Fundamentos Psicopedagógicos da AprendizagemCarga horária: 36 horas
Relação com os processos de aprendizagem. Abordagem interdisciplinar entre Psicologia, Pedagogia e Neurociências. Compreensão dos fatores cognitivos, afetivos, sociais e culturais que influenciam a aprendizagem humana. Reflexão sobre os principais modelos explicativos do aprender e do não aprender.
Modalidade da disciplina: a distância
Transtornos de AprendizagemCarga horária: 36 horas
Definições, critérios diagnósticos e diferenciação entre dificuldades e transtornos de aprendizagem. Análise dos transtornos específicos como dislexia, discalculia, disgrafia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Fatores biológicos, emocionais, sociais e escolares associados aos transtornos. Avaliação psicopedagógica e estratégias de intervenção e prevenção no contexto clínico e institucional.
Modalidade da disciplina: a distância
Neuropedagogia e AprendizagemCarga horária: 36 horas
Estudo da interface entre Neurociências, Psicologia e Educação, com foco nos processos cerebrais relacionados à aprendizagem. Fundamentos da Neuropedagogia e sua aplicação no contexto educacional. Estrutura e funcionamento do cérebro, plasticidade cerebral e suas implicações no desenvolvimento cognitivo. Relações entre emoção, atenção, memória e aprendizagem.
Modalidade da disciplina: a distância
Necessidades Específicas e o Trabalho Pedagógico em AEECarga horária: 36 horas
Fundamentos legais e pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Planejamento, organização e execução de práticas pedagógicas inclusivas no contexto do AEE. Adaptações curriculares, uso de recursos de acessibilidade, tecnologias assistivas e estratégias de mediação.
Modalidade da disciplina: a distância
Déficits: Aspectos Gerais e ConceituaisCarga horária: 36 horas
Conceitos fundamentais sobre déficits cognitivos, motores, sensoriais, afetivos e de aprendizagem. Classificações, etiologias e manifestações dos déficits em diferentes faixas etárias. Distinção entre dificuldades e déficits. Impactos dos déficits no processo de escolarização e nas relações sociais.
Modalidade da disciplina: a distância
Dificuldades de Aprendizagem na MatemáticaCarga horária: 30 horas
Dificuldades de aprendizagem relacionadas à Matemática nos diferentes níveis de ensino. Aspectos cognitivos, afetivos, pedagógicos e socioculturais que influenciam a aprendizagem matemática. Identificação, classificação e análise dos erros mais comuns em conteúdos como número, operações, raciocínio lógico, geometria e resolução de problemas.
Modalidade da disciplina: presencial
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e EscritaCarga horária: 30 horas
Processos de aquisição da leitura e da escrita e das dificuldades que podem surgir nesse percurso. Fatores neurológicos, cognitivos, emocionais, pedagógicos e socioculturais relacionados às dificuldades de alfabetização. Distinção entre dificuldades e transtornos (como dislexia e disgrafia).
Modalidade da disciplina: presencial
Avaliação e IntervençãoCarga horária: 28 horas
Estudo dos fundamentos, métodos e instrumentos da avaliação psicopedagógica em contextos clínico e institucional. Etapas do processo avaliativo: escuta inicial, anamnese, aplicação de testes e instrumentos específicos, observação e análise do processo de aprendizagem. Interpretação de dados e elaboração de hipóteses diagnósticas.
Modalidade da disciplina: presencial
PsicomotricidadeCarga horária: 30 horas
Fundamentos teóricos e históricos da Psicomotricidade. Desenvolvimento psicomotor na infância: esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, tônus, coordenação motora, ritmo e noção espacial-temporal. A Psicomotricidade no contexto educacional e clínico: contribuições para a aprendizagem e para a prevenção/intervenção em dificuldades escolares. Atividades psicomotoras como instrumentos de mediação no processo ensino-aprendizagem. Relação entre movimento, linguagem e construção do conhecimento.
Modalidade da disciplina: presencial
Estudo de Casos PsicopedagógicosCarga horária: 30 horas
Análise detalhada e discussão de casos clínicos reais e simulados no âmbito da Psicopedagogia Clínica. Aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos na identificação de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Desenvolvimento do raciocínio clínico para formulação de hipóteses diagnósticas e planejamento de intervenções psicopedagógicas adequadas.
Modalidade da disciplina: presencial