O plano, construído de forma colaborativa, aborda diversas áreas da sociedade
A Universidade Paranaense (Unipar) esteve presente ontem (26) no lançamento do Plano Umuarama 2050, que ocorreu no Centro Cultural Vera Schubert. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Umuarama, a Fundação Dom Cabral e diversas entidades da sociedade civil, traçou um mapa estratégico para o desenvolvimento da cidade nas próximas décadas.
O plano foi construído de forma colaborativa e aborda áreas como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade. A Unipar, por exemplo, desempenhou um papel fundamental ao ceder espaços e recursos para os encontros e debates da construção do projeto.
Para o diretor de inovação da Unipar, Gillianno José Mazzetto de Castro, destaca o conceito de que “coisa pública” faz com que a vida das pessoas em comum seja possível. “Essa é a ideia da comunidade. Às vezes, nos esquecemos de que, se nós não construirmos uma comunidade e uma cidade, nada mais é do que isso, nós não vamos construir um futuro. Ao construirmos nossos planos agora, nosso futuro, nossas crianças vão herdar esse fruto”, comenta.
A diretora da Unipar, unidade de Umuarama, Evellyn Wietzikoski, enfatiza a importância da participação da universidade no processo. "A Unipar, com sua massa crítica e infraestrutura, proporcionou um ambiente propício para a discussão e o planejamento do futuro de Umuarama", ressalta.
Última atualização em 27 de Setembro de 2024 às 17:49