Psicopedagogia Clinica e institucional

1 ano - 360 h/a
Quinzenal

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Psicopedagogia Clinica e institucional

Por que fazer Psicopedagogia Clinica e institucional?

O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na prevenção, diagnóstico e intervenção nos processos de aprendizagem, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais que influenciam o desenvolvimento humano. Com abordagem teórico-prática, a formação oferece embasamento sólido para compreender as dificuldades de aprendizagem em diferentes contextos, tanto no ambiente escolar quanto em consultórios, clínicas, hospitais, empresas e demais instituições.

Público-Alvo: áreas de Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outras áreas afins.

O que vou aprender durante o curso?

Fundamentos Psicopedagógicos da AprendizagemCarga horária: 36 horas

Relação com os processos de aprendizagem. Abordagem interdisciplinar entre Psicologia, Pedagogia e Neurociências. Compreensão dos fatores cognitivos, afetivos, sociais e culturais que influenciam a aprendizagem humana. Reflexão sobre os principais modelos explicativos do aprender e do não aprender.

Modalidade da disciplina: a distância

Transtornos de AprendizagemCarga horária: 36 horas

Definições, critérios diagnósticos e diferenciação entre dificuldades e transtornos de aprendizagem. Análise dos transtornos específicos como dislexia, discalculia, disgrafia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Fatores biológicos, emocionais, sociais e escolares associados aos transtornos. Avaliação psicopedagógica e estratégias de intervenção e prevenção no contexto clínico e institucional.

Modalidade da disciplina: a distância

Neuropedagogia e AprendizagemCarga horária: 36 horas

Estudo da interface entre Neurociências, Psicologia e Educação, com foco nos processos cerebrais relacionados à aprendizagem. Fundamentos da Neuropedagogia e sua aplicação no contexto educacional. Estrutura e funcionamento do cérebro, plasticidade cerebral e suas implicações no desenvolvimento cognitivo. Relações entre emoção, atenção, memória e aprendizagem.


Modalidade da disciplina: a distância

Necessidades Específicas e o Trabalho Pedagógico em AEECarga horária: 36 horas

Fundamentos legais e pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Planejamento, organização e execução de práticas pedagógicas inclusivas no contexto do AEE. Adaptações curriculares, uso de recursos de acessibilidade, tecnologias assistivas e estratégias de mediação.

Modalidade da disciplina: a distância

Déficits: Aspectos Gerais e ConceituaisCarga horária: 36 horas

Conceitos fundamentais sobre déficits cognitivos, motores, sensoriais, afetivos e de aprendizagem. Classificações, etiologias e manifestações dos déficits em diferentes faixas etárias. Distinção entre dificuldades e déficits. Impactos dos déficits no processo de escolarização e nas relações sociais.

Modalidade da disciplina: a distância

Dificuldades de Aprendizagem na MatemáticaCarga horária: 30 horas

Dificuldades de aprendizagem relacionadas à Matemática nos diferentes níveis de ensino. Aspectos cognitivos, afetivos, pedagógicos e socioculturais que influenciam a aprendizagem matemática. Identificação, classificação e análise dos erros mais comuns em conteúdos como número, operações, raciocínio lógico, geometria e resolução de problemas.


Modalidade da disciplina: presencial

Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e EscritaCarga horária: 30 horas

Processos de aquisição da leitura e da escrita e das dificuldades que podem surgir nesse percurso. Fatores neurológicos, cognitivos, emocionais, pedagógicos e socioculturais relacionados às dificuldades de alfabetização. Distinção entre dificuldades e transtornos (como dislexia e disgrafia).

Modalidade da disciplina: presencial

Avaliação e IntervençãoCarga horária: 28 horas

Estudo dos fundamentos, métodos e instrumentos da avaliação psicopedagógica em contextos clínico e institucional. Etapas do processo avaliativo: escuta inicial, anamnese, aplicação de testes e instrumentos específicos, observação e análise do processo de aprendizagem. Interpretação de dados e elaboração de hipóteses diagnósticas.

Modalidade da disciplina: presencial

PsicomotricidadeCarga horária: 30 horas

Fundamentos teóricos e históricos da Psicomotricidade. Desenvolvimento psicomotor na infância: esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, tônus, coordenação motora, ritmo e noção espacial-temporal. A Psicomotricidade no contexto educacional e clínico: contribuições para a aprendizagem e para a prevenção/intervenção em dificuldades escolares. Atividades psicomotoras como instrumentos de mediação no processo ensino-aprendizagem. Relação entre movimento, linguagem e construção do conhecimento.

Modalidade da disciplina: presencial

Estudo de Casos PsicopedagógicosCarga horária: 30 horas

Análise detalhada e discussão de casos clínicos reais e simulados no âmbito da Psicopedagogia Clínica. Aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos na identificação de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Desenvolvimento do raciocínio clínico para formulação de hipóteses diagnósticas e planejamento de intervenções psicopedagógicas adequadas.


Modalidade da disciplina: presencial

Corpo Docente

docente titulação
Bruno Tezolin da Silva Alves
Bruno Tezolin da Silva Alves (Coordenador) Especialista
Lucas Ferreira da Silva
Lucas Ferreira da Silva Mestre
Diana Caroline Zanelato
Diana Caroline Zanelato Especialista
Elaine Alcântara
Elaine Alcântara Especialista

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

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  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

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Detalhes da Oferta

Guaíra

Inscrições
Entre 7 de Agosto de 2025 e 16 de Setembro de 2025.
Documentação Necessária
  • Fotocópia do Diploma (frente e verso);
  • Fotocópia do RG;
  • Fotocópia do CPF;
  • (01) Foto 3x4 Recente;
  • Fotocópia do comprovante de residência.
Início do Curso

12 de Setembro de 2025

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Quinzenal
Horário

Sexta das 19h às 23h

Sábados das 7h30 às 11h50 e das 13h às 17h20

Número de Vagas
20 vagas
Carga Horária
360 h/a

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Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

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