Unipar marca presença na 17ª edição do Selo Ambiental de Guarulhos

Publicado em 21 de Setembro de 2023 às 08:33

Com o tema ‘Enfrentamento às Mudanças Climáticas’, o evento busca ampliar a divulgação e a promoção do debate em torno do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas

A 17ª edição do Selo Ambiental de Guarulhos – SP foi um marco importante para a cidade, destacando o compromisso da comunidade acadêmica com questões ambientais cruciais. Neste evento, projetos de pesquisa realizados pela parceria entre a Universidade Guarulhos - UNG (São Paulo) e a Universidade Paranaense - Unipar foram laureados pela prefeitura local, demonstrando a relevância dessas colaborações na busca por soluções inovadoras para desafios neste contexto no município.

Segundo explicou a coordenadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Unipar, professora Daniela Dib, “essas iniciativas contribuem para a preservação do meio ambiente e enriquecem o conhecimento científico, promovendo a conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade. O Selo Ambiental representa o reconhecimento do esforço conjunto de instituições acadêmicas e governamentais na promoção de um futuro mais sustentável para Guarulhos e região”.

A parceria acadêmica entre a pós-graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos e a pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Unipar é um exemplo inspirador de colaboração interdisciplinar, que visa promover a pesquisa científica e a produção de conhecimento em áreas distintas, mas complementares.

Nesse contexto, o destaque é para a expertise dos professores Priscila Luiza Mello (UNG), Luiz Eduardo Nunes Ferreira (UNG), Daniela Dib Gonçalves (Unipar), Lidiane Nunes Barbosa (Unipar), contribuindo significativamente para a qualidade das pesquisas desenvolvidas.

Os alunos Luís Henrique Nunes de Souza (UNG) e Isabela Carvalho dos Santos (Unipar) representam a próxima geração de pesquisadores comprometidos com a inovação e o avanço do conhecimento.

“A dedicação e envolvimento deles nas pesquisas demonstram o potencial transformador dessa parceria acadêmica, cuja troca de experiências e conhecimentos entre as áreas de enfermagem e ciência animal com foco em produtos bioativos enriquece a compreensão das aplicações práticas e impactos dessas pesquisas em diferentes campos”, enfatizou Dib, acrescentando que a colaboração fortalece os laços entre as instituições, além de ampliar as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas inovadoras e a formação de profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

“É uma parceria que promove o crescimento acadêmico e a busca por soluções científicas que podem beneficiar a sociedade como um todo”, finalizou.