Unipar lança Relatório de Responsabilidade Social em painel com especialistas

Publicado em 18 de Setembro de 2025 às 19:53

Documento dá visibilidade às ações da Universidade em 2024, nas áreas de governança, ensino, pesquisa e extensão e meio ambiente

“Nada melhor do que educação para transformar a sociedade”. A afirmação do diretor executivo da Universidade Paranaense (Unipar), Artur Nappo, marcou a abertura do lançamento do Relatório de Responsabilidade Social da instituição, neste 18 de setembro, em transmissão ao vivo pela TV UP, diretamente de Umuarama, durante o Painel ESG: Transformação Sustentável pela Educação. A publicação está disponível em www.unipar.br/relatoriosocial.

O gestor da Unipar apresentou a relevância do documento, que traz, em suas páginas, números gerenciais e projetos realizados nas comunidades dos sete campi onde atua, além de práticas institucionais que reforçam o compromisso da Universidade com a transparência, ética e a responsabilidade. “O Relatório vai muito além dos números, traz histórias, ações que transformam vidas”, esclarece o diretor.

O evento de lançamento foi estruturado em quatro blocos – Meio Ambiente, Social, Governança e Educação. Cada um com um especialista que apresentava o cenário atual do tema e o papel da Unipar, a partir dos dados apresentados na publicação. Tudo mediado pela gerente de comunicação da Universidade, Chirliana Souza.

Na dimensão ambiental, o professor Volmir Pitt, da Unidade de Francisco Beltrão, discorreu sobre projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos no contato direto com as comunidades. Também, destacou a importância da gestão ambiental responsável das empresas, que exige mudança de cultura interna e programas de gerenciamento. “É fundamental que as atividades sejam contínuas, de forma que se pense e aja sustentavelmente”, lembra o educador.

Na área social, o diretor de educação da Unipar, professor Gillianno Mazzetto, abordou as temáticas de inovação e inclusão e o que não pode faltar para que a empresa faça a diferença na sociedade. “Capilaridade e pertinência, precisamos dialogar, trabalhar junto”, destaca. De acordo com Mazzetto, a Unipar cumpre esse papel em sua atuação, já que não transforma só os estudantes, mas contextos.

Rogério Dutra, governance officer da Universidade, ficou à frente do bloco sobre Governança, mostrou o quanto as iniciativas empreendidas na instituição estão em sintonia com o legado deixado pelos fundadores. “Profissionalizamos a gestão, temos a Assembleia de Sócios, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, que se orienta pelo direcionamento dos demais”, disse.

E, para fechar o Painel ESG, a gerente de extensão acadêmica, Ana Carolina Zaze falou sobre a educação e o papel dela na formação de profissionais protagonistas e na redução da desigualdade. Segundo ela, informação e acesso abrem portas para que as pessoas saibam que a iniquidade existe. “Sem a conscientização que vem pela educação, a gente não transforma”, concluiu.

Última atualização em 18 de Setembro de 2025 às 20:44