Análises Clínicas e Toxicológicas

30 vagas
360 h/a
Mensal
Umuarama

Quer saber o investimento?

Receba uma consultoria gratuita sobre o curso, confira valores e todos os detalhes.

Análises Clínicas e Toxicológicas

Por que fazer Análises Clínicas e Toxicológicas?

Objetivos do Curso

Geral:

Proporcionar aos profissionais das Análises clínicas o aprofundamento de seus conhecimentos para a realização de seu papel no exercício da profissão.

Específico(s):

Acrescentar novos conhecimentos relacionados à área das Análises Clínicas e Toxicológicas. Relacionar os conhecimentos práticos e teóricos necessários à profissão.

Público-alvo

Profissionais graduados em Farmácia, Farmácia Generalista e Biomedicina, Ciências Biológicas, Biologia, Medicina.

O que vou aprender durante o curso?

Marcadores TumoraisCarga horária: 15 horas

Avaliar os principais exames laboratoriais relacionados aos marcadores tumorias para os principias tipos de cânceres.

Diagnóstico de Doenças Auto-imuneCarga horária: 15 horas

Avaliar os principais exames laboratoriais usados para diagnosticar as doenças auto-imune.

ImunohematologiaCarga horária: 15 horas

Estudo dos antígenos presentes nas hemácias ou eritrócitos, dos anticorpos correspondentes e de seu significado clínico. Relaciona-se à Hemoterapia ou medicina transfusional, HLA e Imunohistocompatibilidade.

Diagnóstico de LeucemiasCarga horária: 15 horas

Patogenia e classificação das neoplasias hematológicas. Agentes carcinogênicos e alterações cromossômicas nas neoplasias hematológicas. Leucemias agudas e crônicas, linfomas, gamopatias.

Diagnóstico de AnemiasCarga horária: 15 horas

Hematopoese e diagnóstico diferencial das principais anemias microcíticos e macrocíticas.

Hemostasia e CoagulopatiasCarga horária: 15 horas

Avaliação de exames laboratoriais usados para diagnóstico de coagulopatias.

Urinálise e Fluídos CorporaisCarga horária: 30 horas

Avaliação dos exames de urina, espermograma, Líquido Cefalorraquidiano e Líquido Pleural.

Gestão e Administração Laboratorial em Análises ClínicasCarga horária: 15 horas

Economia, gestão de marketing do laboratório clínico. Compras, comodatos e leasing. Administração de pessoas. Negociação com operadoras de planos de saúde e contratualização. Processos licitatórios. Planejamento estratégico e plano de negócio.

Alterações Laboratoriais Causadas Pelo Uso de FármacosCarga horária: 15 horas

Avaliação da interferência nos resultados dos exames provocados pelo uso de medicamentos antes e durante a realização dos exames.

Ética e Legislação em Análises ClínicasCarga horária: 15 horas

Leis e decretos que regulamentam a profissão farmacêutica. Resoluções do Conselho Federal de Farmácias aplicadas às análises clínicas. O Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Legislação sanitária aplicada as análises clínicas (Resoluções da ANVISA). Portarias dos Ministérios: da Saúde, da Educação, do Trabalho, da Agricultura e o Meio Ambiente.

Garantia e Controle de Qualidade em Análises ClínicasCarga horária: 15 horas

Conceitos e ferramentas de controle de qualidade. Registros. Controle interno da qualidade. Regras de controle. Boas práticas laboratoriais. Validação de resultados, sistemas de unidades internacionais (SI) indicadores da qualidade, valores de referência populacionais, demográficos e níveis terapêuticos. Valor preditivo. Controle externo da qualidade. Cálculos básicos.

Toxicologia ClínicaCarga horária: 30 horas

Análises toxicológicas. Metodologias analíticas. Interpretação de resultados. Elaboração de laudos.

Citologia VaginalCarga horária: 15 horas

Patologia e aspectos histopatológicos do trato genital feminino. Alterações reativas do trato genital feminino. Critérios de Malignidade. Atipias de células escamosas de significado indeterminado. Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) e de alto grau (HSIL). Atipias glandulares (AG). Carcinomas escamosos e adenocarcinomas. Reconhecimento de células normais do trato genital feminino. Reconhecimento das alterações reativas do trato genital feminino e agentes específicos. Atipias escamosas e glandulares (ASC, AG). Elaboração de laudos citopatológicos. Exame citológico de material não ginecológico.

