Unipar participa do Congresso Brasileiro de História da Psicologia

Publicado em 24 de Novembro de 2023 às 08:44

Estudantes foram acompanhados pela professora Gabriela Bett; evento resgatou momentos históricos da profissão

A Psicologia comemora 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil e, para marcar a data, um superevento foi realizado em Curitiba – o VII Congresso Brasileiro de História da Psicologia. A organização foi da SBHP (Sociedade Brasileira de História da Psicologia) em parceria com professores do Departamento de Psicologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Representaram a Universidade, estudantes do curso, acompanhadas pela professora Gabriela de Conto Bett. As alunas do 4º ano,

Mayara Zuchelli e Heloísa Capeleto, apresentaram o trabalho fruto do estágio e Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado ‘Negligência familiar: problematizações a partir da psicologia histórico-cultural’, orientado pela docente.

O tema do evento foi ‘Histórias da Psicologia no Brasil: Da profissionalização à diversidade de saberes, práticas e lutas’, e teve como foco propiciar debates sobre como interpretar as complexas relações que se observam entre as práticas e saberes com a sociedade, em busca de uma Psicologia genuinamente brasileira, que considere o território em que é produzida e no qual atua.

O público-alvo foi formado por psicólogos e historiadores, que tiveram a oportunidade para estreitar os laços de colaboração entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas de estudos.

Participaram grandes nomes brasileiros, dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além de países como Espanha, Chile, Peru, Argentina, Colômbia, México e Portugal.

O evento também resgatou outros momentos históricos da Psicologia, celebrando o aniversário de 50 anos de realização da primeira reunião plenária do CFP (Conselho Federal de Psicologia) e os 10 anos de existência da SBHP.