Unipar integra Operação Safra Segura 2023

Publicado em 5 de Abril de 2023 às 09:22

Curso de Enfermagem foi parceiro da Polícia Rodoviária Federal na ação

Fechando o mês de março, a Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, por meio do curso de Enfermagem foi parceira na Operação Safra Segura 2023. Essa ação está sendo executada em todo o Paraná até o final de abril, para reduzir mortes e acidentes de trânsito, com ações preventivas. Elas têm o objetivo de melhorar as condições de trabalho e saúde dos caminhoneiros, a segurança nas rodovias, e levará orientações e fiscalizações aos condutores dos veículos de carga. A ideia é diminuir e prevenir acidentes durante o escoamento da safra de grãos em direção ao Porto de Paranaguá.

Supervisionadas pela enfermeira Paloma Thainá, as acadêmicas realizaram testes rápidos, vacinas de rotina e de campanha, aferição de pressão e glicemia, dando orientações sobre a importância do cuidado com a saúde na rotina de trabalho e na estrada.

“Foi um dia incrível, amei a experiência de acolher pessoas de vários locais, de costumes diferentes, mas que estavam ali atentos com a prevenção da saúde e nos dando a oportunidade de demonstrar nosso cuidado e humanização”, relatou a aluna Esthefany Sanches Vicentino.

“Ações em saúde são valiosas para os nossos acadêmicos, pois a promoção da saúde é o conjunto de políticas, planos e programas com ações individuais e coletivas para evitar que as pessoas se exponham a situações que podem causar doenças. Com isso, os alunos vão aprimorando seus conhecimentos para aplicarem no futuro profissional”, destacou a coordenadora do Núcleo da Saúde da Unipar, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.

FRUTO DE PARCERIAS

A Operação é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), reunindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as polícias Civil, Militar e Científica, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil, Departamento de Trânsito do Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o DER/PR.