Unipar recebe visita internacional de professora do Tecnológico de Monterey, no México

Publicado em 3 de Outubro de 2022 às 11:29

Silvia Olivares esteve na sede da Instituição, em reuniões na pós-graduação, Copex, Medicina e Reitoria

Neste dia 27 de setembro, a Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama recebeu a visita internacional da professora Silvia Lizett Olivares Olivares, do Tecnológico de Monterey, no México. Ela foi recepcionada pela professora Marina Gimenes e, além de conhecer a estrutura da Instituição, também participou de algumas reuniões.

Na pós-graduação e Copex (Coordenadoria de Pesquisa e Pós-graduação), a reunião foi com os professores Emerson Botelho (on-line), Celso Iocohama, Odair Alberton, Daniela Dib e Evellyn Lovato. Eles fizeram um acordo unilateral, que é um convênio guarda-chuva para a realização de projetos pontuais em conjunto com o Tecnológico de Monterey, nas áreas de convergência dos programas de pós-graduação, inclusive com a possibilidade de intercâmbio de alunos e professores das duas instituições para estudos.

Silvia também esteve com acadêmicos (Rafael Pereira, Roney Menegueti e Ana Beatriz Lopes) da Medicina, momento em que ela abordou questões ligadas ao futuro, questionamentos em pauta na profissão do médico e a importância da filosofia de trabalho centrada no paciente, que vai além do diagnóstico. Além disso, mencionou a telemedicina como recurso importante atualmente na quebra de paradigmas.

No Pró-Magíster, foi presenteada pelo professor Luiz Roberto Prandi com a obra ‘Ensino Remoto - experiências no Ensino Superior’.

A visita foi finalizada na Reitoria, onde Silvia foi recebida pelo Reitor, Dr. Carlos Eduardo Garcia. Na oportunidade, eles conversaram bastante sobre os modelos de trabalho de cada instituição, as inovações e projetos que permitem um ensino cada vez mais qualificado e em acordo com as visões de futuro.

“Silvia gostou bastante do que viu aqui na Unipar, deu sugestões interessantes e mostrou um pouco do que vivencia no México”, concluiu a professora Marina.

Última atualização em 5 de Outubro de 2022 às 10:13