Vigilância epidemiológica de região fronteiriça é tema no Simpósio de Ciência Animal

Publicado em 16 de Agosto de 2018 às 16:00

Evento reuniu graduandos, mestrandos e doutorandos da Unipar, além de estudantes de outras instituições de ensino

Um sucesso! Assim foi avaliado pela coordenação o resultado do 6º Simpósio e 12ª Mostra Científica do programa de mestrado e doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense. Realizado no Câmpus-Sede da Unipar, em Umuarama, o evento reuniu mais de 120 participantes, entre professores e estudantes de diversos cursos da Unipar e de outras instituições de ensino superior (em 28/7).

A coordenadora do programa, professora Daniela Dib, fez a abertura do evento, destacando a importância do evento na formação acadêmica dos participantes. Em seguida, o professor Douglas Dragunski, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Câmpus Toledo, ministrou a palestra ‘Uso de nanofibras poliméricas como curativos’. A palestra seguinte foi com o professor Robson Michel Delai, do UDC (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas), de Foz do Iguaçu, que abordou o tema ‘Vigilância epidemiológica de região fronteiriça’.

Para falar sobre ‘Atualização na transferência de embriões em equinos’ foi convidado o médico veterinário do Haras Two Brothers, em Umuarama, Alexandre Ribas Dias Reis. Do curso de Medicina Veterinária da Unipar veio o professor José Ricardo Pachaly, explorando o tema: ‘Pets, pessoas e saúde’.

A programação continuou com as palestras ‘Proteômica como ferramenta de investigação biológica’, proferida pela professora Lidiane Nunes Barbosa, da Unipar; ‘Empreendedorismo - como impulsionar seu negócio’, discutido por Anderson Cia, diretor-geral da Minerphós, em Umuarama; e ‘Biotécnicas utilizadas na reprodução de cães’, discutido por Carlos Renato Guaitolini, médico veterinário e doutor em Reprodução Animal.

“Procuramos destacar a importância dos produtos bioativos e sua utilização em saúde única, além de apresentar outros temas de grande relevância na área”, afirmou Dib, ressaltando que os objetivos, assim como nas edições anteriores, foram alcançados.