Introdução à Psicologia Fenomenológica-ExistencialCarga horária: 15 horas
Desenvolvimento Histórico da Fenomenologia e do existencialismo. Principais filósofos e conceitos básicos da fenomenologia e concepções do existencialismo.
Fundamentos da FenomenologiaCarga horária: 30 horas
A fenomenologia Husserliana e o método fenomenológico. Estruturas da consciência transcendental. Modos da consciência transcendental.
Relação, alteridade e amor na perspectiva fenomenológico-existencialCarga horária: 15 horas
Estudar a afetividade em seus parâmetros relacionais a partir da articulação da filosofia e da análise da contemporaneidade com a psicoterapia fenomenológica-existencial.
Psicopatologia fenomenológicaCarga horária: 30 horas
Psicopatologia compreendida como fenômeno. O sofrimento psíquico como processo constituído nas relações concretas do sujeito. Influências da fenomenologia e da psicologia existencialista de Sartre no movimento antipiquiatrico.
Psicoterapia do adolescenteCarga horária: 15 horas
Aspectos conceituais, teóricos e práticos do atendimento do adolescente na ótica fenomenológica-existencial; intervenções junto aos pais; manejo clínico com o adolescente; temas existenciais em psicoterapia do adolescente.
Psicologia infantilCarga horária: 15 horas
Aspectos conceituais, teóricos e práticos do atendimento infantil na perspectiva fenomenológico-existencial; trabalho com os pais; manejo clínico; temas existenciais em psicoterapia infantil.
Psicanálise existencial – método progressivo-regressivo na prática clínicaCarga horária: 30 horas
Fundamentos teórico-metodológicos da Psicanálise Existencial Sartriana.
Plantão psicológicoCarga horária: 15 horas
A diferença entre Plantão psicológico e psicoterapia. A escuta, o acolhimento e o encaminhamento no plantão psicológico de acordo com a abordagem fenomenológico-existencial. O plantão psicológico em diversos contextos.
Sartre, psicologia de grupos e mediação grupalCarga horária: 15 horas
Fundamentos sartrianos para a compreensão da sociabilidade. Nascimento e formação de coletivos e grupos. Mediação grupal.
Psicologia e SaúdeCarga horária: 15 horas
O processo saúde-doença: perspectivas individualizantes e perspectivas institucionais. Vetores institucionais: políticas públicas de saúde, relação saber-poder, o trabalho em equipe multiprofissional, o significado histórico e cultural da saúde, doença e morte. As diferentes instituições de saúde: o papel do psicólogo e questões específicas. Problemáticas atuais e pesquisas.
Morte e LutoCarga horária: 15 horas
A filosofia e a literatura sempre falaram da morte, e é o existencialismo que coloca essa experiência no centro da existência. Discutir a contribuição da Psicologia Existencial no enfrentamento da morte e do luto, propondo estratégias de enfrentamento a partir desta ótica.
O suicídio na abordagem fenomenológicaCarga horária: 15 horas
Desenvolver algumas reflexões sobre o suicídio a partir da perspectiva fenomenológica existencial, buscando alcançar uma compreensão do suicídio, pensar o suicídio a partir de um olhar que contemple a dimensão existencial que caracteriza o homem em sua busca de sentido como ser-no-mundo.
Psicologia no contexto das relações de trabalhoCarga horária: 15 horas
A evolução histórica da Psicologia no contexto do trabalho. Análise crítica das fases/faces da Psicologia Industrial, Organizacional e do Trabalho. A atuação do psicólogo na gestão de pessoas e na promoção da saúde do trabalhador.
Perspectiva existencial na gestão de pessoasCarga horária: 15 horas
A contribuição da Psicologia do trabalho na contemporaneidade. Principais competências relacionadas à Gestão de Pessoas. Os contextos de trabalho e suas implicações na saúde do trabalhador. Possibilidades e contribuições do existencialismo para o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. Liderança Estratégica e a capacidade perceptiva. A atuação do psicólogo em programas de desenvolvimento focado na gestão de pessoas.
Dependência química na leitura fenomenológico-existencialCarga horária: 15 horas
Compreensão fenomenológica-existencial do uso de drogas e dependência química.
Ontologia das raças pela perspectiva existencialistaCarga horária: 15 horas
A compreensão racial pela perspectiva fenomenológico-existencial.
Sartre e a clínica PsicológicaCarga horária: 15 horas
Considerações epistemológicas e práticas do trabalho Clínico embasados no existencialismo sartriano.
Existencialismo, gênero e processos de subjetivaçãoCarga horária: 15 horas
Condição e subjetivação de gênero a partir do Existencialismo Sartriano e de Simone de Beavouir.
Psicanálise existencial e as emoçõesCarga horária: 15 horas
Ontologia fenomenológica sobre as emoções. Intencionalidade das emoções, compreensão e manejo clínico.