Marcadores TumoraisCarga horária: 15 horas
Avaliar os principais exames laboratoriais relacionados aos marcadores tumorias para os principias tipos de cânceres.
Diagnóstico de Doenças Auto-imuneCarga horária: 15 horas
Avaliar os principais exames laboratoriais usados para diagnosticar as doenças auto-imune.
ImunohematologiaCarga horária: 15 horas
Estudo dos antígenos presentes nas hemácias ou eritrócitos, dos anticorpos correspondentes e de seu significado clínico. Relaciona-se à Hemoterapia ou medicina transfusional, HLA e Imunohistocompatibilidade.
Diagnóstico de LeucemiasCarga horária: 15 horas
Patogenia e classificação das neoplasias hematológicas. Agentes carcinogênicos e alterações cromossômicas nas neoplasias hematológicas. Leucemias agudas e crônicas, linfomas, gamopatias.
Diagnóstico de AnemiasCarga horária: 15 horas
Hematopoese e diagnóstico diferencial das principais anemias microcíticos e macrocíticas.
Hemostasia e CoagulopatiasCarga horária: 15 horas
Avaliação de exames laboratoriais usados para diagnóstico de coagulopatias.
Urinálise e Fluídos CorporaisCarga horária: 30 horas
Avaliação dos exames de urina, espermograma, Líquido Cefalorraquidiano e Líquido Pleural.
Gestão e Administração Laboratorial em Análises ClínicasCarga horária: 15 horas
Economia, gestão de marketing do laboratório clínico. Compras, comodatos e leasing. Administração de pessoas. Negociação com operadoras de planos de saúde e contratualização. Processos licitatórios. Planejamento estratégico e plano de negócio.
Alterações Laboratoriais Causadas Pelo Uso de FármacosCarga horária: 15 horas
Avaliação da interferência nos resultados dos exames provocados pelo uso de medicamentos antes e durante a realização dos exames.
Ética e Legislação em Análises ClínicasCarga horária: 15 horas
Leis e decretos que regulamentam a profissão farmacêutica. Resoluções do Conselho Federal de Farmácias aplicadas às análises clínicas. O Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Legislação sanitária aplicada as análises clínicas (Resoluções da ANVISA). Portarias dos Ministérios: da Saúde, da Educação, do Trabalho, da Agricultura e o Meio Ambiente.
Garantia e Controle de Qualidade em Análises ClínicasCarga horária: 15 horas
Conceitos e ferramentas de controle de qualidade. Registros. Controle interno da qualidade. Regras de controle. Boas práticas laboratoriais. Validação de resultados, sistemas de unidades internacionais (SI) indicadores da qualidade, valores de referência populacionais, demográficos e níveis terapêuticos. Valor preditivo. Controle externo da qualidade. Cálculos básicos.
Toxicologia ClínicaCarga horária: 30 horas
Análises toxicológicas. Metodologias analíticas. Interpretação de resultados. Elaboração de laudos.
Citologia VaginalCarga horária: 15 horas
Patologia e aspectos histopatológicos do trato genital feminino. Alterações reativas do trato genital feminino. Critérios de Malignidade. Atipias de células escamosas de significado indeterminado. Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) e de alto grau (HSIL). Atipias glandulares (AG). Carcinomas escamosos e adenocarcinomas. Reconhecimento de células normais do trato genital feminino. Reconhecimento das alterações reativas do trato genital feminino e agentes específicos. Atipias escamosas e glandulares (ASC, AG). Elaboração de laudos citopatológicos. Exame citológico de material não ginecológico.
Parasitologia ClínicaCarga horária: 15 horas
Diagnóstico parasitológico das prozoonoses e das helmintoses humanas. Diagnóstico parasitológico de doenças produzidas no homem por artrópodes. Aplicação de métodos no diagnóstico laboratorial de parasitas intestinais e sanguíneos. Exame parasitológico. Xenodiagnóstico. Exame de outros líquidos biológicos. Técnicas de isolamento para diagnóstico parasitológico a partir de lesões.