Parasitologia ClínicaCarga horária: 15 horas

Diagnóstico parasitológico das prozoonoses e das helmintoses humanas. Diagnóstico parasitológico de doenças produzidas no homem por artrópodes. Aplicação de métodos no diagnóstico laboratorial de parasitas intestinais e sanguíneos. Exame parasitológico. Xenodiagnóstico. Exame de outros líquidos biológicos. Técnicas de isolamento para diagnóstico parasitológico a partir de lesões.

Microbiologia Clínica ICarga horária: 15 horas

Doenças sexualmente transmissíveis. Diagnóstico laboratorial de bacterioses não humanas. Teste de esterilidade em ambientes laboratoriais de tubos múltiplos (NMP). Patogenia viral. Viroses específicas. Vírus relacionados às infecções exantemáticas. Hepatites virais. Vírus relacionados à síndrome gastroenterite, à imunodeficiência e/ou oncogenicidade, às infecções do trato respiratório, a dengue e da rubéola. Rotavírus, adenovírus. Diagnóstico laboratorial de viroses não humanas. Infecções fúngicas. Técnicas de suscetibilidade para fungos. Diagnóstico laboratorial de micoses não humanas.

Microbiologia Clínica IICarga horária: 15 horas

Diagnóstico laboratorial de exame direto e cultura. Coleta de material biológico, transporte e armazenamento. Estafilococos, estreptococos beta hemolíticos, estreptococos alfa hemolíticos, bastonetes Gram negativos não fermentadores, anaeróbios, micobactérias, microbiota humana, corinebactérias e meningites bacterianas. Infecções do trato gastrintestinal e genito urinário. Isolamento e identificação de cocos. Bastonetes Gram negativos não fermentadores Enterobactericeae. Teste de susceptibilidade aos antimicrobianos. Baciloscopia e cultura de Mycobacterium sp. Bacterioscopia e cultura de Haemophilus. Neisseria, Treponema (superfície epidérmica, orofaringe e nasofaringe), Corynebaterium sp e Neisseria sp. Contagem de colônias de amostras de urina. Automação.

Imunologia ClínicaCarga horária: 30 horas

Imunidade anti-infecciosa: resposta imune inata e adquirida contra patógenos intracelulares e extracelulares. Fundamentos do imunodiagnóstico. Imunoglobulinas. Anticorpos monoclonais e imunodiagnóstico. Antígenos. Reação antígeno-anticorpo e sua detecção. Hipersensibilidades imediata e tardia. Alergia alimentar e alergia a drogas. Imunopatologia: o modelo da hanseníase. Imunopatologia e imunodiagnóstico da AIDS. Diagnóstico baseado na detecção de ácidos nucléicos. Imunopatologia e diagnóstico da dengue. Bioética, genoma e diagnóstico na era pós genômica. Biologia molecular e diagnóstico. Reação em Cadeia da Polimerase para detecção e quantificação de patógenos. Diagnóstico de Hipersensibilidade Imediata e Tardia. Citometria e fluxo para contagem de linfócitos T CD3+, CD4+, CD8+. Imunofluorescência e o diagnóstico sorológico da toxoplasmose. Immunoblotting “padrão ouro” para confirmação do diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV. Hemaglutinação e o diagnóstico sorológico da Doença de Chagas. Quantificação das imunoglobulinas plasmáticas: IgM, IgG, IgE e IgA. ELISA. Diagnóstico das principais doenças auto-imunes

Biologia Molecular aplicado ao Diagnóstico ClínicoCarga horária: 15 horas

Aplicabilidade das técnicas de Biologia Molecular no diagnóstico molecular das doenças: metabólicas, hereditárias, infecto contagiosas, hematológicas e das neoplasias. Estudo de vínculo genético e outros exames forenses. Técnicas eletroforéticas aplicadas à análise de ácidos nucléicos.

