Fisiologia, produção e tecnologia de sementes

1 ano - 360 h/a
Remoto

Inscreva-se no curso

Você será levado para um ambiente externo para continuar sua inscrição.

Iniciar Inscrição
Fisiologia, produção e tecnologia de sementes

Por que fazer Fisiologia, produção e tecnologia de sementes?

O curso de especialização em fisiologia, produção e tecnologia de sementes tem a proposta de aprimorar os profissionais das ciências agrárias e biológicas em todos os elos vinculados à cadeia produtiva de sementes, da produção à comercialização de sementes, com sólida formação técnico-científica.

O que vou aprender durante o curso?

Fisiologia de plantas cultivadasCarga horária: 30 horas

Crescimento e desenvolvimento vegetal. Tecidos meristemáticos primários e secundários. Balanço hídrico das plantas. Transporte de solutos. Fitormônios. Fotossíntese. Respiração.

Tecnologia de produção de sementes de culturas de lavouraCarga horária: 30 horas

Cultura da soja, do feijão, do milho, do trigo, e do arroz. Fisiologia da produção. Fenologia. Tratos culturais voltados a produção de grãos e sementes. Implantação, condução, colheita e pós-colheita.

Tecnologia de produção de sementes em hortaliçasCarga horária: 15 horas

Produção de hortaliças. Fisiologia da produção. Fenologia. Tratos culturais voltados a produção de sementes. Implantação, condução, colheita e pós-colheita.

Produção de sementes geneticamente melhoradasCarga horária: 30 horas

Melhoramento de plantas e seus objetivos. Formas de evolução das espécies cultivadas. Conservação de recursos genéticos. Sistemas reprodutivos e suas implicações no melhoramento. Controle de polinização nas plantas cultivadas. Princípios básicos de genética de população. Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos. Correlações entre caracteres de interesse: fatores genéticos (ligação e pleiotropia) e suas consequências nos processos de melhoramento. Reprodução nas espécies cultivadas. Sistemas de auto-incompatibilidade nas plantas. Efeito materno. Bases genéticas e métodos de melhoramento em espécies autógamas, alógamas e reprodução assexuada. Hibridação. Melhoramento para resistência a pragas e moléstias. Avaliação, distribuição e manutenção de variedades melhoradas. Estatística genética quantitativa aplicada ao melhoramento de plantas.

Formação das sementesCarga horária: 30 horas

Morfologia e embriologia de sementes: formação, crescimento e desenvolvimento de sementes. Macroesporogênese e gametófito feminino. Microesporogênese e gametófito masculino. Polinização. Fecundação. Embrião. Endosperma. Tegumento. Apomixia. Poliembrionia. Mudanças bioquímicas durante a formação e maturação de sementes.

Fisiologia de sementesCarga horária: 15 horas

Maturação de sementes. Fisiologia da germinação. Fases da germinação. Tipos de germinação. Fatores que afetam a germinação. Metabolismo da germinação. Vigor de sementes. Fatores que afetam o vigor. Deterioração de sementes pré e pós-colheita.

Dormência de sementesCarga horária: 15 horas

Dormência de sementes. Tipos de dormência. Mecanismos de dormência. Quebra de dormência e tratamentos especiais.

Produção de sementesCarga horária: 30 horas

Produção de Sementes: importância, sistemas de produção, custos, legislação, inspeção de campos e roguing. Fatores que afetam a produção e o desenvolvimento das sementes. Origem das sementes. Vigor das sementes. Tamanho das sementes. Tratamento químico das sementes. Época e densidade de semeadura. Adubação. Injúria mecânica. Composição química. Umidade de sementes. Colheita. Beneficiamento. Secagem. Aeração. Armazenamento. Embalagem. Rotulação. Método de controle de qualidade de sementes.

Legislação de sementes: certificação e fiscalização da produçãoCarga horária: 30 horas

Legislação Brasileira de Sementes. Sistema nacional de sementes e mudas. Categorias de sementes. Processo de certificação para a produção de sementes. Entidades participantes do sistema de certificação de sementes. Certificação da produção própria. Sistema de gestão da qualidade. Fases do processo de certificação. Estabelecimento de campos para a produção de sementes certificadas. Vistorias. Fiscalização. Auditoria.

