Doutrina e Princípios do Cooperativismo de CréditoCarga horária: 15 horas
História do cooperativismo e do cooperativismo de crédito. Cooperativas de Crédito no Brasil. Estrutura do cooperativismo de Crédito no Brasil. Doutrina, valores e princípios do cooperativismo. Fundamentos do Cooperativismo de Crédito.
Legislação Aplicada as Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas
Legislação aplicada ao cooperativismo, hierarquia das normas tributárias, tributos sobre a atividade cooperativa, fato gerador, base de cálculo, alíquotas, benefícios tributários. Compliance legal, Órgãos de regulação, Autoregulação, Fiscalização e Participantes do mercado.
Governança Corporativa e CooperativaCarga horária: 15 horas
Evolução dos conceitos relativos à Governança Corporativa, Histórico e o seu contexto no cenário globalizado, Governança Corporativa no Brasil e seus efeitos, Governança Corporativa e o problema de agência, Governança cooperativa.
Contabilidade Aplicada as Cooperativas de CréditoCarga horária: 15 horas
Fundamentos da contabilidade aplicada às cooperativas. Aspectos financeiros, patrimoniais e econômicos da contabilidade aplicada às cooperativas. Considerações gerais sobre a Contabilidade das Cooperativas. Diferenciação entre ato cooperativo e ato não cooperativo.
Mercado Financeiro de Investimentos e Credito Rural.Carga horária: 15 horas
Contextualizar aos alunos o mercado financeiro de investimentos, Introdução e revisão de conceitos básicos na análise de investimentos; Apresentação dos produtos de investimentos das Cooperativas; Apresentação do cenário das corretoras de investimentos no Brasil; Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros; Anbima/educação continuada; Índices financeiros; API – Análise perfil investidor; Cenário Econômico; Fundo garantidor de crédito. Conceitos básicos sobre linhas de crédito agrícolas; contextualizar o crédito rural; Principais linhas de crédito; Classificação dos produtores; Seguro agrícola; Fiscalização e utilização dos recursos; Penalidades.
Coaching Executivo e MetodologiaCarga horária: 30 horas
Histórico do coaching executivo. Conceituação do coaching executivo no ambiente de negócios. O coaching como estratégia contemporânea para a inovação. Diferanças entre o coaching executivo, o mentoring, couseling e terapia. Os tipos de coaches no coaching executivo. Primeira etapa: as bases do relacionamento e a construção do envolvimento. Segunda etapa: definindo visão, missão e objetivos. Terceira etapa: revisando a bagagem de mão. Quarta etapa: elaborando o plano de ação. Quinta etapa: retrospectiva e sedimentação da meta/resultado alcançado.
Exame de Certificação Profissional, CPA 10 e CPA 20.Carga horária: 30 horas
Conhecimentos técnicos e os procedimentos éticos dos profissionais das Instituições Participantes que atuam na distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento e participantes que atuam na distribuição de produtos de investimento diretamente junto a investidores atendidos nos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais
Empreendedorismo e IntraempreendedorismoCarga horária: 30 horas
Empreendedorismo: conceitos; Intraempreendedorismo: conceito; criatividade e inovação nas empresas; comportamento do empreendedor; características do empreendedor.
Análise Financeira de Cooperativa de CréditoCarga horária: 30 horas
Fundamentos de risco e retorno. Modelos de precificação de títulos. Linha do mercado e títulos (SML). Cooperativas de crédito e bancos comerciais. Indicadores contábeis aplicados à análise de cooperativas de crédito. Indicadores para o monitoramento do desempenho de cooperativas de crédito. Medidas de proteção. Avaliação da estrutura financeira. Qualidade dos ativos. Taxas de retorno e dispêndio. Avaliação de liquidez. Detecção de sinais e crescimento.
Mercado Financeiro e de CapitaisCarga horária: 30 horas
Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Modelos de Gestão de Risco. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista. Relações com Investidores. Os processos de gestão e análise de risco de crédito. Centralização de crédito e suas consequências. Políticas de crédito. As regras do Banco Central para diferentes modalidades de crédito. Risco de crédito e risco operacional. Análise financeira do crédito. Garantias. Política cambial. Aspectos econômicos. Mercado de Capitais (definição e noções gerais).
Gerenciamento de Risco em Análise de CréditoCarga horária: 30 horas
Conceito e relevância do Crédito, Risco de Crédito: os “Cs” de Crédito (caráter, capacidade, capital, colateral e condições). Política de Crédito. Ciclo de Crédito... Informações para Crédito e analise sistemática de crédito. Decisão de Crédito e controle e qualidade de Crédito. Modelos estatísticos para concessão e manutenção de Crédito: Credit Score e Behaviour Score. Bureau de informações do mercado.
Estratégias de Marketing e Relações com os CooperadosCarga horária: 30 horas
Fundamentos do Marketing e Marketing do Varejo; processo de marketing de varejo nas empresas; principais tipos de varejo; conceitos de localização; principais decisões de marketing de varejo; estratégias de Marketing de varejo.
Liderança Eficaz: Comunicação, Ética e NegociaçãoCarga horária: 15 horas
Modelos de Liderança, Neurociência, Fatores Psicológicos que interferem no comportamento humano, A Negociação como Estratégia Comportamental.
Gestão Estratégica de Pessoas e Clima OrganizacionalCarga horária: 30 horas
Contexto e Planejamento de Recursos Humanos. Tendências. Compreensão e compartilhamento das estratégias. Objetivos e propósitos organizacionais: alinhamento com a missão e visão do futuro da empresa. Analise dos mecanismos de ativação de postura proativa coletiva quanto a consecução dos propósitos estratégicos da empresa. Conceituação e dinâmica da cultura organizacional. Diagnostico do Clima organizacional. Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima de desempenho da organização. Análise do exercício do poder, dos estilos de liderança e gerência e das formas de participação na organização. Gestão da cultura direcionada ao alto desempenho da organização. Mudanças e estratégica da organização. Tipos de pesquisa organizacional. Divulgação da pesquisa em forma de ação. Novo profissional estratégico pós pandemia.
Planejamento e Gestão EstratégicaCarga horária: 15 horas
Conceituar planejamento e gestão estratégica, o curso visa desenvolver um processo de avaliação e análise que possa ser aplicado nas cooperativas. Os conceitos transmitidos interligam o cuidado com o planejamento estratégico com a necessidade de um processo de gestão eficiente que garanta os resultados definidos na estratégia.