Confira o valor da mensalidade e receba uma consultoria gratuita com todos os detalhes sobre o curso.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma necessidade em diversos segmentos da sociedade, onde são responsáveis por transformar dinâmicas de comunicação entre indivíduos, organizações, promover entretenimento e dar em muitas vezes a sensação de aproximação entre as pessoas.
No cenário educacional a tecnologia da informação e comunicação tem papel fundamental em todas as esferas da educação, séries iniciais, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e superior. A presença de recursos tecnológicos é de constante uso pelos professores e alunos.
Os processos metodológicos de ensino/aprendizagem por meio da utilização de mecanismos tecnológicos são auxiliadores para que os alunos tenham novas percepções sobre determinados assuntos. A ludicidade ofertada por meio das tecnologias de informação e comunicação são fatores decisivos para o crescimento dos alunos dentro de cada uma das competências exploradas durante a sua vida escolar.
Saliente-se, nesse cenário que a pandemia de covid-19, intensa nos anos de 2020 e 2021, impôs a toda a sociedade e, particularmente, ao campo educacional a necessidade de apropriar-se de ferramentas digitais que outrora enfrentavam resistência para sua inserção nos estabelecimentos de ensino, seja por razões ideológicas, seja pela total falta de seu domínio pelos docentes. Ao forçar a reclusão das pessoas em ambiente doméstico na maioria dos países, a pandemia levou os ambientes educacionais para o interior dos domicílios e o mundo 4.0 se impôs de forma incontornável e irretornável. Superada ou, ao menos, mitigada a catástrofe sanitária, os profissionais da educação carecem de formação sistematizada sobre temas que empiricamente buscaram se apropriar.
Dessa forma, considerando a importância da área educacional aliada a tecnologia e observando as carências no mercado de profissionais capazes de desenvolver profissionalmente as habilidades que de dominar as novas tecnologias educacionais, justifica-se a oferta do Curso de Pós-graduação em Transformação Digital na Educação: Abordagens Inovadoras e Recursos Digitais,, que visa municiar educadores dos diversos níveis e modalidades de ensino de ferramentas capazes de consolidar o mundo digital como aliado indispensável e altamente eficaz para o sucesso dos processos educativos.
O curso de Especialização em Transformação Digital na Educação: Abordagens Inovadoras e Recursos Digitais, na modalidade a distância, tem como objetivo geral contribuir para a transformação digital dos ambientes educacionais, nos diversos níveis e modalidades de ensino, de modo a contribuir para a promoção de práticas pedagógicas mais eficazes e coerentes com a realidade do mundo 4.0.
Compreender a importância das novas tecnologias da informação e comunicação para a transformação dos distintos cenários sociais, de modo geral; e de modo específico, o cenário educativo;
Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, considerando o viés inclusivo do trabalho docente em contextos formais de ensino-aprendizagem, tanto na sala de aula presencial como em ambientes virtuais de aprendizagem;
Municiar os educadores de ferramentas digitais que possibilitem o exercício da criatividade e da sofisticação teórica em favor da proposição de projetos educacionais motivadores da aprendizagem significativa pelos estudantes;
Propiciar aos profissionais da educação o aprofundamento teórico-metodológico e prático sobre as metodologias ativas e as suas contribuições para o estabelecimento de processos pedagógicos mais eficazes e emancipadores em sala de aula;
Favorecer o reconhecimento sociais como ferramentas possíveis de apoio para o processo e ensino-aprendizagem de forma significativa;
Mobilizar os educadores para a apropriação teórico-prática e o uso de laboratórios virtuais para aprendizagem como espaços privilegiados para o desenvolvimento da aprendizagem
Provocar a reflexão quanto ao uso da linguagem e a construção de efeitos de sentido e de verdade nos ambientes virtuais como forma de desenvolver a criticidade de educadores e educandos na interação nesses espaços.
Possibilitar o aprimoramento das competências e habilidades relacionadas à gestão educacional por meio da apropriação e uso de ferramentas digitais.
Profissionais da educação interessados em aprimorar suas competências e habilidades em relação ao uso de ferramentas digitais.
docente | titulação | |
---|---|---|
|
Gabriel Guimarães da Silva (Coordenador) | Mestre |
|
Helton Adriano de Souza | Mestre |
|
Elisangela Alves dos Reis | Doutora |
|
Jorge Antônio Vieira | Doutor |
|
Rosana Vasconcelos Vito | Doutora |
|
Thiago Garcia Martins | Doutor |
|
Alexandre de Castro Salvestro | Doutor |
|
Cleber de Souza Relli | Mestre |
|
Amarildo Pinheiro Magalhães | Doutor |
|
Hudson Sérgio de Souza | Doutor |
|
José Ademir Gomes dos Santos | Especialista |
Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.
Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).
1 de Março de 2024
A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.
Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.
Inscreva-seFaça a sua inscrição no ambiente de inscrições.
Comece agoraA matrícula está condicionada à entrega da documentação necessária na sua unidade ou polo de apoio.
A taxa de matrícula, que corresponde a primeira mensalidade, é disponibilizada via boleto ou cartão de crédito no ato da entrega da documentação.
Bem-vindo(a)! Após entregar a documentação e pagar a taxa de matrícula, você inicia as aulas do curso de pós-graduação escolhido.
Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;
Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;
Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;
Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp com um de nossos atendentes