranda Naiara Neri ressalta a importância da formação para sua trajetória profissional. “Estar fazendo o mestrado é, para mim, uma realização pessoal e profissional, pois estou aprendendo novas abordagens que posso aplicar diretamente no meu dia a dia”, afirma.

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado da Unipar

A Unipar está com inscrições abertas para outros cursos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de mestrado e doutorado, voltados à formação acadêmica e ao desenvolvimento de pesquisas científicas, com atividades presenciais realizadas no Campus Sede, em Umuarama.

As oportunidades incluem o Mestrado em Direito Processual e Cidadania, com inscrições até 6 de fevereiro, além de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, ambos com prazo até 13 de fevereiro.