Unipar realiza Semana Acadêmica Integrada da Saúde

Publicado em 29 de Outubro de 2021 às 09:00

Participaram os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Estética; programação teve minicursos, palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e fóruns

A Universidade Paranaense – Unipar realizou, nos últimos dias, evento integrado dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Estética e Cosmética, da Unidade de Cascavel. A palestra de abertura teve como tema ‘Uso das redes sociais e marketing digital na atividade profissional’, ministrada pelo professor Thiago do Nascimento.

O evento foi presencial, no auditório da Unipar. Nascimento é biomédico, doutorando, empreendedor e influenciador em seu perfil nas redes sociais, onde tem mais de 110 mil seguidores. Sua fala percorreu todos esses assuntos, incluindo networking durante a faculdade, importância da capacitação constante e como o empreendedorismo está presente na área da saúde.

“A ideia é possibilitar ao estudante pensar além das habilitações. Empreender não é uma habilitação é uma área de atuação e serve para todas as áreas da saúde. Queremos refletir sobre como o aluno usa os artifícios tecnológicos para se promover e divulgar o seu portfólio de conhecimento e como isso impacta no mercado de trabalho, negativa ou positivamente”, disse.

Após a abertura, os cursos seguiram programações específicas durante a semana, congregando palestras, workshops, minicursos e fóruns. Os eventos reuniram acadêmicos, professores e profissionais das áreas.

IV Simpósio de Estética e Cosmética montou a famosa Feira de Produtos e Equipamentos em Estética

Temáticas atuais e profissionais que são destaques no mundo da beleza compartilharam conhecimentos. Foram temas: ‘Inspiration for formandas’, com Jéssica Caroline; ‘Esteticista: como manter-se interessante no mercado de trabalho’, com Carolina de Paula; ‘Síndrome do ovário policístico – fisiopatologia e influência da mulher’, com a Dra. Karin Frank; ‘Desvendando a criolipólise’, com Isabela Mertz; ‘Hidra gloss lips’, com Karine Donato; ‘O poder sinergético dos óleos essenciais’, com Luana Tedesco; ‘Express soft make-up’, com Djulian Peiter; ‘Trico-fix: tratamento integral para saúde capilar’, com Débora Mourão.

Teve, ainda, Fórum de Egressos, formado por Débora Mourão - Delvitta Cosméticos, Karin Weiss - Kafofo Cabelereiros, Karine Donato - Karine Donato Estética, e Milena Lorencete - docente da Unipar. Também, apresentação de banners científicos e, com o sucesso de todos os anos, a Feira de Produtos e Equipamentos de Estética.

Semana Acadêmica de Enfermagem traz XV edição do Fórum de Egressos

Semana abordou o ‘Aleitamento materno’, com Jociane Castro; ‘Ressuscitação cardiopulmonar’, com Hayani Sanches e Gracy Schroeder; ‘Auriculoterapia’, Daisy Rodrigues; ‘Abordagem de enfermagem extrahospitalar’, com João Paulo Rodrigues; ‘Neuroanatomia’, com Dr. Ícaro Soler Lopes; ‘Competências do Enfermeiro na Atenção Primária’, com Sônia Pozzebon; ‘Ozonioterapia’, com Darcy Rodrigues; ‘Eletroencefalograma’, com Aluana Moraes; e ‘Enfermagem na assistência a feridas’, com Simone Grein.

A programação contou também o XV Fórum de Egressos, acerca da temática ‘Desafios na liderança de Enfermagem’, com o enfermeiro Eledir do Santos. Em seguida, egressos compartilharam vivências em residências de Enfermagem.

Semana da Biomedicina contempla diversas áreas de atuação do profissional

Vasto conteúdo foi ampliado no evento, como ‘Atuação do biomédico na reprodução humana’, com Ana Paula Kussler; ‘Atuação do biomédico na perícia criminal’, com Thiago Massuda; ‘Autocoleta: um novo desafio no rastreamento do câncer de colo uterino’, com Marcos Zonta; ‘Casos clínicos em morfologia hematológica’, com a Dra. Perla Vicari; ‘Atuação do biomédico em agência transfusional’, com Gabriela de Oliveira; e ‘Perfusão e circulação extracorpórea’, com Bruno Herrera.

A coordenação também organizou o Fórum de Egresso e Fórum Pedagógico, palestrando o professor Raphael Sahd e os biomédicos Dácio Campo (pioneiro no Brasil) e Marcelo Vangoni. Evento encerrou com apresentação de banners científicos.