Unipar na Expo Umuarama 2022

Publicado em 14 de Março de 2022 às 14:56

Conhecimento, informação e prestação de serviços marca a presença da Instituição na feira

Todos os anos a Universidade Paranaense – Unipar integra a Expo Umuarama. E o objetivo é sempre o mesmo, levar à feira conhecimento e informação de qualidade aos visitantes.

O espaço da Fazendinha, por exemplo, abriga a maior participação da universidade na exposição. Neste ano, o trabalho é desenvolvido pelos cursos do Núcleo das Engenharias (Civil, Mecânica, Agronômica e Arquitetura e Urbanismo), além de Medicina Veterinária.

O curso de Engenharia Agronômica montou um ambiente de grande aprendizado, com apresentação de grandes culturas (milho e soja), destacando a importância do solo, da compostagem – que faz o reaproveitamento de alimentos, simulador de erosão, além de uma estufa, com o cultivo hidropônico (alface) e o cultivo semi-hidropônico ou suspenso (morango e tomate).

O curso de Engenharia Civil apresenta uma máquina de solo cimento, demonstrando todo o seu funcionamento para produção de tijolos ecológicos.

A Engenharia Mecânica marca presença trazendo um motor Ciclo Otto, muito utilizado nos processos agrícolas. Ele possui alto rendimento energético, uma vez que aproveita a energia da queima do combustível nos cilindros. Para isso, esse motor funciona em quatro tempos, que acontecem de modo sucessivo, que são: admissão, compressão, expansão e exaustão.

O curso de Arquitetura e Urbanismo proporciona uma experiência completa ao público visitante, com o Jardim Sensorial. Trata-se de um espaço que une os cinco sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato), como tema de todo o cenário projetado. Ao percorrer o caminho do jardim, é possível encontrar elementos que aguçam os nossos sentidos. É importante destacar, ainda, que para este projeto foram utilizadas plantas ornamentais e aromáticas, materiais sustentáveis e um banner de acesso com QRCode, que descreve tudo o que ali será encontrado.

Medicina Veterinária expôs diferentes crânios de animais, explicando a especificidade morfológica de cada um deles, além de animais empalhados. Os acadêmicos também ficam à disposição para informações sobre o curso na Unipar.

O trabalho foi multidisciplinar, e os professores que orientam todas essas ações são Renan Espessato, Estevão Melhorança, Silvia Hulse, Helida Magalhães, Glacy da Silva, Ana Daniela Lopes, Cesar Hoffmann, Wanda Bononi, Everlei Câmara, Alexandre Salvestro e Adriano Martins.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

A Unipar também é parceira na realização do evento alusivo ao Dia da Mulher Produtora Rural, que homenageia as mulheres do campo de Umuarama e região.

Neste ano, o evento foi realizado no sábado (12) e contou com a participação de 250 mulheres.

Na oportunidade, o curso de enfermagem ministrou palestra com o tema ‘Saúde da Mulher’. Acadêmicos do 5º ano levaram o conteúdo, sob a supervisão das responsáveis técnicas Neusa Viana Lopes e Luciana Pacheco. A fala dos alunos chamou a atenção para o câncer de mama, abordando sinais, sintomas, diagnóstico, fatores de risco e tratamento. Houve ainda uma dinâmica interativa com o público e a distribuição de material informativo sobre a violência contra a mulher.

E para fechar com chave de ouro o evento, o curso de Estética e Cosmética proporcionou às mulheres momentos de relaxamento, beleza e bem-estar, com massagem na cadeira quick e ‘skincare’, que são cuidados com a pele facial. Os procedimentos foram realizados pelos alunos, com a orientação das RTs Géssica Chagas e Daiane Graciano da Silva.

Última atualização em 14 de Março de 2022 às 15:25