Introdução a Engenharia de Segurança do TrabalhoCarga horária: 20 horas
Conceito. Aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes no trabalho. Riscos de Acidentes. Normas regulamentadoras, políticas e programas de segurança e higiene do trabalho.
Administração aplicada à Engenharia de SegurançaCarga horária: 30 horas
A Engenharia de Segurança nas questões de gestão empresarial: conceitos e princípios da administração. Organização e implementação dos serviços da Engenharia de Segurança do Trabalho nas empresas. O inter-relacionamento da Engenharia de Segurança do Trabalho com as demais áreas e setores das empresas. Elaboração de planejamento e orçamento para a execução de um programa de segurança. Relação custo-benefício. Entidades e Associações Nacionais e Internacionais de Segurança do Trabalho. Sistemas de gestão de segurança e saúde (OHSAS 18001).
ErgonomiaCarga horária: 30 horas
Histórico. Conceitos. Legislação em vigor: NR 17. Noções de Fisiologia do Trabalho e Biomecânica (aplicação de forças, resistência muscular, posturas inadequadas, movimentos repetitivos). Noções de Antropometria (medidas antropométricas). Dimensionamento de postos de trabalho. Sistema homem-máquina. Ergonomia Cognitiva. Ergonomia Organizacional. Metodologias de avaliação ergonômica (AET – análise ergonômica do trabalho, NIOSH, Método Rula, Método Reba, entre outras).
Gerência de RiscosCarga horária: 60 horas
Fundamentos matemáticos. Análise de riscos. Técnicas de incidentes críticos. Avaliação de riscos. Riscos e probabilidades. Distribuição de probabilidades. Previsão de perdas por estatísticas. A empresa como sistema. Responsabilidades. Investigação e análise de riscos. Transferências. Noções básicas de seguro. Administração de seguros. Programa de gerenciamento de riscos. Custo de Acidentes. Investigação de acidentes.
O Ambiente e as Doenças do Trabalho – Doenças do TrabalhoCarga horária: 30 horas
Toxicologia, ambiente e doenças do Trabalho. Fases da ação tóxica: exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e intoxicação. Limites de exposição ocupacional: índices biológicos de exposição e limites de tolerância. Monitorização da Exposição e Vigilância em Saúde; Monitorização Biológica; NR7 (Norma Regulamentadora Número 7 do Ministério do Trabalho e Emprego) e NR15 Norma Regulamentadora Número 7 do Ministério do Trabalho e Emprego). Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. Ruídos. Vibrações. Sobrecarga térmica: temperaturas. Iluminação. Pressões elevadas e baixas. Radiações.
O Ambiente e as Doenças do Trabalho - Primeiros SocorrosCarga horária: 20 horas
Primeiros socorros. Noções de fisiologia aplicáveis aos primeiros socorros. Primeiros socorros (leigo) e socorro de urgência (profissional). Material de primeiros socorros. Feridas, queimaduras e hemorragias. Fraturas, torções e luxações. Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta. Intoxicação e envenenamento. Parada respiratória e cardíaca. Respiração artificial e massagem cardíaca Estados de inconsciência. Transporte de acidentados. Equipes de primeiros socorros.
Higiene Ocupacional – Agentes FísicosCarga horária: 60 horas
Agentes Físicos: Descrição dos agentes físicos e seus anexos. Metodologia de avaliação qualitativa dos agentes físicos conforme NR 15. Metodologia de avaliação quantitativa dos agentes físicos conforme NR 15. Uso de Equipamentos utilizados para a avaliação de agentes físicos. Metodologia de cálculo, planilhas, limite de tolerância, nível de ação de agentes físicos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contemplando agentes físicos. Equipamento de proteção coletiva e individual para a exposição aos agentes físicos. Treinamento quanto ao uso de EPI envolvendo agentes físicos. Radiações eletromagnéticas, ventilação e ruídos: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle. Normas Regulamentadoras.
