Inscrições seguem abertas para Mestrado em Direito Processual e Cidadania da turma 2026

Publicado em 15 de Janeiro de 2026 às 10:15

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com conceito 4 na Capes oferece 24 vagas, duas linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense (Unipar) está com inscrições abertas para o processo seletivo da turma 2026. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de fevereiro. O curso é destinado a graduados em Direito e interessados que queiram aprofundar seus estudos na área jurídica, com foco na proteção da cidadania, dos direitos humanos e na resolução de conflitos.

Ao todo, são ofertadas 24 vagas, distribuídas igualmente entre as duas linhas de pesquisa do programa: “O Processo como Instrumento de Proteção da Cidadania e dos Direitos Humanos/Fundamentais” e “Instrumentos Jurisdicionais, Não Jurisdicionais e as Boas Práticas de Resolução de Conflitos e de Proteção de Direitos”. As aulas serão realizadas no Campus Sede da Unipar, em Umuarama, às sextas-feiras, no período da tarde e da noite, e aos sábados pela manhã.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no edital, efetuar o pagamento de inscrição e encaminhar, para o e-mail mtddireito@unipar.br, a documentação exigida no edital, que inclui a indicação da linha de pesquisa pretendida, um breve resumo da formação acadêmica, o link do Currículo Lattes, a proposta provisória de pesquisa, além das cópias do diploma de graduação e histórico escolar.

Com nota 4 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar possui 26 anos de história e já formou mais de 400 mestres. O programa tem como objetivo qualificar operadores do Direito para atuação nas esferas pública e privada, estimulando a produção de conhecimento científico socialmente relevante e o desenvolvimento do pensamento crítico voltado à efetivação de direitos.

A linha de pesquisa “O Processo como Instrumento de Proteção da Cidadania e dos Direitos Humanos/Fundamentais”, dedica-se ao estudo do Direito Processual, Constitucional e Civil como meios de efetivação dos direitos fundamentais e da dignidade humana. Já a linha “Instrumentos Jurisdicionais, Não Jurisdicionais e as Boas Práticas de Resolução de Conflitos e de Proteção de Direitos” concentra-se na análise de mecanismos jurisdicionais e extrajudiciais voltados à prevenção, administração e resolução de conflitos, com foco em soluções pacíficas e efetivas.

O coordenador do Mestrado em Direito Processual e Cidadania, professor Celso Iocohama, destaca o impacto da formação na trajetória profissional dos alunos. “Fazer um mestrado é muito diferente de outro curso de pós-graduação, justamente porque ele representa uma virada de chave na vida profissional. O aluno aprende a investigar, amplia sua forma de olhar o mundo e contribui com ideias e reflexões relevantes para o Direito”, afirma.

A experiência acadêmica também é ressaltada pelos mestrandos. Para a advogada Alana Andrade, o curso contribuiu diretamente para sua atuação profissional. “Desde que iniciei o mestrado, percebi um salto significativo de conhecimento que impactou diretamente a minha atuação. Além disso, o curso desenvolve o pensamento crítico, tornando os argumentos e fundamentos jurídicos ainda mais consistentes”, relata.

Já o magistrado do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e mestrando do programa, Dionísio Lobchenko, enfatiza a qualificação do corpo docente. “O curso conta com professores extremamente qualificados e com foco em novas tecnologias, o que contribuiu de forma decisiva para o aprofundamento do conhecimento e para uma atuação mais célere, efetiva e justa no processo civil”, destaca.

A instituição oferece descontos de 25% para ex-alunos da Unipar, tanto da graduação quanto da pós-graduação, e de 15% para egressos de outras instituições. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo e auxílios concedidos pela Capes. Mais informações estão disponíveis junto à Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu pelo telefone (44) 3621-2885, ramal 1285, ou pelo e-mail pgss@unipar.br.

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado da Unipar

A Unipar está com inscrições abertas para outros cursos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de mestrado e doutorado, voltados à formação acadêmica e ao desenvolvimento de pesquisas científicas, com atividades presenciais realizadas no Campus Sede, em Umuarama.

As oportunidades incluem o Mestrado e Doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos e o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, ambos com prazo até 13 de fevereiro; além do Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, com inscrições abertas até 24 de fevereiro.