Unipar promove capacitação alusiva à campanha Maio Amarelo

Publicado em 23 de Maio de 2023 às 11:03

Direção defensiva foi o tema abordado pela diretora do Detran de Umuarama, Claudia Canalli

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), da Universidade Paranaense - Unipar, aderiu à campanha ‘Maio Amarelo: No trânsito, escolha a vida’, promovendo uma capacitação para todos os seus colaboradores, acerca do tema ‘Direção Defensiva: Cuidados com o Deslocamento ao Trabalho’. A capacitação foi conduzida pela diretora do Detran de Umuarama, Claudia Canalli, e aconteceu de forma remota (via Youtube), para que todas as unidades pudessem acompanhar.

A campanha foi criada em 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito. A cor amarela foi escolhida por simbolizar advertência, alerta.

Na oportunidade, Claudia trouxe estatísticas referentes às mortes e acidentes no trânsito, além dos gastos do sistema de saúde para com essas ocorrências e fatores predominantes para ocasionar esses acidentes como, por exemplo, impunidade, falta de fiscalização, questões culturais e sociais, baixa valorização da vida, uso do veículo como demonstração de poder e a falta de limites e regras com as leis de trânsito.

“O reflexo disso gera motoristas que dirigem com excesso de velocidade, com efeito de álcool e drogas, com o celular, que não respeitam a sinalização e os pedestres”, destacou, acrescentando as formas de mudar essa realidade com a direção defensiva e tudo o que ela envolve, especialmente ligada ao trajeto percorrido para o trabalho, que faz parte da rotina de todos nós, como motoristas ou pedestres.

“Todas as mudanças relacionadas ao trânsito estão ligadas à conscientização das pessoas em seus comportamentos. Se todos colaboram e respeitam as leis, temos um trânsito organizado e sem ocorrências. Precisamos escolher sempre pela vida”.

DADOS ALARMANTES

Em média, 1 milhão de vidas são perdidas, anualmente, nas estradas. Esta já é a maior causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos no mundo.

Segundo o IPEA, o custo econômico dos acidentes de trânsito (resgates, cirurgias, equipes multiprofissionais de saúde e reabilitação) no Brasil é de cerca de R$ 50 bilhões, um problema de saúde pública que afeta todo o país.

A live está disponível no link: LIVE - Maio Amarelo - CIPAhttps://www.youtube.com/watch?v=_5B7RBs9Afo

Última atualização em 23 de Maio de 2023 às 11:04