Unipar Paranavaí recebe o programa Justiça no Bairro em ação conjunta com o TJPR e parceiros

Publicado em 4 de Julho de 2025 às 17:32

Os atendimentos ao público tiveram início na última quinta-feira (3) e seguem até amanhã (5) das 10h às 17h

O campus da Universidade Paranaense (Unipar) em Paranavaí está sediando, até este sábado (5), o programa Justiça no Bairro, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com o projeto Paraná em Ação do Governo Estadual, a Prefeitura Municipal de Paranavaí e o SESC Paraná. Os atendimentos ao público tiveram início na última quinta-feira (3) e seguem até amanhã (5) das 10h às 17h.

A ação oferece orientação e atendimento jurídico gratuito à comunidade, por meio da atuação dos acadêmicos do curso de Direito da Unipar, vinculados ao Serviço de Atendimento Judiciário Gratuito (SAJUG). Entre os serviços prestados estão casos de divórcio consensual, guarda de filhos, pensão alimentícia, união estável (reconhecimento ou dissolução), reconhecimento de paternidade ou maternidade, retificação de registro civil, exame de DNA e emissão de segunda via de certidões.

Na noite de quinta-feira (3), o campus também foi palco de uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Paranavaí, que homenageou a Desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa Justiça no Bairro, com o Título de Cidadã Honorária de Paranavaí. A honraria reconhece sua trajetória marcada pelo compromisso com a justiça e pelo impacto social do programa.

Durante a cerimônia, a desembargadora destacou o vínculo que construiu com a instituição. “Estou chegando em casa, porque aprendi que a Unipar é minha casa. É aqui que me sinto muito bem, é com os alunos e professores que fazem essa diferença. Aqui fazemos trabalho em prol do povo, das pessoas em vulnerabilidade, da família que precisa de afeto e dignidade”.

A origem da parceria entre o programa e a Unipar remonta à iniciativa da própria desembargadora, que procurou a direção do campus de Paranavaí com o intuito de envolver professores e estudantes na promoção do acesso à justiça.

Para a diretora do campus, Claudete Werner, a homenagem reforça o papel formador da universidade e sua responsabilidade social. “Essa homenagem representa o reconhecimento público da trajetória marcada pela ética, pelo compromisso com a justiça e pela sensibilidade em favor da dignidade humana. Essa é uma história que inspira nossos acadêmicos, profissionais e toda a comunidade local sobre o papel essencial do judiciário na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Manifesto meu reconhecimento e gratidão à desembargadora por confiar à Unipar essa missão de tamanha relevância social”.