Unipar realiza colação de grau de cursos EAD e semipresenciais

Publicado em 19 de Março de 2026 às 15:02

Cerimônia reuniu 92 formandos de diversas áreas

A Universidade Paranaense (Unipar) realizou, na noite do dia 18, a colação de grau de novos profissionais dos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e semipresencial. Em Umuarama, a cerimônia ocorreu no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, no campus sede, reunindo 92 formandos de diferentes áreas do conhecimento.

Colaram grau acadêmicos dos cursos de administração, biomedicina, ciências contábeis, design de moda, educação física, engenharia civil, engenharia elétrica, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia, gastronomia, gestão comercial, gestão de marketing digital, gestão de produção industrial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, história, letras, logística, marketing, matemática, nutrição, pedagogia, psicopedagogia, processos gerenciais e sistemas para internet.

O diretor do Ensino a Distância e Semipresencial, João Codato, enfatizou o papel das modalidades na democratização do ensino superior. “O EAD e o semipresencial ampliam o acesso à educação, permitindo que muitas pessoas realizem o sonho da graduação e se preparem para o mercado de trabalho”, ressaltou. Ele também destacou que, além de Umuarama, a colação envolve formandos de outras unidades e mais de 20 polos parceiros nos estados do Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

A solenidade foi marcada por momentos celebração entre formandos, familiares e professores. Para o formando do curso de licenciatura em História, Namur Zandoná, a experiência com o ensino a distância foi determinante em sua trajetória. “Foi uma oportunidade que se adequou à minha realidade, permitindo conciliar trabalho e estudos, com um ensino de qualidade e muito apoio dos professores e tutores”, destacou. Ele também destacou a qualidade do ensino e o suporte recebido ao longo do curso, ressaltando a importância do modelo EAD como uma alternativa inclusiva e adaptada à realidade de quem precisa conciliar estudos e trabalho.

A formanda do curso de Gestão de Marketing Digital, Marianna Costa Oliveira, também ressaltou a confiança na instituição e o suporte recebido ao longo da graduação. “Tive uma trajetória muito tranquila, com apoio dos tutores e da coordenação, e hoje concluo o curso preparada para o mercado de trabalho, com muito orgulho dessa conquista”, afirmou.

A diretora geral dos campi em Umuarama, Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato, destacou o significado da cerimônia para os formandos e suas famílias. “Estamos entregando ao município, à região e ao Brasil novos profissionais. É um momento de muita alegria, com famílias acompanhando e celebrando essa importante conquista”, disse.

Última atualização em 20 de Março de 2026 às 08:37