Bioquímica ClínicaCarga horária: 30 horas

Obtenção e conservação de amostras para dosagens bioquímicas, interferências de variações biológicas e analíticas. Padronização em Bioquímica Clínica e métodos analíticos. Avaliação laboratorial da função pancreática, da função renal, hepática, das dislipidemias, dos distúrbios ósseos e musculares, dos distúrbios do metabolismo de ferro, do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base e avaliação bioquímica de líquidos biológicos extras vasculares. Marcadores cardíacos e tumorais. Controle de qualidade em Bioquímica Clínica e automação. Padronização e avaliação da glicemia. Hemoglobina glicada. Curvas de tolerância à glicose. Microalbuminúrica. Proteinograma. Eletroforese de proteínas. Ácido úrico. Ureia. Creatinina. Colesterol. Triglicérides. Bilirrubinas. Enzimas. Íons.

Avaliação da Função EndócrinaCarga horária: 15 horas

Avaliar a dosagem de hormônios tireoidianos, pancreáticos, hipofisários, suprarrenais, paratireoidianos, hipotalâmicos, ovarianos, testiculares entre outros.

Corpo Docente

docente titulação
Giuliana Zardeto Sabec
Giuliana Zardeto Sabec (Coordenador) Mestre
Douglas Rossi Jesus
Douglas Rossi Jesus (Coordenador) Mestre
Cristina Lorena Massocato
Cristina Lorena Massocato Doutora
Patrícia Amaral Gurgel Velasquez
Patrícia Amaral Gurgel Velasquez Mestre
Edina Orelli
Edina Orelli Especialista
Rhanany Alan Calloi Palozi
Rhanany Alan Calloi Palozi Mestre
Natiele Miranda
Natiele Miranda Doutora
Nelton Anderson Bespalez Correa
Nelton Anderson Bespalez Correa Mestre
Adma Soraia Serea Kassem
Adma Soraia Serea Kassem Mestre
Sandra Nakamura
Sandra Nakamura Doutora
Juliana Cogo
Juliana Cogo Doutora
Leonardo Garcia Velasquez
Leonardo Garcia Velasquez Doutor
Emerson Luiz Botelho Lourenço
Emerson Luiz Botelho Lourenço Doutor
Graziela Rodrigues Ródio
Graziela Rodrigues Ródio Mestre
Aline dos Santos Loução Ceranto
Aline dos Santos Loução Ceranto Especialista

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Você tem desconto nesse curso

  • Para quem se formou em 2021: 30% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Para quem se formou até 2020: 25% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Para quem já tem uma Especialização: 30% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos: 50% de desconto nas mensalidades do curso.
  • Efetivos de Órgãos de Segurança (Polícia Militar, Civil e Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros: 30% de descontos nas mensalidades do curso.

Conheça a Especialização Unipar

  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

Quero me Inscrever

Detalhes da Oferta

Umuarama

Inscrições
Entre 1 de Dezembro de 2021 e 10 de Maio de 2022.
Documentação Necessária
  • (1) Fotocópia do Diploma
  • (1) Fotocópia do RG
  • (1) Fotocópia do CPF
  • (1) Foto 3x4 recente
  • (1) Fotocópia do comprovante de residência.
Início do Curso

13 de Maio de 2022

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Mensal
Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados: 7h30 as 11h50 e das 13h00 as 17h20.

Obs: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, alguns sábados encerrarão às 13h30.

Número de Vagas
30 vagas
Carga Horária
360 h/a

Como me Inscrevo?

Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.

Inscreva-se
  • Inscrição

    Faça a sua inscrição no ambiente de inscrições.

    Comece agora
  • Documentação

    A matrícula está condicionada à entrega da documentação necessária na sua unidade ou polo de apoio.

  • Matrícula

    A taxa de matrícula é disponibilizada via boleto ou cartão de crédito no ato da entrega da documentação.

  • Início das aulas

    Bem-vindo(a)! Após entregar a documentação e pagar a taxa de matrícula, você inicia as aulas do curso de pós-graduação escolhido.

Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

Análises Clínicas e Toxicológicas

Inscreva-se Agora