Unipar recebe coletânea de um dos primeiros jornais impressos de Umuarama

Publicado em 29 de Abril de 2022 às 11:56

Acervo jornalístico do periódico ‘O Ferrão’ foi entregue à direção geral para compor a biblioteca da universidade

Na manhã de 29 de abril, a direção geral da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, recebeu a visita do senhor Rômulo Rauen, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Umuarama. Ele foi recepcionado pela diretora, a professora Fernanda Garcia Velasquez, para realizar a entrega oficial de uma relíquia jornalística, destinada a compor o acervo da biblioteca da universidade.

Trata-se de uma coletânea de publicações de um dos primeiros jornais impressos que circularam em Umuarama, na década de 1960, o periódico ‘O Ferrão’. Acompanhando o rico material, estava uma carta do editor do jornal na época, o advogado Jamil Jorge Hellu, que já reside nos Estados Unidos há mais de 25 anos. “Com a esperança de que a presente doação possa dar àqueles que a consultarão uma pequena visão da outrora Umuarama, parafraseio a escritora americana Lois Lowry: As memórias não são apernas sobre o passado, elas determinam o nosso futuro”, escreveu Hellu.

Segundo Romulo Rauen, a Unipar é o melhor espaço de acolhimento dessas publicações, já que congrega em seu espaço a circulação de ideias, conhecimento, ensino e saber. “Sabemos que a Unipar saberá aproveitar a doação de forma positiva. Definitivamente, o material está em excelentes mãos”, enfatizou.

Para a diretora Fernanda, é uma grande honra receber em mãos esse compilado tão nobre de acontecimentos que estão registrados na história de Umuarama. “Já começo a fazer projetos de como tudo isso pode ser apresentado aos nossos alunos, tamanha riqueza e genialidade estão contempladas nas páginas deste acervo memorável”, destacou a professora.

O FERRÃO

O pequeno periódico apresentava-se em formato tabloide, tinha circulação gratuita e era intitulado como ‘jornal de férias’. A primeira edição semanal publicada contemplou os dias 2 a 8 de janeiro de 1966, e foi impressa na vizinha cidade de Cruzeiro do Oeste, que na época, possuía mais recursos que Umuarama. A publicação depois tornou-se mensal e era voltada aos acontecimentos sociais da cidade. O jornal ainda teve como suplemento ‘O Ferrãozinho’, que continha tirinhas da Turma da Mônica, com criação do cartunista Maurício de Souza, e foi o primeiro jornal do interior brasileiro a publicar tais animações.