Análise de sementesCarga horária: 30 horas

Composição química. Umidade de sementes. Germinação. Vigor. Deterioração. Método de controle de qualidade de sementes. Análise de sementes: finalidades, amostragem e métodos. Análise de pureza. Exame de sementes silvestres nocivas. Teste de germinação. Testes de vigor. Quebra de dormência e tratamentos especiais. Interpretação de boletins de análise.

Patologia de sementesCarga horária: 15 horas

Terminologia e conceitos. Patógenos transmitidos por sementes. Transporte de patógenos pelas sementes. Associação de inoculo. Associação de patógenos com Sementes. Mecanismos e dinâmica da transmissão de patógenos por sementes. Controle de patógenos associados às sementes. Teste de sanidade de sementes.

Beneficiamento, secagem e armazenamento de sementesCarga horária: 30 horas

Colheita. Beneficiamento. Secagem. Aeração. Armazenamento. Psicrometria. Movimento do ar. Determinação de umidade. Equilíbrio higroscópio. Propriedades físicas. Dimensionamento de lotes. Máquinas e equipamentos empregados e sua disposição na Unidade de Beneficiamento de Sementes. Embalagem. Rotulação. Tratamento. Legislação.

Marketing, mercado e comercialização de sementesCarga horária: 15 horas

Custos. Legislação. Armazenamento. Dimensionamento de lotes. Embalagem. Rotulação. Tratamento. Cadeia produtiva de sementes. Mercado de sementes. Marketing. Comercialização.

Biotecnologia aplicada à qualidade de sementesCarga horária: 30 horas

Conceito de Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou transgênico. Obtenção e manipulação de transgênico. Análise de detecção e quantificação de transgênicos: extração e purificação de DNA, método imunoenzimático (ELISA) e método molecular de análise por ácidos nucléicos (PCR). Técnicas de biotecnologia que ampliam ou criam variabilidade genética em plantas. Aplicação de marcadores moleculares no melhoramento de plantas: RAPD, RFLP, AFLP, Microssatélites e SNPs. Transformação de plantas e processos de regeneração de plantas in vitro a partir de células, tecidos e órgãos vegetais. CRISPR.

Análise de imagens no controle de qualidade de sementesCarga horária: 15 horas

Princípios da análise de imagens. Controle de qualidade de sementes e técnicas de análise de imagens. Morfologia de sementes e plântulas e sua relação com análise de imagens. O teste de raios-X para avaliação da qualidade de sementes. Imagens em RGB para avaliação da qualidade de sementes. Análise automatizada de imagens de plântulas para avaliação do vigor de lotes de sementes. Testes não convencionais no controle de qualidade de sementes.

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Conheça a Especialização Unipar

  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

  • Conclusão do Curso

    Cada aluno é responsável pela entrega do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) à Secretaria de Cursos de Educação Continuada Presencial, dentro do prazo divulgado pelo Coordenador do Curso e mediante protocolo.

Quero me Inscrever

Detalhes da Oferta

Umuarama

Inscrições
A partir de 3 de Fevereiro de 2025.
Documentação Necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

01 Foto 3X4 recente

Comprovante de residência

Início do Curso

16 de Maio de 2025

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Remoto
Horário

Aulas quinzenais

Sexta-feira: 19:00 às 23:00

Sábado: 08:00 às 12:00 / 13:00 às 18:00

Número de Vagas
20 vagas
Carga Horária
360 h/a

Como me Inscrevo?

Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.

Inscreva-se
  • Inscrição

    Faça a sua inscrição na ficha de inscrição.

    Comece agora
  • Matrícula

    Pague sua matrícula utilizando pix, cartão de crédito ou boleto.

  • Documentação

    Entregue sua documentação e assine seu contrato para ter acesso ao seu ambiente de aluno.

  • Início das aulas

    Bem-vindo(a)! Inicie as aulas do curso escolhido.

Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

Fisiologia, produção e tecnologia de sementes

Inscreva-se Agora