Unipar sedia 18º Fórum de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em 19 de Maio de 2023 às 10:56

Evento organizado pela Assistência Social do município, reuniu crianças, adolescentes, acadêmicos e servidores da rede de proteção social

Importante evento, realizado ontem, na Universidade Paranaense - Unipar marcou as ações da campanha Maio Laranja, em Cascavel. 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e foi lembrado por meio de reflexões voltadas à proteção infanto-juvenil.

O 18º Fórum de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes foi promovido pela Secretaria de Assistência Social de Cascavel e Conselho Municipal.

Como acontece todos os anos, a Universidade foi parceira, recebendo servidores da rede de proteção social e educadores, além de acadêmicos. O evento contou com duas palestras, mediadas pela coordenadora da Rede de Atenção e Proteção Social de Cascavel, Poliana Lauther.

Um dos temas ‘Garanta a escuta protegida e evite a revitimização’ foi abordado pelas técnicas do Setor de Escuta Especializada do Município, Graziela Damian e Daniele Fréz. E, o outro, ‘Por que o abuso sexual infantil também é problema seu?’, pela psicóloga e escritora Juliana Molina, autora do livro Rabicho e o Carinho Esquisito.

A programação contou, também, com apresentações artísticas de crianças e adolescentes que participam dos Centros da Juventude e dos Centros de Convivência Intergeracional.

Autoridades compuseram a mesa de honra e abriram o evento: o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o diretor da Unipar, Raphael Sahd, o secretário da Assistência Social, Hudson Márcio Moreschi Júnior, o promotor de Justiça Luciano Machado, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Tereza Chaves, a conselheira tutelar Patrícia Paranhos, e o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola.

Na noite anterior (17), a Unipar também sediou o 6º Seminário sobre Abuso Sexual, promovido pela Instituição ASA – Abusados Sexualmente Anônimos, que esclareceu sobre abuso sexual, pedofilia e as consequências emocionais. O objetivo dos eventos é conscientizar sobre o número de casos no Brasil, sinais e sintomas apresentados pela pessoa abusada, além de prevenir, ensinando a criança a se proteger, e incentivar a denúncia.