Unipar sedia curso de profissionais da UPA de Guaíra

Publicado em 25 de Agosto de 2023 às 14:42

Atualização foi conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente, do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste — CONSAMU

Na última semana, a Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra sediou o curso anual de atualização dos profissionais de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento — UPA.

A capacitação aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Saúde e ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente, do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste — CONSAMU. Os temas abordados foram: apresentação da estrutura do CONSAMU e portaria 2048/2002, Ressuscitação cardiopulmonar adulto e infantil, vítima de trauma, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, manobras de heimlich (paciente adulto e pediátrico), técnicas de comunicação e abordagem ao paciente psiquiátrico.

Na oportunidade, a direção de enfermagem da UPA abriu espaço para estudantes do curso de Enfermagem da Unipar participarem e conhecerem a estrutura dos serviços, bem como a realidade da atuação do enfermeiro no dia a dia.

Segundo a organização, a importância dessa atualização dos profissionais alinha-se à oferta de um serviço de qualidade à população.