Unipar participa de ações do Setembro Amarelo

Publicado em 26 de Setembro de 2023 às 14:02

Campanha visa conscientizar acerca do fenômeno do suicídio; ações envolveram o curso de Psicologia e também colaboradores

Falar de saúde mental, de vida, de conscientização e de prevenção é o foco da campanha do Setembro Amarelo, que, todos os anos, mobiliza toda a sociedade. A Universidade Paranaense – Unipar ampliou as discussões dentro e fora das salas de aula.

Em Toledo, o curso de Psicologia foi convidado para participar de projeto idealizado pela prefeitura. Denominado ‘Todos pela Vida - Cuidadores de Vidas’, a proposta incentiva a população a se conectar ao outro, compreender e cuidar.

Os acadêmicos atuaram na divulgação de material informativo nas mídias sociais e também fisicamente, em palestras nas escolas. A capacitação foi ministrada pelo coordenador do CAPS I, psicólogo Alisson Dias, com o objetivo de sensibilizar e promover conhecimento acerca do fenômeno do suicídio.

“É de suma importância a participação dos acadêmicos em projetos que visam esclarecer e desmistificar questões sobre a saúde mental, pois formar profissionais com uma visão ampla e capacitados para atuar no social, no campo das políticas públicas, é um dos objetivos de nosso curso”, destaca a coordenadora, professora Marilena Olga Koch.

Em outro momento da campanha, colaboradores da Unidade também assistiram a uma palestra realizada no Campus I. O tema ‘Cuidando de si mesmo: Estratégias de autocuidado para o bem-estar mental’ foi abordado pela psicóloga Adriana Nascimento, da Psicofenix Espaço Terapêutico.

A última noite de atividades envolveu todos os cursos, com a palestra psicoeducativa ‘Setembro Amarelo, Todos pela Vida: escute, acolha, empatize’. Toda essa mobilização foi em parceria com a Secretária de Saúde Mental do Município e participação acadêmica por meio do projeto Calendário de Saúde Mental, referente ao PACEx - Programa Institucional de Curricularização da Extensão.

“É necessário reforçar que essa campanha não se finda com o encerramento do mês, pois o intuito é alertar e incentivar a população a romper o silêncio, medo e vergonha, instituindo uma cultura de prevenção e cuidado para com a nossa saúde mental, incentivando o tratamento dos mais diversos transtornos, em especial, a depressão”, afirma a coordenadora.

Última atualização em 5 de Outubro de 2023 às 15:44