Higiene Ocupacional – Agentes QuímicosCarga horária: 40 horas
Agentes Químicos: Descrição dos agentes químicos e seus anexos. Metodologia de avaliação qualitativa dos agentes químicos conforme NR 15. Metodologia de avaliação quantitativa dos agentes químicos conforme NR 15. Uso de Equipamentos utilizados para a avaliação de agentes químicos. Metodologia de cálculo, planilhas, limite de tolerância, nível de ação de agentes químicos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contemplando agentes químicos. Equipamento de proteção coletiva e individual para a exposição aos agentes químicos. Treinamento quanto ao uso de EPI envolvendo agentes químicos.
Higiene Ocupacional – Agentes BiológicosCarga horária: 40 horas
Agentes Biológicos: Análise do anexo 14 da NR 15; Equipamentos de proteção para a exposição aos agentes biológicos; Súmulas referentes a exposição aos riscos biológicos; Programa de prevenção de riscos ocupacionais contemplando agentes biológicos.
Perícias Aplicadas na Engenharia de Segurança do TrabalhoCarga horária: 15 horas
Perícias. Demandas da Justiça Civil, Trabalhista, Federal e Previdenciária. Ética e deveres do perito. Código do processo civil: atuação do perito oficial, do juiz e dos assistentes técnicos. CLT. Estrutura processual eletrônica. Inspeção pericial. Diferença entre norma de higiene do trabalho e norma de higiene ocupacional. Atividades ou operações insalubres: Anexos n.º 1, 2, 3, 5, 11 e 12; Nas atividades mencionadas nos Anexos n.º 6, 13 e 14; Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos n.º 7, 8, 9 e 10. Elaboração do laudo pericial. Elaboração de quesitos e parecer técnico. Elaboração de um laudo pericial contendo riscos químicos, físicos ou biológicos. Conclusão de um laudo pericial. Elaboração e respostas aos quesitos. Simulação de uma perícia. Emissão do parecer técnico.
Legislação e Normas TécnicasCarga horária: 20 horas
Constituição. Leis, Decretos e Portarias. Legislação acidentária e previdenciária. Legislação Sindical. Trabalho da mulher e do menor. Legislação de Trânsito. Transporte de Produtos Perigosos. Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal. A corresponsabilidade. Importância das Normas Técnicas Internas para a Engenharia de Segurança. Portarias Normativas e outros Dispositivos Legais. Embargo e Interdição. Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). NORMAS TÉCNICAS: Nacionais e Internacionais. Técnicas do Preparo de Normas, Instruções e Ordens de Serviço. Constituição da CIPA e SESMT.
Prevenção e Controle de Riscos - Segurança do Trabalho em Máquinas e EquipamentosCarga horária: 30 horas
NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - princípios gerais, arranjo físico e instalações, dispositivos de partida, acionamento e parada, sistemas de segurança, dispositivos de intertravamento. NR-13 - Caldeiras e vasos de pressão - considerações gerais, classificação, dispositivos de segurança, projeto de instalação e inspeções. Sistemas de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual – EPI. Projeto de proteção de máquinas. Cor, sinalização e rotulagem. Área de utilidades. Manutenção preventiva e engenharia de segurança.
Prevenção e Controle de Riscos - Segurança em Instalações e Serviços em EletricidadeCarga horária: 20 horas
Elétrica: Cabines de transformação. Aterramento elétrico. Para-raios. Ambientes especiais. Eletricidade estática. Instalações elétricas provisórias. Legislação e normas relativas à proteção contra choques elétricos. Equipamentos e dispositivos elétricos. Área de utilidades. Subestações. Manutenção preventiva e engenharia de segurança. Riscos na eletrificação rural. Acidentes com cercas energizadas. Equipamentos de proteção coletiva e individual. Manutenção. Legislação pertinente. Normas Regulamentadoras.
