Entre os cursos oferecidos estão medicina veterinária, farmácia, educação física, direito, administração, pedagogia, psicologia, odontologia, nutrição, entre outros
A Universidade Paranaense (Unipar) está com mais de 1.500 vagas abertas para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) neste segundo semestre de 2025. O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), permite que estudantes financiem parte ou a totalidade das mensalidades em instituições de ensino superior privadas. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (18), exclusivamente pelo site oficial do MEC https://acessounico.mec.gov.br, utilizando o login da conta gov.br.
A Unipar disponibiliza vagas por meio do FIES para os campi de Umuarama (419), Cascavel (249), Cianorte (189), Francisco Beltrão (182), Guaíra (142), Paranavaí (154) e Toledo (215). Entre os cursos oferecidos estão medicina veterinária, farmácia, educação física, direito, administração, pedagogia, psicologia, odontologia, nutrição, entre outros.
Para concorrer, é necessário ter realizado o Enem a partir de 2010, com nota superior a zero na redação. A divulgação da chamada única de pré-seleção será no dia 29 de julho, e os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for convocado nesta etapa poderá acompanhar a lista de espera, que vai de 5 de agosto a 19 de setembro.
O FIES é voltado para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos, oferecendo um financiamento mínimo de 50%, que pode chegar a 100%. Desde 2024, o Fies Social — modalidade regulamentada pela Resolução nº 58/2024 — passou a oferecer condições ainda mais vantajosas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com possibilidade de financiamento total e juros zero. A seleção prioriza candidatos que não concluíram o ensino superior nem foram beneficiados anteriormente pelo FIES, embora egressos e pessoas que já quitaram financiamentos possam participar, conforme as regras do edital.
Mais informações sobre o processo seletivo e critérios de participação estão disponíveis no portal do MEC. É fundamental que os candidatos estejam atentos aos prazos e requisitos estabelecidos.