MBA Executivo em Recursos Humanos:Gestão e Liderança

360 h/a
Quinzenal
Francisco Beltrão

Quer mais informações?

Confira o valor da mensalidade e receba uma consultoria gratuita com todos os detalhes sobre o curso.

MBA Executivo em Recursos Humanos:

Por que fazer MBA Executivo em Recursos Humanos: Gestão e Liderança?

Objetivos:

Proporcionar conhecimentos adequados sobre a Gestão de Pessoas abordando os conceitos modernos de Recursos Humanos como meios de entendimento da importância deste para a organização;

Preparar profissionais para a gestão de pessoas nas organizações para que, com competência, habilidade e ética, possam inferir no processo decisório dessas entidades de modo a torná-las eficientes e eficazes;

Oferecer aos novos Gestores ferramentas para os novos rumos sociais, compreendendo as mudanças macro ambientais.

Capacitar os alunos para atuarem como agente de mudanças dentro na organização, com seu papel de Líder e influência nos resultados.


Público-Alvo:

Profissionais formados em: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas, Psicologia, Gestão e áreas afins ou gestores e empreendedores.


Área:

Ciências Sociais Aplicadas.

O que vou aprender durante o curso?

Relações de Trabalho e Negociação ColetivaCarga horária: 30 horas

Documentação e Informações necessárias a Admissão e Demissão de Pessoal; Contrato de trabalho - estágio, aprendizagem, terceirização, temporário e cooperativismo; Arquivamento e Manutenção da Documentação de Pessoal; Demandas Legais Relacionadas aos Funcionários (Período de Férias, Remuneração de Horas Extras, e Equidade Salarial, Enquadramento de Cargos Especializados, etc.); Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); Legislação Relacionadas à Proteção Social (FGTS, Previdência/INSS); Conceito de Doutrina e Jurisprudência Trabalhista; Contratos Coletivos de Trabalho; Sistemas Informatizados para Rotinas e Folha de Pagamento; Relatório Gerenciais de: Absenteísmo, Rotatividade, Afastamento, Custo de Folha de Pagamento; Relação com Órgão Reguladores (Sindicatos, Estado, etc.); CAGED; Controle de Ponto; Faltas e Atrasos; Salário Família; IRRF; Cálculo da Folha de Pagamento; Proventos/Descontos (horas extras, adicionais, etc.); INSS; 13º Salário; Férias; Demissão; Obrigações Mensais e Anuais; Ações governamentais em época de pandemia ou calamidade pública; Novos modelos produtivos (trabalho à distância, controle e gestão); Novas formas de contratação; Colisão de direitos (intimidade, privacidade, liberdade, igualdade, integridade física, saúde etc. do trabalhador) com o direito de propriedade do empregador.

Tendências Econômicas de MercadoCarga horária: 15 horas

Tendências da Economia; Perspectivas da Economia Brasileira e Mercado Financeiro Nacional; Macroeconomia e suas variáveis fundamentais; Introdução e revisão de conceitos básicos na análise de investimento; Aspectos matemáticos do retorno do investimento; Métodos de análises de alternativas de investimento; Aplicação em análise de empreendimentos; Análise das Demonstrações Financeiras; Alavancagem e Capital de Giro; Orçamentos; Projeto de viabilidade econômico-financeira; Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira; Impactos econômicos na produtividade do trabalhador; Análise do novo mercado econômico e cenário pós pandemia; Variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; Políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, investimentos, gastos do Governo, balança comercial; Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.

Empreendedorismo e InovaçãoCarga horária: 30 horas

Conceitos iniciais de empreendedorismo, habilidades, competências e características dos empreendedores; Fatores psicológicos e sociológicos; Gestão empreendedora e plano de negócios; Conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; Conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; Aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação; Design Thinking; Comportamento das Gerações.

Aprendizagem e Educação CorporativaCarga horária: 30 horas

Estudo sobre o desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional sob a ótica do modelo de Educação Corporativa e Andragogia, fundamentado na gestão do conhecimento e no processo de aprendizagem organizacional; Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão por Competências e Cultura Organizacional; Treinamento e Desenvolvimento de competências no contexto das organizações; Diagnóstico das necessidades de capacitação e alinhamento as estratégias organizacionais; Planejamento e estruturação do plano de T&D; Implementação e avaliação dos processos de treinamento e desenvolvimento de indivíduos e grupos de trabalho; Indicadores de efetividade de T&D; Programas de Estágio e Trainee; Treinamento a distância; Perspectivas da educação corporativa pós pandemia; Conhecimento como fator crítico para definição das vantagens competitivas de empresas e nações.

