Unipar presta atendimento a macaco-prego ferido

Publicado em 23 de Maio de 2023 às 13:19

Animal foi resgatado por moradores de Cianorte e encaminhado pelo IAT à Clínica Escola Veterinária da universidade, em Umuarama

Na quinta-feira (18), a Clínica Escola Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama prestou atendimento a um macaco-prego ferido, que resgatado por moradores da cidade de Cianorte. O encaminhamento foi feito pelo Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) do município.

O socorro médico veterinário foi conduzido pelos professores Dr. Salviano Tramontin Belettini e Dr. Giani Lourenço Augusto, que após a realização do exame de raio-x constatou uma fratura no fêmur. O macaco precisou passar por um procedimento cirúrgico, cuidado que permitirá sua recuperação completa.

O macaco segue internado para reabilitação. Após essa fase, com respaldo técnico, ele pode ser devolvido ao seu habitat natural.

O chefe regional do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques, diz que o episódio evidencia a importância de a população informar o Instituto sobre casos de animais silvestres feridos ou em situação de risco, para que possam receber os cuidados necessários. Ele também destaca a parceria para os cuidados dos animais.

“Essa parceria e colaboração entre a equipe do IAT e a Unipar possibilita cuidados específicos, garantindo uma plena recuperação”.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Macaco-prego-ferido-e-resgatado-pelo-IAT-de-Cianorte-e-se-recupera-apos-cirurgia

Fotos: IAT-PR