Prevenção e Controle de Riscos – Segurança no Trabalho na Indústria da Construção CivilCarga horária: 30 horas
Construção Civil: Localização industrial. Arranjo físico. Lay-out. Ordem e limpeza. Características da construção civil. Riscos principais. PCMAT: Programa condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Definição de responsabilidades e atribuições. Edificações. Estruturas e superfícies de trabalho. Obras de construção, demolição e reformas. Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual. Manutenção e engenharia de segurança. Normas Regulamentadoras: NR18.
Prevenção e Controle de Riscos - Segurança no Trabalho em AlturaCarga horária: 15 horas
Introdução ao trabalho em altura. Análise de risco e condições impeditivas. Situações de risco e acidentes típicos inerentes ao trabalho em altura. Medidas de prevenção e controle. Sistemas, procedimentos e equipamentos de proteção - coletiva e individual. Dimensionamento de Equipamentos de Proteção Coletiva.
Proteção contra incêndios e explosõesCarga horária: 60 horas
Conceito e importância da Engenharia de Segurança do Trabalho na proteção contra incêndios. Legislação e normas brasileiras. Seguro-incêndio. Relação empresa- segurança. Produtos de combustão e seus respectivos efeitos. Proteção estrutural. Conceito e avaliação de carga incêndio. Proteção especial contra incêndios. Incêndios florestais. Sistema de detecção e alarmes. Agentes extintores. Sistemas fixos e móveis de combate a incêndios. Rede hidrantes. Equipe de combate a incêndios. Inspeções oficiais: públicos e seguradoras.
Proteção ao Meio AmbienteCarga horária: 45 horas
Preservação do Meio Ambiente: Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores. Conceituação e importância da preservação do meio ambiente. Programa de preservação meio ambiente. Sistemática a seguir na preparação de um estudo do meio ambiente – RIMA. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. Saneamento Ambiental: A preservação do meio ambiente e a qualidade do ar. A preservação do meio ambiente e a qualidade da água. Processos expeditos de purificação. Preservação do meio ambiente e preservação do solo. Serviços básicos de saneamento em casos de emergência. Destinação de resíduos industriais. Saneamento Rural: Considerações gerais. Aspecto socioeconômico do trabalho rural. Acidentes de trabalho rural. Segurança ocupacional rural. Principais fontes de risco: Tratores agrícolas, máquinas e implementos agrícolas, ferramentas manuais, incêndios florestais, depósito de matéria, transportes, animais peçonhentos. Higiene Ocupacional – agrotóxicos.
Psicologia Aplicada à Engenharia de Segurança do TrabalhoCarga horária: 15 horas
Noções de psicologia. Características da personalidade. Aspectos psicológicos do trabalho e do acidente. O treinamento e a sua importância. Aspectos comportamentais na utilização de equipamentos individual. Técnicas de comunicação. Elaboração de relatórios. Relações humanas e dinâmicas de grupos.
Planificação de Emergência e Atendimento de CatástrofesCarga horária: 15 horas
Riscos Urbanos. Técnicas de Salvamento e Noções de Salvamento. Explosivos: conceituação e identificação. Poeiras e Misturas Explosivas: reconhecimento e avaliação. Técnicas e Controle de Explosões. Técnicas de Inspeções e Análise de causas de explosões. Relação Proteção Pública e Proteção Privada. Planos de Ação Mútua e Comunitária. Planos de Evacuação. Legislação e Normas Relativas à Proteção contra Explosivos. Acidentes Aéreos, Enchentes, Vazamentos de Produtos Químicos e Radioatividade. Defesa Civil.
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho e TreinamentosCarga horária: 15 horas
Introdução aos Programas de Segurança e Saúde no Trabalho e Treinamentos. PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. PCMSO - Programa de Controle Medição de Saúde Ocupacional; PPR - Programa de Proteção Respiratória. PCA-Programa de Conservação Auditiva. PCMAT-Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. PPP-Perfil Profissiográfico Previdenciários. LTCAT-Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. PPEOB - Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno. PPRPS - Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares. PNSST - Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle. PCE - Plano de Controle de Emergência. PAM - Plano de Ajuda.