Gestão Estratégica de Recursos HumanosCarga horária: 30 horas

Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação; Gestão de Pessoas e seus elementos componentes; Diferentes correntes de análise da Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de pessoas na empresa contemporânea; A importância dos papéis dos agentes na gestão de pessoas; Contexto e planejamento de Recursos Humanos; Tendências, compreensão e compartilhamento das estratégias, objetivos e propósitos organizacionais: alinhamento com a missão e visão de futuro da empresa; Análise dos mecanismos de ativação de postura proativa coletiva quanto à consecução dos propósitos estratégicos da empresa.

Cultura e Clima OrganizacionalCarga horária: 30 horas

Conceituação e dinâmica da cultura organizacional; Cultura organizacional como ferramenta de gestão; Diagnóstico do clima organizacional; Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima e o desempenho da organização; Análise do exercício do poder, estilos de liderança, gerência e formas de participação na organização; Gestão da cultura direcionada ao alto desempenho da organização; Mudança estratégica na organização; Tipos de pesquisa do clima organizacional; Divulgação da pesquisa e formas de ação; Novo profissional estratégico pós pandemia; Formação e evolução da cultura: níveis, elementos e a relação com a estratégia; Liderança e sua relação com a cultura organizacional; O papel do RH na gestão da cultura Organizacional; Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento; Etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional nas Empresas e avaliação da qualidade dos serviços prestados por terceiros; Níveis de maturidade da Gestão de Clima Organizacional nas Empresas.

Coaching e LiderançasCarga horária: 30 horas

O papel do Coach Executivo; A importância do Executive Coaching nas organizações; Ferramentas de Executive Coaching; Estrutura focada na solução; Resultados esperados do Executive Coaching; Avaliação de Coach Executivo. Indicadores de competências; Ferramentas avançadas em Executive Coaching; Tomadas de decisão/Desenvolvimento de competências; Alinhamento estratégico; Avaliação 360 graus/Competências gerenciais e executivas; Análise de cenário em Coaching Executivo; Avaliação de resultados em Coaching Executivo; Coaching aplicado a cenários competitivos. Feedback como alavanca de desenvolvimento. O afeto como sentimento de desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Como proporcionar e receber feedback. O papel do gestor Coach; Ferramentas para o Leader Coach; Metas e indicadores; Performance esperada; Coaching nas organizações; Plano de ação para implementar a cultura Coaching.

Legislação Trabalhista e PrevidenciáriaCarga horária: 30 horas

Hierarquia das Normas na Legislação Trabalhista; Definições de Empregador, Empregado; Pressupostos de Caracterização de vínculo empregatício; Poder diretivo do empregador x direito de renúncia do empregado; Documentos que podem e não podem ser exigidos; Contratos de Trabalho; Jornada de Trabalho; Trabalho Especial; Suspensão e Interrupção contrato de trabalho; Outros tópicos da legislação do trabalho. Seguridade Social no Brasil; Fontes de Custeio da Seguridade Social; A Previdência Social Brasileira; Clientela da Previdência Social; Manutenção e Perda da Qualidade de Segurado; Custeio da Previdência Social Solidariedade Ativa/Passiva; Crimes contra a Previdência Social; Recursos das Decisões; Benefícios da Previdência Social Brasileira; Benefícios Previdenciários; Carência; Salário de Benefício e Renda Mensal; Auxílios e Aposentadoria.

Administração de Conflitos e NegociaçãoCarga horária: 30 horas

Tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais, conflitos Inter organizacionais, conflitos capital-trabalho); Conflitos políticos e grupos de interesses; Técnicas de administração de conflitos; Negociação entre organizações; Estratégias e objetivos de negociação em reuniões de negócios; Discussão dos principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial; Desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz; Relações interpessoais focadas em líderes e gestores; Relações interpessoais pós pandemia e cenário online; Relações interpessoais empresa/funcionários/consumidores e a conduta humana e profissional na gestão das empresas.

Visita Técnica e SeminárioCarga horária: 30 horas

Visita em uma empresa referência na área de Gestão de Pessoas (VIASOFT ou SICREDI – Pato Branco). Seminário de apresentação.

