Fisiologia de plantas cultivadasCarga horária: 30 horas
Crescimento e desenvolvimento vegetal. Tecidos meristemáticos primários e secundários. Balanço hídrico das plantas. Transporte de solutos. Fitormônios. Fotossíntese. Respiração.
Tecnologia de produção de sementes de culturas de lavouraCarga horária: 30 horas
Cultura da soja, do feijão, do milho, do trigo, e do arroz. Fisiologia da produção. Fenologia. Tratos culturais voltados a produção de grãos e sementes. Implantação, condução, colheita e pós-colheita.
Tecnologia de produção de sementes em hortaliçasCarga horária: 15 horas
Produção de hortaliças. Fisiologia da produção. Fenologia. Tratos culturais voltados a produção de sementes. Implantação, condução, colheita e pós-colheita.
Produção de sementes geneticamente melhoradasCarga horária: 30 horas
Melhoramento de plantas e seus objetivos. Formas de evolução das espécies cultivadas. Conservação de recursos genéticos. Sistemas reprodutivos e suas implicações no melhoramento. Controle de polinização nas plantas cultivadas. Princípios básicos de genética de população. Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos. Correlações entre caracteres de interesse: fatores genéticos (ligação e pleiotropia) e suas consequências nos processos de melhoramento. Reprodução nas espécies cultivadas. Sistemas de auto-incompatibilidade nas plantas. Efeito materno. Bases genéticas e métodos de melhoramento em espécies autógamas, alógamas e reprodução assexuada. Hibridação. Melhoramento para resistência a pragas e moléstias. Avaliação, distribuição e manutenção de variedades melhoradas. Estatística genética quantitativa aplicada ao melhoramento de plantas.
Formação das sementesCarga horária: 30 horas
Morfologia e embriologia de sementes: formação, crescimento e desenvolvimento de sementes. Macroesporogênese e gametófito feminino. Microesporogênese e gametófito masculino. Polinização. Fecundação. Embrião. Endosperma. Tegumento. Apomixia. Poliembrionia. Mudanças bioquímicas durante a formação e maturação de sementes.
Fisiologia de sementesCarga horária: 15 horas
Maturação de sementes. Fisiologia da germinação. Fases da germinação. Tipos de germinação. Fatores que afetam a germinação. Metabolismo da germinação. Vigor de sementes. Fatores que afetam o vigor. Deterioração de sementes pré e pós-colheita.
Dormência de sementesCarga horária: 15 horas
Dormência de sementes. Tipos de dormência. Mecanismos de dormência. Quebra de dormência e tratamentos especiais.
Produção de sementesCarga horária: 30 horas
Produção de Sementes: importância, sistemas de produção, custos, legislação, inspeção de campos e roguing. Fatores que afetam a produção e o desenvolvimento das sementes. Origem das sementes. Vigor das sementes. Tamanho das sementes. Tratamento químico das sementes. Época e densidade de semeadura. Adubação. Injúria mecânica. Composição química. Umidade de sementes. Colheita. Beneficiamento. Secagem. Aeração. Armazenamento. Embalagem. Rotulação. Método de controle de qualidade de sementes.
Legislação de sementes: certificação e fiscalização da produçãoCarga horária: 30 horas
Legislação Brasileira de Sementes. Sistema nacional de sementes e mudas. Categorias de sementes. Processo de certificação para a produção de sementes. Entidades participantes do sistema de certificação de sementes. Certificação da produção própria. Sistema de gestão da qualidade. Fases do processo de certificação. Estabelecimento de campos para a produção de sementes certificadas. Vistorias. Fiscalização. Auditoria.
Análise de sementesCarga horária: 30 horas
Composição química. Umidade de sementes. Germinação. Vigor. Deterioração. Método de controle de qualidade de sementes. Análise de sementes: finalidades, amostragem e métodos. Análise de pureza. Exame de sementes silvestres nocivas. Teste de germinação. Testes de vigor. Quebra de dormência e tratamentos especiais. Interpretação de boletins de análise.
Patologia de sementesCarga horária: 15 horas
Terminologia e conceitos. Patógenos transmitidos por sementes. Transporte de patógenos pelas sementes. Associação de inoculo. Associação de patógenos com Sementes. Mecanismos e dinâmica da transmissão de patógenos por sementes. Controle de patógenos associados às sementes. Teste de sanidade de sementes.
Beneficiamento, secagem e armazenamento de sementesCarga horária: 30 horas
Colheita. Beneficiamento. Secagem. Aeração. Armazenamento. Psicrometria. Movimento do ar. Determinação de umidade. Equilíbrio higroscópio. Propriedades físicas. Dimensionamento de lotes. Máquinas e equipamentos empregados e sua disposição na Unidade de Beneficiamento de Sementes. Embalagem. Rotulação. Tratamento. Legislação.
Marketing, mercado e comercialização de sementesCarga horária: 15 horas
Custos. Legislação. Armazenamento. Dimensionamento de lotes. Embalagem. Rotulação. Tratamento. Cadeia produtiva de sementes. Mercado de sementes. Marketing. Comercialização.
Biotecnologia aplicada à qualidade de sementesCarga horária: 30 horas
Conceito de Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou transgênico. Obtenção e manipulação de transgênico. Análise de detecção e quantificação de transgênicos: extração e purificação de DNA, método imunoenzimático (ELISA) e método molecular de análise por ácidos nucléicos (PCR). Técnicas de biotecnologia que ampliam ou criam variabilidade genética em plantas. Aplicação de marcadores moleculares no melhoramento de plantas: RAPD, RFLP, AFLP, Microssatélites e SNPs. Transformação de plantas e processos de regeneração de plantas in vitro a partir de células, tecidos e órgãos vegetais. CRISPR.
Análise de imagens no controle de qualidade de sementesCarga horária: 15 horas
Princípios da análise de imagens. Controle de qualidade de sementes e técnicas de análise de imagens. Morfologia de sementes e plântulas e sua relação com análise de imagens. O teste de raios-X para avaliação da qualidade de sementes. Imagens em RGB para avaliação da qualidade de sementes. Análise automatizada de imagens de plântulas para avaliação do vigor de lotes de sementes. Testes não convencionais no controle de qualidade de sementes.