Com o tema “Práticas e saberes na contemporaneidade”, evento contou com 5 dias de programação e com a participação de acadêmicos de todos os períodos do curso
O XXII Simpósio de Psicologia ocorreu na Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, e reuniu acadêmicos de todos os períodos do curso para uma semana intensa e diferenciada de aprendizado.
Realizado na última semana de agosto, o evento teve como tema “Práticas e saberes na contemporaneidade” e colocou os acadêmicos como foco, sendo eles os responsáveis pela a organização. “Os alunos elegeram uma comissão para o simpósio, organizaram também uma eleição de temáticas, buscaram palestrantes, a organização geral e, principalmente, momentos onde eles puderam trocar ideias, conviver com os colegas de todos os períodos e ter esse sentimento de pertencimento ao curso”, explica a coordenadora do curso de Psicologia, Juliana Klein.
Para o acadêmico do 4º período Jonatas Baldin de Oliveira, um dos responsáveis pela organização, a experiência foi enriquecedora. “Tem sido uma experiência maravilhosa e de muito contato com o alunado, de interagir, dialogar e abrir um pouco os nossos horizontes”. Ele complementa ainda que a semana contribui para a formação acadêmica, além da teoria. “A gente precisa desses espaços para além dos muros da Universidade, conversar com pessoas de fora, que possam nos ensinar, que a gente possa fazer desse um momento de compartilhamento dentro da nossa área da psicologia”.
Durante o simpósio, os alunos participaram de uma palestra de abertura e roda de conversa com o Psicólogo e Filosofo, Rafael Trindade, já a segunda noite foi voltada para minicursos, relacionados ao tema macro do evento. Houve também uma noite científica, em que os alunos apresentaram trabalhos realizados em sala de aula. Na quarta noite, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar da palestra “Psicologia online: ética, segurança e redes sociais”, um evento a parte, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia.
O encerramento do simpósio ocorreu com a Psicóloga Maylla Chaveiro, que tratou sobre interseccionalidade na psicologia clínica com os alunos. “Esse é um conceito que traz a importância de percebermos as peculiaridades da construção subjetiva de cada pessoa. Por exemplo, se a minha paciente é uma mulher indígena, como eu vou atendê-la, o que eu preciso me atentar para ela receber todo o suporte necessário, para que ela consiga potencializar sua saúde mental. Esse conceito vai conjugar as categorias, por exemplo, gênero, raça e etnia, orientação sexual, se é uma pessoa com deficiência ou não, para que eu consiga oferecer um suporte psicológico aliado com os direitos humanos”.
Todo o conteúdo do simpósio foi pensado para complementar o que está sendo visto em sala de aula, abordando temas e reflexões a respeito da prática da psicologia na atualidade, conforme finaliza a coordenadora do curso: “o simpósio tem essa preocupação em trazer temáticas contemporâneas e necessárias para ampliar o conhecimento dos alunos dentro da psicologia, bem como, garantir uma formação de qualidade, comprometida eticamente e com responsabilidade social”.