Unipar leva palestra sobre saúde mental para Colégio

Publicado em 18 de Abril de 2023 às 08:42

Palestra foi conduzida por acadêmicas do curso de Enfermagem, que reforçaram capacidades e autocuidado entre os adolescentes

Atrelada ao bem-estar emocional, psicológico e social, a saúde mental é hoje um dos temas mais falados em todo o país. Devido sua relevância mundial, o assunto foi abordado em palestra ministrada no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo. Dados foram apresentados pelo curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Nesse sentido, a palestra focou assuntos como saúde e qualidade de vida, com destaque para a prevenção das doenças crônicas, assim como a importância de medidas que contribuam para a prevenção de doenças mentais.

A coordenadora da Enfermagem, professora Sirlene Dela Torre, alerta para o aumento do número de casos de transtornos mentais no Brasil, principalmente no período pós pandemia, afetando a população adulta, assim como tem causado sofrimento também em adolescentes.

“A ideia foi promover a reflexão entre os jovens sobre seu estado mental, reforçar a importância do cuidado com a saúde física e mental e incentivar o desenvolvimento de ferramentas para lidar com seus problemas”, disse.