Unipar promove palestra alusiva à campanha Outubro Rosa

Publicado em 24 de Outubro de 2022 às 08:33

Saúde da Mulher: prevenção ao câncer de mama e de colo de útero foi o tema do encontro virtual, comandado pela ginecologista, Dra. Marcela C. Frederico

Na última semana, a Universidade Paranaense – Unipar, por meio da Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas (DEGRT) e do Pró-Magíster, promoveu uma palestra alusiva à campanha Outubro Rosa. O momento foi conduzido pela médica ginecologista e também docente do curso de Medicina, professora Dra. Marcela C. Frederico, que abordou o tema ‘Saúde da Mulher: prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero’. Todas as unidades universitárias puderam acompanhar a palestra, transmitida ao vivo, pelo canal da Unipar no Youtube.

Segundo explicou Marcela, a campanha tem esse viés preventivo mesmo, de incentivar a mulher a se cuidar, com exames periódicos e observando sinais que o próprio corpo pode mostrar. “Não é só o câncer de mama que mata mulheres no Brasil (1º lugar em incidência e mortes), o de colo de útero também é preocupante, pois está em terceiro lugar nos mais frequentes entre as mulheres e o quarto em número de óbitos”.

A prevenção para um diagnóstico precoce foi o foco da palestra, uma vez que pode exigir um tratamento menos invasivo e diminuir o índice de mortalidade. Outro assunto mencionado na palestra foi a grande incidência do HPV (doença sexualmente transmissível e vírus oncogênico relacionado ao câncer de colo de útero). “A mulher precisa se cuidar e buscar atendimento neste sentido, pelo menos uma vez ao ano, tanto para realização do preventivo (exame papanicolau), como para o exame das mamas e/ou encaminhamentos de ultrassonografia e mamografia. Procure a unidade de saúde mais próxima e não deixe para depois, este é o meu alerta”, frisou a médica.

Última atualização em 25 de Novembro de 2022 às 09:48