O material reúne propostas de intervenções com diferentes públicos e é distribuído à rede de proteção social
Em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, estudantes dos 4º e 5º períodos do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, desenvolveram a cartilha “Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” com sugestões de atividades em grupo voltadas à prevenção e ao enfrentamento à violência sexual.
O material foi produzido como parte da disciplina "Processos Grupais", sob orientação da professora e psicóloga Alessandra Fernandes e com revisão da psicóloga Tainara Valdameri, responsável técnica do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da unidade.
“Buscamos planejar atividades direcionadas às possíveis necessidades dos diferentes envolvidos na prevenção e proteção contra a violência sexual. Então, temos sugestões de práticas para serem realizadas com crianças, adolescentes, familiares, professores, profissionais da saúde e da rede de proteção”, explica a professora Alessandra.
A elaboração da cartilha proporcionou aos acadêmicos a experiência de planejar e estruturar estratégias interventivas direcionadas a públicos específicos, possibilitando o protagonismo deles nesse processo de formação. As alunas responsáveis pela edição e divulgação do material, Amanda Fernandes, Isadora Werner, Jaine Barizon, Maria Eduarda Zaniz e Sophia Gapski, destacam que a campanha do Maio Laranja motivou o desenvolvimento de um conteúdo que trata o tema com sensibilidade e compromisso. “A garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Esperamos que esta cartilha inspire estudantes e profissionais a realizarem ações em grupo que promovam mudanças significativas, sobretudo em situações de maior vulnerabilidade”, afirmam.
O material foi distribuído aos serviços da rede de proteção social de crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiar o trabalho de profissionais que atuam diretamente na prevenção e no enfrentamento da violência sexual. Para a psicóloga Tainara Valdameri, a iniciativa reforça a importância de ações práticas e educativas. “A cartilha é uma ação importante nesse mês de combate e prevenção do abuso e da exploração sexual, pois além de informar sobre o assunto, traz ações práticas do que fazer, buscando abranger diversos públicos. Um trabalho muito bom que demonstra a dedicação dos alunos e o compromisso social."
A cartilha está disponível: faça o download do material clicando aqui