Viagem técnica: Estudantes de Engenharia Civil fazem tour pelo Sul do Brasil

Publicado em 11 de Fevereiro de 2020 às 17:00

Curitiba, Balneário Camboriú, Tijucas e Brusque foram as cidades prestigiadas

O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, fechou o ano letivo de 2019 em grande estilo, com a tradicional visita técnica cultural. O destino escolhido desta vez foi a capital paranaense, Curitiba, e o litoral de Santa Catarina, compreendendo as cidades de Balneário Camboriú, Tijucas e Brusque, localizadas em uma região próspera e com muitas indústrias de grande porte.

“Esse projeto que visa ampliar a visão dos alunos para o mundo da Engenharia, possibilitando o contato com grandes obras e empresas do ramo e promovendo uma melhor formação em áreas diversas, inclusive o empreendedorismo, pois nas visitas eles recebem informações técnicas e também históricas das empresas, verificando como cada uma foi criada e por quais percalços e dificuldades passaram até o momento autal”, explica a coordenadora do curso, professora Vanda Zago, que acompanhou o grupo.

O roteiro começou por Curitiba, onde o grupo foi conhecer um ícone do urbanismo brasileiro, o Jardim Botânico. Lá os alunos se encantaram com as imagens e sensações proporcionadas pelo local. Para o almoço, o local escolhido foi o Shoping Paladium, no bairro do Portão, onde puderam observar a grandiosidade da edificação e suas soluções de Engenharia.

“Para alunos de Engenharia Civil, todo local proporciona algum tipo de conhecimento, inclusive o trajeto onde podem verificar as soluções tomadas em vias e infraestruturas”, lembra a coordenadora.

À tarde, a visita foi na Tecverde ​- Construção Civil Eficiente em Wood Frame, empresa que produz edificações em sistema construtivo Wood Frame, como o tradicionalmente utilizado pelos americanos, fabricado a partir de estrutura de madeira e revestido com placas em gesso.

“Nossos alunos ficaram fascinados com a tecnologia inovadora da empresa e todo o processo informatizado de fabricação, que é um processo programado e controlado, desde a entrada da matéria prima até o carregamento dos caminhões”, afirma a professora Vanda.

Seguindo viagem para Santa Catarina, o próximo destino foi Balneário Camboriú, considerada umas das cidades mais visitadas do litoral catarinense. Lá, os futuros engenheiros puderam vislumbrar de perto sobre o quanto a Engenharia pode ser grandiosa, pois na cidade está em construção o edifício mais alto da América Latina. Outra grande obra do município é a Passarela da Barra, que proporcionou acessibilidade e facilitação aos moradores, fazendo a ligação da Barra sul ao Bairro da Lagoa via Rio Camboriú.

Por ser uma cidade turística, Balneário Camboriú explora os espaços, sendo que um dos pontos turísticos mais procurados é o Bondinho. “O local é uma ótima oportunidade de aprendizado para os alunos, pois envolve várias obras de engenharia para sua construção e também para a sua manutenção. E como se diz, quando se estuda Engenharia, para onde se olha é possível aprender algo”, ressalta a coordenadora do curso da Unipar.

De Balneário os visitantes seguiram para a cidade de Tijucas, onde conheceram uma das maiores indústrias de materiais de construção do sul do país, a Portobello. A fábrica produz porcelanatos para acabamentos diversos e também possui lojas em várias regiões do país. O grupo recebeu informações sobre o histórico da empresa e os obstáculos que ela teve que transpor para se tornar uma das maiores indústrias do setor no país e também observou toda a tecnologia empregada para fabricação dos produtos.

“Foi um verdadeiro “banho” de tecnologia e inovação. Também puderam entender todo o processo de fabricação e entender como um material tão utilizado na construção civil é fabricado”, disse a professora.

Já em Brusque, a empresa visitada foi a Construmaq, empresa do grupo IW8, que fabrica equipamentos para a indústria da construção civil, como balancins, andaimes, baldes para gruas, bandejas de proteção, entre outros produtos necessários no canteiro de obras. Ainda na empresa, antes de iniciarem a visita no pátio da fábrica, os alunos puderam conhecer um pouco sobre a história da empresa, desde a sua fundação, passando pelas transformações e dificuldades que enfrentaram, até chegar ao sucesso que alcançaram na atualidade.

Para alguns, foi um aprendizado muito importante e inspirador para a futura vida profissional. Na visita à planta fabril, os alunos puderam conhecer os vários produtos e também a função e indicação de utilização de cada um deles, ampliando sua formação na área da construção civil e do canteiro de obras.

Na avaliação da coordenadora, toda a viagem foi muito proveitosa em todos os sentidos, tanto técnico como cultural, além de muito divertido. Para a aluna Natália Pinheiro D’Onofre, “foi uma oportunidade de não só fortalecer os laços com os colegas, mas também de abrir caminho para o mundo da construção civil. Nos depararmos com a magnitude de tantas obras e conhecemos o funcionamento de grandes empresas”.