Entre as ações previstas estão a criação de núcleos temáticos de atuação docente em áreas estratégicas
A Universidade Paranaense (Unipar) lançou ontem (4) no Campus Sede em Umuarama, o projeto Uni2030, iniciativa que tem como propósito fortalecer as práticas pedagógicas e aprimorar a gestão acadêmica, que busca alinhar o ensino superior às diretrizes institucionais e aos principais indicadores de desempenho, como ICG, ENADE e NPS. O lançamento também teve transmissão on-line para diretores e coordenadores dos campi da instituição.
Desenvolvido pela responsável da Formação Docente, Cíntia Araújo, pelo diretor de Educação, Gillianno José Mazzetto de Castro, e pelo diretor de Pós-Graduação, Luiz Roberto Prandi, o projeto busca alinhar ensino, pesquisa e extensão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a professora Cíntia Araújo, o projeto foi elaborado para atender às perspectivas globais estabelecidas pela ONU, aproximando a universidade das demandas sociais e ambientais atuais. “É um projeto que vai acontecer em todas as unidades, em todos os cursos de graduação presenciais, EAD e Stricto Sensu. Teremos nossos melhores professores doutores relacionando os temas dos ODS às práticas acadêmicas e à realidade dos estudantes. Além disso, colaboradores e docentes também poderão participar, recebendo capacitação e formação continuada”, destacou.
Entre as ações previstas estão a criação de núcleos temáticos de atuação docente em áreas estratégicas, como pesquisa e inovação, extensão e comunidade, empreendedorismo e empregabilidade, concursos e carreiras públicas, além de educação e sustentabilidade. A proposta contempla ainda a incorporação do projeto aos projetos pedagógicos dos cursos, por meio de disciplinas de enriquecimento curricular.
O diretor de Educação, Gillianno José Mazzetto de Castro, reforçou o caráter inovador da proposta. “O Uni2030 representa uma inovação pedagógica que aproxima os estudantes de temas globais e permeia os currículos com conhecimento relevante. Cada professor doutor da Unipar será convidado a estabelecer um momento de diálogo sobre os ODS e a compartilhar esse conteúdo com toda a comunidade acadêmica”.
A programação inclui palestras com professores doutores, encontros remotos semanais e disponibilização de conteúdos em plataformas digitais como HOP e UNIUP, em formato síncrono e assíncrono.
Entre os resultados esperados, estão o fortalecimento da Unipar como agente transformador nas comunidades locais, a transversalização dos ODS nos cursos de graduação, a aproximação entre graduação e pós-graduação e a busca por uma certificação ODS. O projeto também prevê a abertura dos conteúdos para estudantes do ensino médio e para a comunidade em geral.
Para o diretor de Pós-Graduação, Luiz Roberto Prandi, o UNI2030 possui importância social para projetos da instituição. “Essa iniciativa leva à conscientização de toda a comunidade acadêmica sobre a relevância da participação em projetos de pesquisa, extensão e ações voluntárias. É um passo essencial para transformar o mundo em um lugar melhor, onde ninguém fique para trás”.
Última atualização em 5 de Setembro de 2025 às 17:25