UNIPAR promove I Semana de Capacitação Docente Continuada de 2024

Publicado em 22 de Fevereiro de 2024 às 14:19

Palestras e debates destacam a importância da inovação e ética na atividade docente para a formação de professores preparados para os desafios atuais e futuros

A Universidade Paranaense (UNIPAR) iniciou, no dia 05 de fevereiro, sua I Semana de Capacitação Docente Continuada de 2024, por meio do Programa Institucional de Valorização Docente (PRÓ-MAGÍSTER), sob a coordenação da professora Dra. Tatiane Henrique Sousa Machado. O evento reforçou o compromisso da instituição com a inovação e a aprendizagem significativa, buscando aprimorar a qualidade do ensino oferecido.

A programação do evento contemplou diversas atividades, incluindo palestras e debates com especialistas renomados. Um dos pontos altos foi a palestra inicial proferida pela Dra. Maria Aparecida Krissi Knuppel da UNICENTRO, abordando o tema "Educação Digital e Pedagogias Plurais no Ensino Superior". Durante a apresentação, foram discutidos os desafios e oportunidades da integração da tecnologia na educação, bem como a importância da diversificação das abordagens pedagógicas para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos.

O encerramento da semana de capacitação foi marcado por duas lives realizadas no dia 08 de fevereiro. A primeira, intitulada "Caminhos para a Ressignificação da Docência" e ministrada por Karina Nones Tomelin, promoveu uma reflexão sobre o papel do educador frente aos desafios contemporâneos, reforçando a visão da UNIPAR sobre a educação como agente transformador da sociedade.

Logo após, foi a vez da live "Conduta Ética e Integridade na Atividade Profissional Docente", apresentada pelos colaboradores Roberto Stricher e George Lucas Vignoto da Silva. Nesse momento, foram abordadas questões cruciais relacionadas à ética e ao comportamento profissional dos docentes, ressaltando a importância do zelo nas relações interpessoais e a necessidade de aderência às políticas institucionais.

A Semana de Capacitação Docente Continuada destacou a importância da formação contínua e da adaptação às demandas do cenário educacional atual. Ao promover o debate sobre temas relevantes como educação digital, diversidade pedagógica e conduta ética, a UNIPAR reafirmou seu compromisso com a excelência educacional e a formação de professores íntegros e inovadores, preparados para enfrentar os desafios do futuro.