Gestão de Talentos e CompetênciasCarga horária: 30 horas

Abordagem dos métodos de recrutamento e seleção, discutindo-os como práticas estratégicas na Captação e na Retenção de Pessoas. Recrutamento - externo e interno. Técnicas de Entrevista de Seleção e Seleção por Competências. Dinâmicas em grupo. Aspectos subjetivos nos processos de seleção. Devolução ao candidato e ao responsável pela vaga. Outros procedimentos de recrutamento e seleção: contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), contratação de estrangeiros, contratação de servidores públicos. Parecer sobre o candidato avaliado. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-los na organização. Vídeo Currículo. Entrevista online. Novas formas de atuação do profissional de Recursos Humanos pós pandemia. Mercado de trabalho e desafios atuais de Gestão de Pessoas. Subsistemas de Recursos Humanos: Captação e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Cargos e Salários. Higiene, saúde e segurança. Avaliação de Desempenho. Competências e talentos. Relações trabalhistas.

Saúde EmocionalCarga horária: 15 horas

Aprimoramento da consciência emocional própria e de outros como fonte de informação para estabelecimento de relacionamentos interpessoais efetivos. Emoção e Inteligência emocional. Ampliação do funcionamento fisiológico emocional, razão e emoção, conceitos e pré-conceitos sobre emoções, informações básicas de neurociência associada às emoções, saúde emocional e patologia emocional. Aspecto introdutório da qualidade de vida no trabalho (QVT). Conceito de qualidade de vida no trabalho. Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. Modelos de mensuração da QVT. Fatores críticos da qualidade de vida no trabalho e o uso da tecnologia. Stress ocupacional: origens, conceito, principais correntes, tipologias e doenças de adaptação.

Perícia TrabalhistaCarga horária: 15 horas

Conceitos e objetivos da Perícia Contábil. Normatizações do Perito e da Perícia. Laudo e parecer. Tipos de Perícia. Processualística e operacionalização da perícia contábil e tributária. Estudos de caso tributários nas esferas: Federal, Estadual e Municipal.

Marketing e Comunicação EstratégicaCarga horária: 15 horas

Conceitos básicos de administração mercadológica. Compreensão da evolução do conceito de marketing. Conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual. Mundo VUCA e transformação digital. Organizações exponenciais e estratégias inovadoras. Propósito. Estratégias corporativas (parcerias, alianças, integração vertical, fusões e aquisições). Planejamento, implementação e medição da estratégia de marketing e comunicação, em plataformas digitais, para alcançar os objetivos de negócios. Mudança de paradigmas da comunicação e da relação entre organização e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. Introduzindo aspectos teóricos sobre o impacto das tecnologias digitais, processo de planejamento e comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação de informação ubíqua e instantânea. Análise ao processo comunicacional nas empresas através de modelos e perspectivas, destacando redes, fluxos, canais, comunicações interna e externa.

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Você tem desconto nesse curso

  • Para quem se formou em 2022: 30% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Para quem se formou até 2021: 25% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Para quem já tem uma Especialização: 30% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos: 50% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Efetivos de Órgãos de Segurança (Polícia Militar, Civil e Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros: 30% de descontos nas mensalidades do curso.
  • Descontos atribuídos para o pagamento até a data do vencimento do boleto.

Conheça a Especialização Unipar

  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

Quero me Inscrever

Detalhes da Oferta

Francisco Beltrão

Inscrições
Entre 1 de Novembro de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023.
Documentação Necessária
  • Fotocópia do Diploma (frente e verso);
  • Fotocópia do RG;
  • Fotocópia do CPF;
  • Foto 3x4 Recente (1);
  • Fotocópia do comprovante de residência.
Início do Curso

5 de Maio de 2023

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Quinzenal
Horário

Sextas-Feiras: das 19h00 às 22h50
Sábados: das 07h30 às 11h50 / das 13h00 às 17h20

Carga Horária
360 h/a

Como me Inscrevo?

Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.

Inscreva-se
  • Inscrição

    Faça a sua inscrição no ambiente de inscrições.

    Comece agora
  • Documentação

    A matrícula está condicionada à entrega da documentação necessária na sua unidade ou polo de apoio.

  • Matrícula

    A taxa de matrícula é disponibilizada via boleto ou cartão de crédito no ato da entrega da documentação.

  • Início das aulas

    Bem-vindo(a)! Após entregar a documentação e pagar a taxa de matrícula, você inicia as aulas do curso de pós-graduação escolhido.

Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

MBA Executivo em Recursos Humanos:Gestão e Liderança - Gestão e Negócios, Empresarial

Inscreva-se Agora