Unipar realiza colação de grau de 133 novos médicos em cerimônia no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia

Publicado em 28 de Novembro de 2025 às 14:12

Terceira turma de Medicina conclui ciclo iniciado em 2020 e celebra formação marcada por desafios e superações

A Universidade Paranaense (Unipar), campus sede em Umuarama, realizou, na tarde e noite de ontem (27), a cerimônia de colação de grau da terceira turma do curso de Medicina, formada por 133 novos médicos. Os estudantes ingressaram em 2020 e concluíram a graduação em evento marcado por homenagens, celebração e pela retomada oficial das atividades do Teatro Neiva Pavan Machado Garcia após ampla reforma.

Criado em 2018, o curso de Medicina da Unipar se consolidou com uma proposta de formação generalista, humanista e crítica, voltada ao atendimento integral da população. Durante a cerimônia, os formandos relembraram os desafios enfrentados ao longo de seis anos, especialmente o período de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, que exigiu adaptação rápida, disciplina e cooperação entre docentes e alunos.

Durante a cerimônia, os formandos prestaram homenagens a professores, preceptores, familiares e amigos, que foram importante rede de apoio que sustentou a trajetória acadêmica.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, destacou o significado da solenidade para a instituição e para a comunidade acadêmica. “É com muita alegria estarmos hoje novamente nesta festa maior da instituição, especialmente a colação de grau da terceira turma de Medicina, em um teatro que retorna às suas atividades após a reforma e que leva o nome de minha mãe. Essa é uma solenidade à altura da alegria de nossos familiares. Parabéns, Medicina, parabéns, Unipar”.

A coordenadora do curso, Maria Elena Martins, ressaltou o sentimento de realização ao acompanhar o desenvolvimento da turma. “É uma honra muito grande ver esses alunos chegando tão jovens e saindo médicos formados, conscientes da responsabilidade que assumem com a sociedade. É uma grande alegria participar deste momento e testemunhar a evolução de cada um”, afirmou.

Os novos profissionais também expressaram suas emoções diante da conclusão da graduação. Para Amanda Competti, o momento representa mais que o encerramento de um ciclo acadêmico. "Estou muito feliz de ter chegado até aqui, de ter passado por tudo isso, foi uma trajetória muito linda”. A formanda Débora Kucmanski descreveu a colação como um marco de superação pessoal. “o sentimento de se formar é de muita alegria, é de muita realização por ter chego até aqui, esse é um momento de muita comemoração, de muita festa”.

Em um momento de grande simbolismo, Valentina Garcia, filha do reitor, recebeu o diploma das mãos do próprio pai. Para ela, a vivência foi única. “A sensação de estar se formando aqui nesse teatro, de ser a primeira colação após as reformas é única. Carregar o nome da minha avó neste espaço e receber o grau do meu pai torna tudo ainda mais emocionante. É um dos melhores dias da minha vida e fico feliz em estar compartilhando ele com toda a minha família e com meus avós lá de cima que tenho certeza que estão olhando por mim”.

O formando Vitor Gracia, filho de Cássio Eugênio Garcia, membro do Conselho de Administração da Unipar, também celebrou o significado pessoal da conquista. “É muito gratificante concluir esses seis anos de curso aqui na Unipar. Sinto muita gratidão, sinto muita felicidade e alegria de estar me formando na Universidade que meu avô fundou e formar no mesmo curso que meu pai fez e poder seguir a mesma carreira, fazer o bem para a população e ajudar o máximo possível”.

A professora do curso de Medicina, Marcela Frederico, afirmou sentir grande orgulho por participar da formação de mais uma turma. “Me sinto orgulhosa em estar formando mais uma turma de medicina. Deixo a vocês meus alunos queridos o meu carinho, sinto um orgulho muito grande dessa turma. Que sejam excelentes profissionais, que tenham muito sucesso, que continuem se dedicando e tendo amor à profissão”, comenta.

O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, também esteve presente e reforçou a relevância da nova turma para o município e região. “É com muita satisfação estar nessa formatura de medicina que está colocando no mercado novos profissionais na área médica fazendo com que tenhamos mais profissionais para atender a população que necessita e merece ter um atendimento na área da saúde”.

Sobre o curso de Medicina da Unipar

Criada em 2018, a graduação de Medicina da Unipar se destaca pela abordagem interdisciplinar e multiprofissional, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o primeiro ano, os estudantes vivenciam atividades práticas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros serviços da rede assistencial. A prática clínica se intensifica no terceiro ano, com estágios em hospitais e em áreas como urgência, emergência e atendimento pré-hospitalar no SAMU.

A formação utiliza o método de Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), que estimula autonomia e raciocínio clínico. Somam-se a isso uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios especializados, Centro de Simulação em Saúde e parcerias com unidades hospitalares conveniadas, garantindo uma formação sólida e alinhada às necessidades contemporâneas do mercado de trabalho.