Webinar promovida pelo curso de Sistemas de Informação aborda crimes cibernéticos

Publicado em 28 de Maio de 2021 às 13:00

Evento remoto teve a participação de perito criminal da Polícia Científica do Paraná

No último dia 27, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou a Webinar ‘Computação Forense no Combate a Crimes Cibernéticos’.

Com a condução dos professores Claudete Werner, Jaime William Dias, Wyllian Fressatti e Tiago Piperno Bonetti, o momento contou com a participação do perito criminal Evandro Luiz Lustre, chefe da Polícia Científica de Paranavaí. Ele também é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Segurança da Informação e mestrando em Ciência da Computação.

Mais de 300 pessoas - alunos dos cursos presenciais e semipresenciais - acompanharam a live, que foi transmitida pelo Youtube. “Durante todo esse período de distanciamento social, os nossos eventos e projetos de ensino e extensão não pararam, foram apenas adequados à nova realidade”, pontuou a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Claudete Werner, acrescentando também, que agora ganharam proporções muito maiores, já que é possível engajar remotamente palestrantes do cenário nacional e internacional.

Dentro do tema proposto, Evandro falou a respeito dos crimes cibernéticos, de como acontece o processo de investigação desses crimes, da computação forense, da atuação do perito forense, da  formação acadêmica para ser um perito criminal na área de computação (graduação, especialização e certificações) e ainda abordou sobre o software israelence ‘Cellebrite Premium’ – que é para uso exclusivo de autoridades policiais e funciona como a principal ferramenta para desbloquear os celulares e rastrear informações contidas nos aparelhos – além da Lei geral de proteção de dados (LGPD), que trata da segurança da informação.

Assista à palestra, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=hukx4kFqO7U