Gestão Estratégica de Pessoas e Clima OrganizacionalCarga horária: 30 horas
Contexto e planejamento de Recursos Humanos. Tendências. Compreensão e compartilhamento das estratégias, objetivos e propósitos organizacionais: alinhamento com a missão e visão de futuro da empresa. Análise dos mecanismos de ativação de postura proativa coletiva quanto à consecução dos propósitos estratégicos da empresa. Conceituação e dinâmica da cultura organizacional. Cultura organizacional como ferramenta de gestão. Diagnóstico do clima organizacional. Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima e o desempenho da organização. Análise do exercício do poder, dos estilos de liderança e gerência e das formas de participação na organização. Gestão da cultura direcionada ao alto desempenho da organização. Mudança estratégica na organização. Tipos de pesquisa do clima organizacional. Divulgação da pesquisa e formas de ação. Novo profissional estratégico pós pandemia.
Doutrina e Princípios do Cooperativismo de CréditoCarga horária: 30 horas
História do cooperativismo. Cooperativas de Crédito no Brasil. Estrutura do cooperativismo de Crédito no Brasil. Doutrina, valores e princípios do cooperativismo. Fundamentos do Cooperativismo de Crédito. Economia contemporânea.
Análise Financeira de Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas
Fundamentos de risco e retorno. Modelos de precificação de títulos. Linha do mercado e títulos (SML). Cooperativas de crédito e bancos comerciais. Indicadores contábeis aplicados à análise de cooperativas de crédito. Indicadores para o monitoramento do desempenho de cooperativas de crédito. Medidas de proteção. Avaliação da estrutura financeira. Qualidade dos ativos. Taxas de retorno e dispêndio. Avaliação de liquidez. Detecção de sinais e crescimento.
Liderança Treinador em VendasCarga horária: 30 horas
Modelos de Liderança, Neurociência, Fatores Psicológicos que interferem no comportamento humano, A Negociação como Estratégia Comportamental, Estratégias de desenvolvimento de equipe para aumentar performance através de negociações eficazes com os cooperados.
Mercado Financeiro e de Capitais Aplicado a Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas
Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Modelos de Gestão de Risco. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista. Relações com Investidores. Os processos de gestão e análise de risco de crédito. Centralização de crédito e suas consequências. Políticas de crédito. As regras do Banco Central para diferentes modalidades de crédito. Risco de crédito e risco operacional. Análise financeira do crédito. Garantias. Política cambial. Aspectos econômicos. Conteúdos gerais Prova AMBIMA.
Governança CorporativaCarga horária: 30 horas
Evolução dos conceitos relativos à Governança Corporativa, Histórico e o seu contexto no cenário globalizado, Governança Corporativa no Brasil e seus efeitos, Governança Corporativa e o problema de agência, Estudos de governança em cooperativas, Controvérsias sobre a Governança Corporativa na atualidade.
Análise do Cenário EconômicoCarga horária: 15 horas
Elementos para a análise da Economia Brasileira. Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira. Cenários Econômicos para a Economia Brasileira.
Planejamento e Gestão Estratégica de Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas
Negócio/missão. Análise do ambiente. Definições de Estratégias. Desdobramento das Diretrizes Estratégicas. Definição de Projetos e Planos de ação. PDCA no Gerenciamento Estratégico.
Relações Interpessoais, Negociação e Gestão de ConflitosCarga horária: 30 horas
Tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais, conflitos interorganizacionais, conflitos capital-trabalho); conflitos políticos e grupos de interesses. Técnicas de administração de conflitos. Negociação entre organizações. Estratégias e objetivos de negociação em reuniões de negócios. Discussão dos principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para uma negociação. Desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz. Relações interpessoais focadas em líderes e gestores. Relações interpessoais pós pandemia e cenário online. Relações interpessoais empresa/funcionários/consumidores e a conduta humana e profissional na gestão das empresas.
Inteligência de Mercado e Relação com Cooperados.Carga horária: 30 horas
Evolução do Mercado. Orientação das Cooperativas. Relação com Cooperados. Composto de Marketing Aplicado ao Cooperativismo. Definições de Produtos. Estratégias de Preço. Conceitos de Localização. Composto Promocional. O uso estratégico das mídias digitais para pessoas, produtos, marcas e instituições. Inteligência na gestão de conteúdo e plataformas. Tendências em tecnologia e comunicação. Controle e Métricas.