Unipar marca presença no Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade

Publicado em 22 de Agosto de 2023 às 10:38

Instituição foi representada pelo professor José Luiz Borsatto Jr. e pela acadêmica do 3º ano de Ciências Contábeis, Giovana Toninato Fontes

De 26 a 28 de julho, a Universidade Paranaense – Unipar participou do 23° USP International Conference on Accounting e 20° Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, realizado em São Paulo - SP. A instituição foi representada pelo professor José Luiz Borsatto Jr. e pela acadêmica do 3º ano de Ciências Contábeis, Giovana Toninato Fontes, que também integra o Projeto de Iniciação Científica (PIC).

No congresso, a dupla apresentou artigo científico desenvolvido há três anos no PIC Unipar, no Laboratório de Contabilidade e Finanças Estratégicas. O trabalho intitulado ‘Era uma vez... A constituição do Capital Intelectual do Nubank por meio de valores e estratégias de customer centricity’ tem como contribuições primordiais demonstrar a presença marcante da tecnologia nos serviços financeiros aliada à centralidade no cliente, e como isso provoca a disrupção do setor. Além disso, analisa a figura do Nubank como pioneiro do movimento disruptivo e a constituição de Capital Intelectual – em suas três vertentes: humana, estrutural e relacional – a partir da estrutura que é retroalimentada pelo customer centricity.

Aliado a temática, o estudo utiliza a abordagem qualitativa de base interpretativista sob a ótica da análise das narrativas, metodologia essa insurgente no campo contábil. Em resumo, revela a aplicação de capital intangível na prática organizacional.

“Importante ressaltar que o sucesso deste trabalho também está ligado à orientação decisiva do professor José Luiz, prezando pela veracidade e qualidade científica do trabalho”, destacou Giovana.

E o esforço gerou frutos, já que o trabalho foi indicado aos três melhores artigos da área temática de Contabilidade Gerencial na categoria iniciação científica, e com potencial de publicação em periódico científico, em breve, a partir das contribuições colhidas no evento.

“Participar do Laboratório de Contabilidade e Finanças Estratégicas mudou a minha jornada acadêmica, oportunizando o desenvolvimento e aprofundamento de assuntos extracurriculares. E, participar deste grande congresso foi uma experiência incrível, onde pude conhecer os pensadores líderes na contabilidade no Brasil e no mundo, ter a pesquisa reconhecida, mas, principalmente, presenciar a importância e desenvolvimento da Ciência Contábil nacional e internacional”.

O professor acrescentou que o congresso é o mais importante evento da área de Controladoria e Contabilidade da América Latina. “A projeção conquistada com a nossa participação no evento com um artigo que recebeu menção honrosa, só reflete o poder que a dedicação e o esforço focado podem alcançar”.

José Luiz Borsatto Jr. é doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor dos cursos de Ciências Contábeis da Unipar e Coordenador de cursos do Núcleo de Gestão e Negócios da Unipar-EAD.