Unipar promove capacitação abordando assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho

Publicado em 23 de Março de 2023 às 12:48

Iniciativa é fruto de uma parceria entre CIPA, GRC, DEGRT e Reitoria; palestra foi ministrada por Roberto Stricher, Head de GRC na universidade

Nos dias 20, 22 e 23 de março, a Universidade Paranaense – Unipar disponibilizou a todos os seus gestores, professores e colaboradores, uma capacitação acerca do tema ‘Assédio Sexual e Outras Formas de Violência no Ambiente de Trabalho’. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), Governança Riscos e Compliance (GRC), Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas (DEGRT) e Reitoria, em cumprimento à Lei 14.457/2022. Está lei solicita a inclusão/fomento de ações destinadas a prevenção e ao combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho, especialmente, contra a mulher.

A palestra foi ministrada via Meet, por Roberto Stricher, Head de GRC na Unipar. Os principais pontos destacados dentro do tema foram: vigência da Lei 14.457/2022 (artigo 23), que inclusive alterou o nome da CIPA incluindo agora a palavra "assédio"; atualização da Política de Conduta Ética e Integridade da Unipar (agora está previsto o repúdio a tais ações e os canais para denúncias internas - ouvidoria); definições de assédio e violência; exemplos de como esses atos são configurados/identificados no dia a dia; quais são as consequências para vítimas de assédio/violência (ex. depressão, angústia, estresse); explicação sobre como delatar/denunciar tais práticas dentro da Unipar (via ouvidorias, direto com gestor imediato ou superior, através dos membros CIPA, ou diretamente ao DEGRT, além de algumas outras reflexões.

Houve uma excelente interação e aceitação da temática por parte dos participantes, principalmente quanto ao seu papel nas ações de prevenção.

“Trata-se de uma temática de grande importância para a mudança cultural do ambiente de trabalho, principalmente, para a proteção da saúde física, mental, social e muitas vezes espiritual dos colaboradores. Nesse sentido, entendemos que o trabalho de prevenção/conscientização interna trará bons frutos para a Unipar. Ainda, importante mencionar, que tais ações buscam estar em conformidade com o que se pede a lei, evitando dissídios futuramente. Novas ações serão realizadas no decorrer deste ano, buscando sempre uma evolução da temática junto aos colaboradores”, explicou o Encarregado de proteção de dados da Unipar, George Lucas Vignoto Silva.