Unipar oferece pela segunda vez capacitação para avaliação reprodutiva em fêmeas bovinas

Publicado em 27 de Novembro de 2023 às 17:22

Curso de ultrassonografia e palpação retal será conduzido pelo professor Dr. Denis Vinicius Bonato

De 05 a 08 de fevereiro de 2024, a Universidade Paranaense – Unipar, numa parceria entre Fundação Cândido Garcia, Clínica Escola Veterinária da Unipar e Fazenda Experimental, oferecerá o curso de Ultrassonografia e Palpação Retal para Avaliação Reprodutiva em Fêmeas Bovinas.

É a segunda vez que a capacitação é ofertada, sob a condução do professor Dr. Denis Vinicius Bonato, docente do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Unipar.

O objetivo é oportunizar a formação complementar dos alunos que tem interesse pela reprodução bovina, e, por se tratar de formação específica do médico veterinário, as vagas são exclusivamente para alunos e profissionais da área.

No curso, serão abordados de forma teórica e prática os temas relacionados com a anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina, os princípios de funcionamento do aparelho de ultrassonografia, a interpretação de imagens ultrassonográficas para diagnóstico de gestações, de afecções reprodutivas e para identificação do sexo de conceptos bovinos. Nesta edição do curso, os alunos também poderão praticar o exame ultrassonográfico do trato reprodutivo usando o modo Doppler do aparelho de ultrassom.

Devido à estrutura que o setor de reprodução de bovinos da Clínica Escola Veterinária da Unipar possui, os alunos terão uma ampla carga horária de aulas práticas sobre a execução da técnica de palpação retal e do exame ultrassonográfico reprodutivo nas fêmeas bovinas, mas, antes os alunos praticarão a técnica em modelos alternativos de aprendizagem e em peças de trato reprodutivo (oriundas de abatedouro). No último dia do curso os alunos participarão da execução do exame reprodutivo de um lote de vacas da Fazenda Experimental.

O professor Denis utilizou a ultrassonografia em suas pesquisas realizadas durante o mestrado e o doutorado, além de trabalhar vários anos atendendo bovinos em serviços reprodutivos de larga escala e isso, possibilitou que ele conseguisse formar um banco de imagens ultrassonográficas de diversos casos que serão apresentados e discutidos com os alunos do curso.

As inscrições já estão abertas, e as vagas são limitadas (apenas 15).

Inscreva-se: https://www.fcandidogarcia.org.br/c%C3%B3pia-curso-de-ultrassonografia-e-pa