Microbiologia Clínica ICarga horária: 15 horas
Doenças sexualmente transmissíveis. Diagnóstico laboratorial de bacterioses não humanas. Teste de esterilidade em ambientes laboratoriais de tubos múltiplos (NMP). Patogenia viral. Viroses específicas. Vírus relacionados às infecções exantemáticas. Hepatites virais. Vírus relacionados à síndrome gastroenterite, à imunodeficiência e/ou oncogenicidade, às infecções do trato respiratório, a dengue e da rubéola. Rotavírus, adenovírus. Diagnóstico laboratorial de viroses não humanas. Infecções fúngicas. Técnicas de suscetibilidade para fungos. Diagnóstico laboratorial de micoses não humanas.
Microbiologia Clínica IICarga horária: 15 horas
Diagnóstico laboratorial de exame direto e cultura. Coleta de material biológico, transporte e armazenamento. Estafilococos, estreptococos beta hemolíticos, estreptococos alfa hemolíticos, bastonetes Gram negativos não fermentadores, anaeróbios, micobactérias, microbiota humana, corinebactérias e meningites bacterianas. Infecções do trato gastrintestinal e genito urinário. Isolamento e identificação de cocos. Bastonetes Gram negativos não fermentadores Enterobactericeae. Teste de susceptibilidade aos antimicrobianos. Baciloscopia e cultura de Mycobacterium sp. Bacterioscopia e cultura de Haemophilus. Neisseria, Treponema (superfície epidérmica, orofaringe e nasofaringe), Corynebaterium sp e Neisseria sp. Contagem de colônias de amostras de urina. Automação.
Imunologia ClínicaCarga horária: 30 horas
Imunidade anti-infecciosa: resposta imune inata e adquirida contra patógenos intracelulares e extracelulares. Fundamentos do imunodiagnóstico. Imunoglobulinas. Anticorpos monoclonais e imunodiagnóstico. Antígenos. Reação antígeno-anticorpo e sua detecção. Hipersensibilidades imediata e tardia. Alergia alimentar e alergia a drogas. Imunopatologia: o modelo da hanseníase. Imunopatologia e imunodiagnóstico da AIDS. Diagnóstico baseado na detecção de ácidos nucléicos. Imunopatologia e diagnóstico da dengue. Bioética, genoma e diagnóstico na era pós genômica. Biologia molecular e diagnóstico. Reação em Cadeia da Polimerase para detecção e quantificação de patógenos. Diagnóstico de Hipersensibilidade Imediata e Tardia. Citometria e fluxo para contagem de linfócitos T CD3+, CD4+, CD8+. Imunofluorescência e o diagnóstico sorológico da toxoplasmose. Immunoblotting “padrão ouro” para confirmação do diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV. Hemaglutinação e o diagnóstico sorológico da Doença de Chagas. Quantificação das imunoglobulinas plasmáticas: IgM, IgG, IgE e IgA. ELISA. Diagnóstico das principais doenças auto-imunes
Biologia Molecular aplicado ao Diagnóstico ClínicoCarga horária: 15 horas
Aplicabilidade das técnicas de Biologia Molecular no diagnóstico molecular das doenças: metabólicas, hereditárias, infecto contagiosas, hematológicas e das neoplasias. Estudo de vínculo genético e outros exames forenses. Técnicas eletroforéticas aplicadas à análise de ácidos nucléicos.
Bioquímica ClínicaCarga horária: 30 horas
Obtenção e conservação de amostras para dosagens bioquímicas, interferências de variações biológicas e analíticas. Padronização em Bioquímica Clínica e métodos analíticos. Avaliação laboratorial da função pancreática, da função renal, hepática, das dislipidemias, dos distúrbios ósseos e musculares, dos distúrbios do metabolismo de ferro, do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base e avaliação bioquímica de líquidos biológicos extras vasculares. Marcadores cardíacos e tumorais. Controle de qualidade em Bioquímica Clínica e automação. Padronização e avaliação da glicemia. Hemoglobina glicada. Curvas de tolerância à glicose. Microalbuminúrica. Proteinograma. Eletroforese de proteínas. Ácido úrico. Ureia. Creatinina. Colesterol. Triglicérides. Bilirrubinas. Enzimas. Íons.
Avaliação da Função EndócrinaCarga horária: 15 horas
Avaliar a dosagem de hormônios tireoidianos, pancreáticos, hipofisários, suprarrenais, paratireoidianos, hipotalâmicos, ovarianos, testiculares entre outros.