Unipar promove curso de ultrassonografia e palpação retal para avaliação reprodutiva em fêmeas bovinas

Publicado em 10 de Agosto de 2023 às 15:38

Formação complementar foi conduzida pelo professor Dr. Denis Vinicius Bonato

Neste mês de julho, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, promoveu curso sobre Ultrassonografia e Palpação Retal para Avaliação Reprodutiva em Fêmeas Bovinas, ministrado pelo professor Dr. Denis Vinicius Bonato, docente da casa (Medicina Veterinária e programa de pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos).

Por se tratar de formação específica da Medicina Veterinária, o curso foi ofertado exclusivamente para alunos – oportunizando formação complementar dos alunos que tem interesse pela reprodução bovina – e para profissionais da área, contando com graduandos da Unipar e de outras instituições de ensino e até de outras regiões do estado.

A capacitação abordou os temas relacionados com a anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina, os princípios de funcionamento do aparelho de ultrassonografia, a interpretação de imagens ultrassonográficas para diagnóstico de gestações, de afecções reprodutivas e para identificação do sexo de conceptos bovinos.

A Fundação Cândido Garcia apoiou a iniciativa, e as aulas foram realizadas nas dependências da Clínica Escola Veterinária da Unipar e na Fazenda Experimental. A estrutura do setor de reprodução de bovinos da clínica oportunizou uma ampla carga horária de aulas práticas sobre a execução da técnica de palpação retal e do exame ultrassonográfico reprodutivo nas fêmeas bovinas. Antes, os alunos praticaram a técnica em modelos alternativos de aprendizagem e em peças de trato reprodutivo oriundas de abatedouro.

Segundo o professor Denis, a ultrassonografia foi utilizada em suas pesquisas realizadas durante o mestrado e o doutorado, além de trabalhar vários anos atendendo bovinos em serviços reprodutivos de larga escala, o que possibilitou formar um banco de imagens ultrassonográficas de diversos casos que foram apresentados e discutidos com os alunos do curso.

“No último dia deste curso, os alunos participaram da execução do exame reprodutivo de um lote de vacas da Fazenda Experimental, onde foi possível perceber que os objetivos do curso foram alcançados, pois todos os alunos conseguiram executar exames e interpretar imagens de forma precisa”.