Unipar participa do 1º Encontro das Empresas de TI e Instituições de Ensino Superior

Publicado em 23 de Setembro de 2022 às 09:29

Iniciativa do Núcleo de TI de Umuarama e da Aciu, reuniu profissionais da área, acadêmicos e egressos

Neste dia 22 de setembro, a Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama participou do 1º Encontro das Empresas de TI e Instituições de Ensino Superior. O evento intitulado ‘Código + Chopp’ reuniu profissionais da área, acadêmicos das IES locais (Unipar, IFPR e Unialfa) e também egressos dos cursos.

Três palestras nortearam o encontro: ‘Como melhor formatar as habilidades e portfólios de um profissional de TI’, com Dean (Ecode); ‘Conceitos de Arquitetura de Bancos de Dados Oracle’, com Aroldo (Afawork) e ‘Desbravando a linguagem React, com Leandro (Winsite); além de um momento de interação, com histórias de um profissional de TI.

Os cursos de TI da Unipar (modalidades presencial, semipresencial e EAD) foram parceiros do evento. Como o evento aconteceu em um choperia, no decorrer das palestras os participantes puderam degustar hambúrguer e chopp artesanal, produzido pela Cervejaria 7 Palmos, que cedeu o local.

"O evento foi um sucesso, muito produtivo, os participantes gostaram muito do ambiente e da proposta informal e descontraída. As palestras foram excelentes, oportunizando aos participantes turbinar sua rede de contatos (network) para futuras parcerias e indicações", ressaltou o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Elyssandro Piffer.

Para o coordenador dos cursos de TI da Unipar EAD, professor Cleber Rellis, o evento foi o primeiro passo dado entre as empresas que fazem parte do Núcleo de Tecnologia da Informação de Umuarama juntamente com as instituições de ensino superior na retomada das atividades após o período mais turbulento da pandemia. “O principal intuito é fazer uma provocação junto aos acadêmicos, professores, empresários e também a sociedade, que discussões livres sobre tecnologia são necessárias para fomentar novas oportunidades de negócios e fortalecer o ecossistema. A capacidade e a potencialidade que a região possui é notória, mas se não olharmos ao nosso redor e trabalharmos com o talento e habilidades uns dos outros o caminho fica mais longo e difícil, por isso a importância de darmos continuidade nestes diálogos, mostrando nossa preocupação com o desenvolvimento tecnológico, social e econômico da região arenito”.

“Muito boa essa troca de experiências, um momento no qual pudemos partilhar sobre o mercado da área de tecnologia,

que não para de crescer e está sofrendo com a falta de profissionais para suprir suas demandas”, elogiou o egresso de Sistemas de Informação da Unipar, Fernando Garatini.

A aluna Ana Maria Dias (4.ª série de SI) concluiu: “O evento foi super descontraído, em um ambiente diferente do que estamos acostumados a participar. Os temas das palestras foram bem esclarecedores para nós que estamos finalizando a graduação e em busca de uma oportunidade de trabalho. Saber o que o mercado espera de nós e como podemos evoluir cada vez mais, foi algo bem abordado pelos gestores das empresas presentes no evento”.

Última atualização em 26 de Setembro de 2022 às 13:26